terça-feira, 23 de agosto de 2016

CARLOS MARTINS - SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. Metrô Águas Claras/Cajazeiras a Pirajá


Bahia Econômica - Qual a previsão do custo da obra de extensão da linha 1, que segue até Águas Claras/Cajazeiras

Carlos Martins – O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será ampliado em 5,5 quilômetros, com a extensão da Linha 1, que liga Lapa a Pirajá, até a região de Águas Claras e Cajazeiras. O edital de licitação do chamado Tramo 3 foi lançado no dia 13 de agosto para contratação de empresa para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, bem como a execução das obras civis e de urbanização. Os recursos para esta parte da obra são da ordem de R$ 860 milhões.

BE: -Como será o contrato da empresa vencedora com o governo? A empresa fará o investimento e passará a receber quando o metrô estiver em funcionamento?

CM: – Trata-se de um contrato de obras públicas no modelo RDC – Regime Diferenciado de Contratação. A empresa vencedora da licitação recebe os pagamentos à medida que a obra for sendo executada.
 
BE- O grupo CCR está construindo as outras linhas do metrô. Se outra empresa ganhar a concorrência não haverá problemas de articulação dos sistemas, já que o grupo CCR é quem opera o metrô?

C.M – Nenhum problema. Os sistemas operacionais do metrô, ou seja, de sinalização, de telecomunicação e de controle, bem como outros trens adicionais, serão adquiridos e instalados pela CCR Metrô Bahia, de forma integrada e compatível com todo o sistema metroviário, conforme já previsto em contrato. A licitação é para elaboração dos projetos básico e executivo e a execução das obras, aberta a qualquer empresa apta a participar.

BE -Qual a previsão de conclusão desse trecho?

CM - As propostas serão recebidas no dia 14 de setembro. Uma vez concluído o processo licitatório, será divulgada a empresa vencedora e as obras terão início imediato. O prazo estimado para conclusão é de 24 meses.

BE - Qual é o fluxo de passageiros esperado para todo o sistema quando estiver concluído o Tramo 3 até Águas Claras/Cajazeiras?

CM – A estimativa é de que sejam transportados mais de 118 mil passageiros por dia no Tramo 3 do metrô.

 

Nenhum comentário: