Tráfego na Rótula do Abacaxi é alterado
A partir deste sábado (30), entra em operação o sistema Rótula Expandida, um conjunto de ações para disciplinar o tráfego na região da Rótula do Abacaxi, enquanto são executadas as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos.
As obras na Rótula do Abacaxi, um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade, representam 54% da Via Expressa. Por ali trafegam diariamente 40 mil veículos. “Criamos desvios e alternativas para que o trânsito possa fluir sem retenções. Procuramos, por meio de estudos específicos, minimizar os impactos das mudanças para a população”, afirma o diretor de Obras Estruturantes da CONDER e coordenador executivo da Via Expressa, Armindo Gonzalez. Ele recomenda aos motoristas que evitem circular pela região, principalmente em horários de pico.
Todo o tráfego da Rótula será desviado, ficando liberadas apenas as ligações diretas entre a Avenida ACM e o Retiro (nos dois sentidos). Os cruzamentos existentes no miolo da região serão fechados, sendo criados retornos fora da rótula que será expandida em 750 metros: 500 metros em direção ao Retiro, na Avenida Barros Reis, e 250 metros no sentido Avenida ACM. Essas serão as alternativas de circulação entre as avenidas Heitor Dias e Cabula. Para a realização desta etapa da via, serão necessários grandes espaços para montagem das armações dos elevados, assim como para operação de equipamentos de grande porte. O investimento estimado é de R$ 108 milhões, dos R$ 381 milhões disponibilizados para a Via Expressa
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Intervenções preparatórias
Na semana que antecede a implantação do sistema Rótula Expandida estão sendo realizadas intervenções preparatórias para o início das obras, como alargamento de ruas, mudanças de retornos, colocação de placas de sinalização e advertência. Estão sendo executados também desvios em vias e pontos de telefonia, remanejamento de linhas de transmissão de energia elétrica e modificações em pontos de sinaleiras, entre outros.
Um grande contingente de operários e dezenas de máquinas estarão se movimentando no local, o que vai exigir cuidados com a segurança de quem estará trabalhando e das pessoas que estiverem circulando pela região. No período de realização das obras será proibida a circulação de veículos de carga acima de 4,5 toneladas, nos dias úteis, entre 7h e 10h e 16h30min e 20h. Só veículos com material para a obra poderão circular no local.
Mudanças no tráfego
Para a construção da Nova Rótula do Abacaxi serão necessárias intervenções com desvios de tráfego na região.
· Só serão permitidas as ligações diretas entre os sentidos Retiro/ACM e ACM/Retiro;
· No sentido Ladeira do Cabula para as avenidas Heitor Dias, ACM ou Bonocô, o motorista deve seguir pela Avenida Barros Reis (Retiro) e realizar um novo retorno nas proximidades da FIORI;
· No sentido Avenida Heitor Dias para o Cabula e Barros Reis/Retiro, o motorista deve seguir para o retorno construído nas proximidades do Metrô;
· O motorista que estiver na Avenida Barros Reis e for se dirigir à Ladeira do Pau Miúdo terá que ir até o Retiro. O retorno existente na Avenida Barros Reis será invertido, ficando bloqueado também o cruzamento da Ladeira do Pau Miúdo para a Avenida Barros Reis, sentido Retiro.
Rotas alternativas
O motorista deve evitar trafegar pelo local, principalmente, em horários de pico. Algumas opções podem ser seguidas:
· Quem sai de Pirajá e outros bairros do entorno da BR-324 em direção ao Centro Histórico ou Iguatemi tem como alternativas as avenidas Luís Eduardo Magalhães, Suburbana, San Martin ou a própria BR-324;
· As opções para quem estiver na Orla ou Centro e precisa se dirigir ao Cabula e bairros do entorno são as vias do Pernambués e Narandiba;
· O motorista que sair do Cabula em direção ao Centro ou à Cidade Baixa pode voltar em direção à Avenida Paralela e dali utilizar as vias Bonocô e Vasco da Gama.
A população de Salvador será diretamente beneficiada com a Via Expressa Baía de Todos os Santos, projetada pela CONDER. A obra vai ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos, além de proporcionar mais segurança no trânsito e valorização urbana da região. A proposta é a construção de um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e a criação de novas opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via.
Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovias. Há 30 anos a capital baiana não é contemplada com uma obra dessa dimensão, uma intervenção que vai promover melhorias diretas para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas.
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