terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Haiti

Parte 4ª
O planeta terra está dividido em diversas placas tectônicas que se mantem em constante movimento .

Os terremotos são causados pelo choque entre as placas e o Haiti está no limite entre as duas placas a Norte Americana e a do Caribe e o país por ser muito pobre com uma infraestrutura precária e inadequada para suportar tremores de terra em escala elevada e com construção de casa e prédios simples e mal construidos se torna fatal e devastador a ocorrência como a acontecida com o epicentro haitiano o primeiro e mais intenso tremor que liberou conforme os cientistas energia equivalente a 30(trinta) bombas atomicas lançadas em Hiroshima e a capítal pela sua situação geográfica estava mais vulnerável e foi a que mais sofreu as consequencia da imensa tragédia. Segundo os noticiários há registros de 32 abalos afetando Porto Principe.

É sabido que durante anos cientistas alertaram que era questão de tempo a ocorrência de um terremoto que atingisse o Haiti ou a República Dominicana.

É uma das áreas mais complexas e voláteis do mundo, pois as ilhas habitadas compartilham o precário espaço com duas placas tectônicas, uma série de falhas geológicas e vulcões.

Ainda não se tem a minima ideia se o terremoto ocorrido poderá desencadear outros, embora o Haiti ainda esteja sacudido com tremores de menor intensidade.

A ciencia sabe muito sobre terremotos mais não se pode dizer quando vai acontecer.

"A ruptura ocorreu apenas ao longo de uma porção muita pequena da falha que tem uma fissura de 375 milhas de comprimento e 90% da falha continua suscetivel a balançar"

E além disso esta é apenas uma das duas falhas principais das oscilantes placas tectônicas de uma trincheira que está na parte mais profunda do Oceano Atlântico e de outras falhas que tornam a área potencialmente explosiva.

O último em 1946 com magnitude de 8,1 grau produziu um tsunami que matou 1.800 pessoas.

É preciso implantar normas construtivas, planos de ações e alertas contra tsunamis e tremores que são verdadeiros e grandes desastres e isso evidentemente passará por um planejamento que terá que envolver todas as nações do mundo com prejetos de ação imediata, a curto, médio e longo prazo para se evitar que ocorrências do porte da atual venham a se repetir quando não se sabe.

Caberá aos paises de estrutura organizacional, de poder economico, ajudar na reconstrução do novo Haiti, que precisará além de obras de engenharia, de um planejamento para retirar o país do atraso em que se encontra em educação,saúde e nos outros niveis de desenvolvimento.

Afinal, por que acontecem os terremotos?

As placas tectônicas, grandes blocos de rocha que compôe a crosta terrestre, se movimentam constantemente e se afastam ou se chocam e em ambos os casos, liberam grande quantidade de energia e provoca tremores na superficie.

No caso do Haiti o ponto de impacto foi de apenas 10 quilometro da superficie e deu no que todos sabem. Quanto maior for a distância menor serão as consequencias.

Os choques das placas provoca três tipos de movimento da terra( Tipos de Movimento)

Placas Convergentes

Uma placa fica próxima da outra e normalmente o terreno sofre alterações ou dobras. A Cordilheira dos Andes é o resultado disso.

Placas Divergentes

Movimento que gera p afastamento entre as placas.

Foi o que aconteceu entre as placas Sul Americana e Africana na formação do oceano Atlântico.

PLACAS transformantes

Deslocamento lateral invertido entre as placas que normalmente causa grandes abalos.

Escala Richter( mede a intensidade dos tremores de terra)

O registro tem os seguintes riscos:

De 3,5 a 5,4 graus é percebido e pode não causar estragos;

De 3,5 a 6 graus causa rachaduras em edificios e danifica construções, podendo até derruba-las;

De 6,1 a 6,9 graus representa grande perigo para as zonas habitadas;

De 7 a 7,9 graus, grande potencial destruidor,como aconteceu no Haiti

Acima de 8 graus tem a capacidade de destruir grandes extensões urbanas.
Os maiores Abalos catalogados foram os seguintes:veja ano, local e intensidade>
1923- Kamchatka(8,5) - 1938 - Indonésia(8,5) - 1963 Ilhas Kuril (8,5) - 1950 Tibet(8,6) - 1957 - Alaska (8,6) - 2005 Indonésia (8,6) - 1965 Alaska(8,7) - 1906 Equador (8,8) - 1952 Kamchatka (9,0) - 2004 Sumatra(9,01) 1964 Alaska(9,2) - 1960 Chile (9,5)
Entretanto os dez maiores terremotos em números de vitimas apresenta o seguinte quadro:
Ano, local/país, número de vitimas e intensidade.
1976 - Tangshan (China) 250 mil - 7,6
1920 - Haiynan (China) 200 mil - 7,8
1923 - Kanto ( Japão) 143 mil- 7,9
1948 - Ashgabat (Turcomenistão) 110 mil -7,3
2008 - Sichauan (China) 87 mil - 7,9
2005 - Cashemira (Paquistão) - 86 mil - 7,6
1908 - Messina (Itália) - 72 mil (7,2)
1970 - Chimbote (Peru) - 70 mil (7,9)
1990 - Rudbar -Manfil - Irã - 50 mil (7,4)
1939 Erzincan (Turquia) 33 mil (7,8)
Salvo melhor juizo ainda não há o número exato das vitimas do terremoto do Haiti, com informações que variam entre 50 até 300 mil mortos, daí vou aguardar dados oficiais sobre o grande desastre.

A parte final sobre o HAITI, será postada nos próximos dias.


Nenhum comentário: