segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Noticias Diversas

Valor Online

OGX faz nova descoberta na Bacia de Campos

SÃO PAULO - A OGX Petróleo comunicou nova descoberta em um de seus poços na Bacia de Campos. Segundo comunicado, foi identificada a presença de hidrocarbonetos em uma das seções do poço 1-OGX-4-RJS, localizado em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação no bloco BM-C-42, onde se localiza tal poço."Esta descoberta evidencia uma vez mais a eficiência do sistema petrolífero nesta porção da Bacia de Campos, assim como o acerto de nossa estratégia exploratória para a área", disse o diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça, por meio de comunicado.As atividades de perfuração começaram em 26 de dezembro do ano passado e seguem até que seja atingida a profundidade total estimada em 3.400 metros.
O poço OGX-4 está a 79 km da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d´água é de aproximadamente 150 metros.
Turismo:
Bahia é destaque no New York Times
A Bahia, único estado citado do Brasil, foi eleita pelo jornal mais influente dos Estados Unidos, o New York Times, como um dos 31 destinos para se visitar em 2010. A matéria ressalta os principais atrativos baianos e cita a riqueza da culinária regional, a diversidade cultural e o turismo étnico.
O município de Trancoso, no sul da Bahia, foi um dos assuntos da reportagem, pelas belas paisagens, além dos resorts e hotéis de luxo que garantem o bem-estar e a modernidade para seus hóspedes. Salvador também foi destacada pela beleza natural, citando o exuberante pôr-do-sol, o Carnaval e o Pelourinho. Os hotéis luxuosos da capital baiana e a exposição de Rodin, no Palacete das Artes, ganharam espaço na publicação.
Em 2009, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa participaram de diversas ações promocionais nos Estados Unidos, através da Coordenação de Turismo Étnico e da Diretoria de Relações Internacionais.
“É fundamental o trabalho de divulgação e promoção que a Bahia realiza naquele país com o segmento étnico-afro. Temos voos diretos e diários vindos de Miami, o que ajuda a manter esse bom relacionamento com os norte-americanos. A recente pesquisa da Fipe apontou que os Estados Unidos é o maior mercado emissor de turistas para o nosso estado”, disse a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.
Texto:AGECOM

Estado realiza seleção pública para 2.500 agentes de combate a endemias
As ações estaduais em prol do controle e do combate ao mosquito da dengue seguem de maneira intensa por toda a Bahia. Nesta segunda-feira (11), prefeitos de 98 municípios assinaram termo de compromisso com o governo para a realização de seleção pública, a cargo do Estado, visando a contratação de 2.500 agentes de combate a endemias.
Uma vez selecionados, eles vão se somar aos 4.230 em atividade atualmente, perfazendo um total de 6.730 agentes voltados unicamente para o combate à dengue. Esse número corresponde a 96,6% da equipe necessária para o controle ideal do Aedes aegypti no estado, segundo pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde (Sesab). Além disso, a seleção pública vai contribuir para o processo de desprecarização dos vínculos de trabalho dos agentes, empreendido pelo governo da Bahia desde 2007.
Para o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, mais do que o trabalho concentrado de combate à dengue, é importante que as contratações aconteçam permanentemente. "Durante muito tempo os municípios resistiram a fazer a regularização da profissão dos agentes de combate às endemias, o que de certa forma avançou quanto aos agentes comunitários de saúde. É fundamental aproveitar a contratação destes agentes para o combate à dengue, mas mais importante ainda é que se dê continuidade ao processo de desprecarização dos vínculos de trabalho", afirmou.
O empenho do secretário Pinheiro pela regularização da profissão dos agentes foi lembrado pelo governador Jaques Wagner, que falou da importância do profissional para o Sistema Único de Saúde.“Os agentes comunitários de saúde são a porta de entrada do SUS. Por isso estamos avançando na desprecarização, regularizando os vínculos empregatícios e realizando treinamentos. Sendo mais reconhecidos e qualificados, eles poderão contribuir de maneira mais eficaz no combate à dengue e a outras endemias, daí essa parceria entre o governo estadual e os municípios”, afirmou o governador.Antes de assumir a pasta do Planejamento no Estado, o secretário Pinheiro foi o relator, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aprovou normas para a contratação, sem concurso público, de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias.
Na ocasião, a Sesab lançou a nova campanha publicitária de combate à dengue, cujo tema de 2010 é Atitude. O Melhor Remédio Contra a Dengue. A campanha estadual, alinhada à do Ministério da Saúde, visa a conscientização da população quanto à responsabilidade de cada cidadão em participar ativamente no controle da doença.
SEPLAN

Nenhum comentário: