sábado, 10 de outubro de 2009

Fim do Ginásio Antonio Balbino e necessidade de um Mega Ginásio.


Pensargrande já tratou do Ginásio Antonio Balbino por algumas vezes e com o titulo" Complexo Esportivo de Pituaçu" com postagem em 09/09/2008, os interessados podem constatar que minha luta não é de agora.

E a origem de nossa defesa de que a grande metrópole de Salvador precisa de um Mega Ginásio de esportes de quadra, se deveu aos governos de César Borges e Paulo Souto prometerem no desempenho de suas funções( cada um a sua época) de que Salvador ganharia na Avenida Paralela esse grande empreendimento esportivo.

Vou ao que interessa:

Antonio Balbino eleito governador da Bahia em 1954 e com mandato de 1955 a 1959,construiu e inaugurou o Ginásio Antonio Balbino com capacidade de público estimado em 7.000 espectadores e que na época representava 1,4% da população de Salvador que girava em torno de 500 mil habitantes.

Antes da tragédia da Fonte Nova já havia estudos e projetos para a reformulação do Ginásio Antonio Balbino, com a elevação do piso de sua quadra, tornando-a oficial e que essa obra reduziria a capacidade do mesmo para 4 a 4.500 torcedores cumprindo inclusive as exigências do estatuto do torcedor.

Atualmente Salvador tem 3 milhões de habitantes em números redondos.

Em resposta da Consulta publica no item de que trata do Ginásio Antonio Balbino, encontramos a sugestão considerada e a respectiva resposta como a seguir:

(Fl 3 -Sugestão: Preservação do Ginásio Antonio Balbino.

Resposta :

a) Por não atender as dimensões oficiais o Ginásio Antonio Balbino já não abriga eventos oficiais a anos:

b) O Governo do Estado da Bahia atento a este problema, está construindo um Ginásio para esportes de quadra em Cajazeiras, com capacidade para mais de três mil lugares.

Pensargrande diz: Considerando um Ginásio com capacidade para 3.000 lugares, essa lotação representa 0,1% da população de Salvador, por conseguinte bem menor do que o Antonio Balbino a época de sua inauguração quando representava sua capacidade 1,4% da população da cidade.

Em assim sendo como partidário e defensor do grande governador Wagner e sem achismo é de grande importância de que tenhamos além do Ginásio que está sendo construido em Cajazeiras, um Mega Ginásio integrando o complexo de Pituaçu ou locado próximo a essa área, pois a Bahia que ficou durante muitos anos sofrendo as consequencias da falta de apoio nos esportes, isso sem comentar nos outros seguimentos onde parou, estagnou e atrasou, é que tenho a certeza de que o governo mobilizará as esferas federais para a concretização dessa importante obra pois não pudemos ficar marginalizados de competições de âmbito nacional e internacional.
Tenho a certeza que o governo Wagner vai fazer pelo esporte o que tem sido feito por exemplo pela Saúde, com a construção de novos hospitais, reformas em outros tantos( isso é assunto para outras postagens) por isso considero o presente comentário não como um protesto e sim como uma alerta, uma ajuda, pois com fé vamos chegar lá e Pituaçu é o exemplo mais recente dessa afirmação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tambem soi eleitor de Jaques Wagner e considero que está fazendo um governo bem melhor de que seus antecessores.
Tenho esperança que o governador consiga com o Ministro do Esporte, com convênios com a Universidade Federal e com o Ministério das Cidades, recursos para a construção de um grande Ginásio de Esportes em Salvador.

Anônimo disse...

Cajazeiras, Castelo Branco e outros que integram essa grande cidade dentro da cidade de Salvador, receberá em breve um Ginásio de Esporte com quadra oficial por ação do governo Wagner e certamente vai ajudar o desenvolvimento de esportes de quadra.
Entretanto, não é aceitável que Salvador muito grande e populosa como é, só fique com um Ginásio.
É preciso a construção de outro grande equipamento para que a população possa assistir grandes jogos de Volei -Basquete e Handebol e para isso é importante a construção de um Ginásio de Esporte de muito maior capacidade, pois só assim patrocinadores como Banco do Brasil, Caixa, Petrobrás e outros bancarão certames de porte;

Anônimo disse...

To contigo e não fujo da responsa.
Hoje na TV Globo Brasil X Colômbia de Futsal no belíssimo e grandioso Ginásio de Cuiabá.
Compare Salvador e Cuiabá e vai verificar com todo respeito se eles podem nós temos que poder.
Governador queremos um Mega Ginásio, converse com Orlando o Ministro, com a bancada da Bahia para incluir na emenda orçamentária verba para construção desse empreendimento.

Anônimo disse...

Até hoje esse ginásio não saiu do papel. Acredito que os puxa sacos que comenotaram em 2009 hoje em 2015 tenham aprendido a lição. PT por onde passa só deixa desordem e roubalheira.