domingo, 10 de janeiro de 2010

Ponte Salvador a Itaparica

A ilha de Itaparica está situada na Baia de Todos os Santos e é a maior das 56 ilhas existentes, com 246 km2, divididos entre dois municípios o de Vera Cruz com 211km2 e o de Itaparica com 35 km2, possui cerca de 40 km de praias e do seu outro lado é ligada ao continente pela Ponte do Funil.
A extensão da Baia de Todos os Santos é de 1.052 km2, sua maior profundidade está entre 42 a 45 metros, seu contorno litorâneo é de 300 km, sua visibilidade de mergulho varia de 10 a 20 metros, tem formações de corais, recifes, Lages e paredões.
A ilha de Itaparica em relação a Salvador tem o registro de menor distância entre elas considerando a Ponta de Itaparica e a Ponta da Penha, no bairro da Ribeira em Salvador, com extensão aproximada de 9 km.

Conforme publicação do Jornal A Tarde edição de 08 / 01/2010, o projeto para construção da Ponte Salvador a Itaparica, envolve uma série de obras de alta relevância no setor viário, pois trará o km 0 da BR-242 para a Baia de Todos os Santos.
Será duplicado o trecho na ilha de Itaparica, inclusive com a construção de uma nova Ponte (junto à do Funil) na Ba-001 que liga a ilha ao continente.

A Ponte Salvador a Itaparica é uma questão de tempo e se transformará na indústria de riquezas, manipuladora de conceitos no campo da administração, do turismo, da economia, da educação, da saúde, pois alavancará todos esses e outros segmentos de uma gestão administrativa, sendo, portanto do interesse maior daqueles que vivem hoje mais que se transportam mentalmente para o futuro e sentem o aumentar da geração de empregos, a proliferação de construção de habitações dentro dos parâmetros estabelecidos pelo governo através da Caixa e de outras organizações do setor bancário, a elevação da arrecadação de municípios e estado, o crescimento da economia como um todo.

Oposicionistas carentes de idéias limpem suas mentes e reajuste seus pensamentos para a mudança evolutiva de circular bem, com a mobilidade necessária e condizente com o Séc. XXI e futuros.

O anteprojeto exibido no Jornal A Tarde causou impactos diferenciados e questionamentos diversos e como não interessa tentar entender as cabeças pequenas, movidos por razões desconhecidas, vou me ater à grandeza do empreendimento, sabendo que esse Edital do próximo dia 12 (terça-feira) de Manifestação de Interesses é o primeiro degrau da escadaria de todo o processo que nos levará a sua construção.

Certo de que muitos serão os estudos para a consumação da obra (meio ambiente, arquitetura, engenharia, finanças, estudos de solos, cravação de estacas, tecnologias sobre o seu uso e tantos outros); certo também que não faltarão investidores e garantidores da obra, espero confiante que os interesses do estado sejam colocados em plano primeiro e que sejam destravados todos os obstáculos burocráticos e cientifico, para que possamos com agilidade ainda em 2010 termos todos os elementos para o inicio da grande obra.

A Ponte Salvador a Itaparica vai levar o progresso a uma parte territorial considerável do estado, principalmente Salvador, RMS, ilha de Itaparica, recôncavo, baixo sul e até o próprio sul do estado, bem como o centro oeste da Bahia,se estendendo até Brasília.

O governo de Wagner está absolutamente correto e seus secretários Walter Pinheiro, João Leão e outros sabem que essa é a primeira etapa e outras virão como também o outro mandato com a reeleição de Wagner para a consumação desses grandes empreendimentos.
Do lado de Salvador onde será o marco inicial da Ponte( inclusive com seu pedágio) ?

Nenhum comentário: