domingo, 8 de junho de 2014

Petrobrás informa:-

home

Blog Fatos e Dados

home

Tamar: proteção de 20 milhões de filhotes de tartarugas até o fim do ano

06.Jun.2014
tamar.jpg
Com nosso patrocínio há 32 anos, o Projeto Tamar, de proteção às tartarugas marinhas no Brasil, comemora um aumento significativo no número de filhotes sobreviventes. Em 1982, as primeiras pesquisas do projeto apontavam o nascimento de 2 mil filhotes, enquanto que, até o fim de 2014, espera-se alcançar a marca de 20 milhões de filhotes.

O fundador e coordenador nacional do projeto, Guy Marcovaldi, explica o sucesso: “A maior longevidade permitiu que esses filhotes ficassem adultos e voltassem a povoar as praias brasileiras. Em 35 anos de trabalho vamos atingir um total de 20 milhões de filhotes protegidos”.
Essa tendência de aumento na quantidade de fêmeas que chegam às praias para a desova nas praias tem sido notada especialmente a partir de 2005. Entre os fatores que contribuíram para o aumento no tempo de vida das espécies oliva, cabeçuda, de dente, de couro e verde, está a maior conscientização da população e dos próprios pescadores e suas famílias.
Criado em 1980, o Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental. Desde 1983, somos patrocinadores oficiais do projeto, que realiza conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em cerca de 1.100 km de praias monitoradas. São 20 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros. O projeto também auxilia na recuperação de outros animais que chegam debilitados à costa, como golfinhos e pinguins.
graficos-tamar.jpg
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário: