É evidente que o planejamento é a única forma com técnica, racionalidade, do desenvolvimento fluir sem embaraços e danos sociais e a natureza, daí acreditar que os 22 projetos para Salvador tornados público servirá para construir com segurança, após trocas de opiniões um futuro melhor com as condições de habitabilidade, mobilidade e de outros segmentos do interesse do homem.
Dos projetos apresentados a maioria não se constituiu em novidade, pois são do conhecimento dos gestores do estado e do município de Salvador, da imprensa e do povo atenado da Bahia e como exemplos:
A Via Expressa Bahia de Todos os Santos, em fase de construção com a inauguração da 1ª etapa das obras no decorrer deste ano e com toda sua conclusão imaginada entre 2011 a 2012;
As Vias exclusivas para onibus articulados com a 1ª parte da Rótula do Abacaxi a Lauro de Freitas( imediações do aeroporto), obras essas com com recursos oriundos do BNDES( sob a responsabilidade do estado);
A 2ª parte da 1ª etapa do Metrô ligando a Rótula do Abacaxi a Pirajá( com Geddel , Ministro do Presidente Lula, prometendo a liberação de recursos para sua construção) depende evidentemente que saia do papel:
Obras do Parque Tecnológico em construção na Paralela( sob a gestão do governo Wagner)
Estádio da Fonte Nova( contrato de parceria público privado já assinado com o consórcio OAS/Odebrecht) como inicio de demolição previsto para Fevereiro 2010, com recurso público sob a responsabilidade do Estado(governo Wagner) através de financiamento do BNDES.
Obras Necessárias
É do conhecimento público dos entendimentos que estão sendo processados faz tempo entre o governo da Bahia e os Ministérios para a ampliação e requalificação do Porto de Salvador e a construção da 3ª pista no Aeroporto(responsabilidade da Infraero);
A revitalização, reordenamento, modernização, requalificação total da orla marítima de Salvador, da Ribeira a Stela Maris,e se estendendo até o município de Lauro de Freitas,cabendo a Prefeitura obter emp´réstimos ou financiamentos;
Remodelação, revitalização da linha férrea da Calçada a Paripe e construção de uma linha de Paripe a Pirajá, onde haveria uma conexão com o Metrô de superficie até a Rótula do Abacaxi.
Quanto aos outros tantos projetos que são inteligentes e necessários dependerão de recursos, dai imaginar que seriam metas para serem tocadas e implementadas a partir de 2013, tempo suficiente para as discussões, acordos, assinaturas de parcerias, convênios e toda essa imensa gama de documentos a serem cumpridos em observâncias as leis vigentes.
Em verdade o negócio é dinheiro... tendo; a velocidade das ações serão bem mais rápidas e eficientes.
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