quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


Tráfego na Rótula do Abacaxi é alterado
A partir deste sábado (30), entra em operação o sistema Rótula Expandida, um conjunto de ações para disciplinar o tráfego na região da Rótula do Abacaxi, enquanto são executadas as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos.
O sistema alternativo foi criado pela equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), responsável pela execução do projeto, e tem como objetivo minimizar os impactos provocados pelas obras de construção das vias de superfície e dos cinco viadutos previstos para o local. Simultaneamente ocorrem as obras de finalização do viaduto que interliga o Cabula à Rótula, cujos pilares já estão afixados nos canteiros da BR-324.

As obras na Rótula do Abacaxi, um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade, representam 54% da Via Expressa. Por ali trafegam diariamente 40 mil veículos. “Criamos desvios e alternativas para que o trânsito possa fluir sem retenções. Procuramos, por meio de estudos específicos, minimizar os impactos das mudanças para a população”, afirma o diretor de Obras Estruturantes da CONDER e coordenador executivo da Via Expressa, Armindo Gonzalez. Ele recomenda aos motoristas que evitem circular pela região, principalmente em horários de pico.


Todo o tráfego da Rótula será desviado, ficando liberadas apenas as ligações diretas entre a Avenida ACM e o Retiro (nos dois sentidos). Os cruzamentos existentes no miolo da região serão fechados, sendo criados retornos fora da rótula que será expandida em 750 metros: 500 metros em direção ao Retiro, na Avenida Barros Reis, e 250 metros no sentido Avenida ACM. Essas serão as alternativas de circulação entre as avenidas Heitor Dias e Cabula. Para a realização desta etapa da via, serão necessários grandes espaços para montagem das armações dos elevados, assim como para operação de equipamentos de grande porte. O investimento estimado é de R$ 108 milhões, dos R$ 381 milhões disponibilizados para a Via Expressa

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Intervenções preparatórias
Na semana que antecede a implantação do sistema Rótula Expandida estão sendo realizadas intervenções preparatórias para o início das obras, como alargamento de ruas, mudanças de retornos, colocação de placas de sinalização e advertência. Estão sendo executados também desvios em vias e pontos de telefonia, remanejamento de linhas de transmissão de energia elétrica e modificações em pontos de sinaleiras, entre outros.


Um grande contingente de operários e dezenas de máquinas estarão se movimentando no local, o que vai exigir cuidados com a segurança de quem estará trabalhando e das pessoas que estiverem circulando pela região. No período de realização das obras será proibida a circulação de veículos de carga acima de 4,5 toneladas, nos dias úteis, entre 7h e 10h e 16h30min e 20h. Só veículos com material para a obra poderão circular no local.


Mudanças no tráfego
Para a construção da Nova Rótula do Abacaxi serão necessárias intervenções com desvios de tráfego na região.
· Só serão permitidas as ligações diretas entre os sentidos Retiro/ACM e ACM/Retiro;
· No sentido Ladeira do Cabula para as avenidas Heitor Dias, ACM ou Bonocô, o motorista deve seguir pela Avenida Barros Reis (Retiro) e realizar um novo retorno nas proximidades da FIORI;
· No sentido Avenida Heitor Dias para o Cabula e Barros Reis/Retiro, o motorista deve seguir para o retorno construído nas proximidades do Metrô;
· O motorista que estiver na Avenida Barros Reis e for se dirigir à Ladeira do Pau Miúdo terá que ir até o Retiro. O retorno existente na Avenida Barros Reis será invertido, ficando bloqueado também o cruzamento da Ladeira do Pau Miúdo para a Avenida Barros Reis, sentido Retiro.


Rotas alternativas
O motorista deve evitar trafegar pelo local, principalmente, em horários de pico. Algumas opções podem ser seguidas:
· Quem sai de Pirajá e outros bairros do entorno da BR-324 em direção ao Centro Histórico ou Iguatemi tem como alternativas as avenidas Luís Eduardo Magalhães, Suburbana, San Martin ou a própria BR-324;
· As opções para quem estiver na Orla ou Centro e precisa se dirigir ao Cabula e bairros do entorno são as vias do Pernambués e Narandiba;
· O motorista que sair do Cabula em direção ao Centro ou à Cidade Baixa pode voltar em direção à Avenida Paralela e dali utilizar as vias Bonocô e Vasco da Gama.


A população de Salvador será diretamente beneficiada com a Via Expressa Baía de Todos os Santos, projetada pela CONDER. A obra vai ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos, além de proporcionar mais segurança no trânsito e valorização urbana da região. A proposta é a construção de um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e a criação de novas opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via.


Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovias. Há 30 anos a capital baiana não é contemplada com uma obra dessa dimensão, uma intervenção que vai promover melhorias diretas para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas.

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