terça-feira, 3 de junho de 2014

Viaduto de Narandiba é liberado para tráfego nesta terça

Desenvolvimento


A partir desta terça-feira (3), os motoristas que trafegam na Avenida Paralela, sentido aeroporto, não precisam mais utilizar retornos para chegar aos bairros de Narandiba, Doron, Engomadeira e Tancredo Neves. Eles têm agora o Viaduto de Narandiba, que foi liberado para o tráfego pelo governador Jaques Wagner no início da manhã. "Junto com os dois viadutos que completam o Complexo do Imbuí, essa obra melhora significativamente o trânsito, diminuindo o tráfego na Paralela, atualmente um dos pontos de estrangulamento da cidade".


A obra, na qual foram investidos R$ 15 milhões, integra o Complexo Viário do Imbuí, que faz parte do pacote de obras estruturantes do Governo do Estado, por meio do Programa Mobilidade Salvador, para interligar os pontos extremos da cidade, com R$ 8,5 bilhões de recursos. Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o viaduto possui 172 metros e duas faixas em sentido único. A obra incluiu toda a requalificação viária do trecho.
Rapidez 

Com a intervenção, os motoristas ganham uma alternativa mais rápida para acessar a região de Narandiba. Da Avenida Jorge Amado, basta seguir pela rua interna do Imbuí (Shopping CCI/Banco do Brasil), e virar à esquerda no final da rua para ter acesso ao novo viaduto. Os veículos que trafegam pela a Avenida Paralela, devem utilizar a via marginal, na entrada do Quartel do Exército e, após a passarela, subir pela alça à direita, no Condomínio Rio das Pedras, até acessar o viaduto. Antes, era necessário utilizar as pistas de rolagem da Paralela para percorrer o trajeto, aumentando o fluxo e a lentidão nos dois sentidos da avenida.

Além da construção de três viadutos, as intervenções do complexo Imbuí-Narandiba contemplam a ligação com o bairro do Stiep e as vias marginais entre o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e a Avenida Luís Eduardo Magalhães, já em operação. Também liberado, o acesso direto à BR-324, por meio de um retorno construído na Luís Eduardo, logo após o viaduto da Baixinha de Santo Antônio, reduziu pela metade o tempo no trajeto e absorve o fluxo de veículos que antes vinham no sentido aeroporto-centro e provocavam grande congestionamento na região do Iguatemi.

Nenhum comentário: