quarta-feira, 11 de junho de 2014

Metrô de Salvador, politica e ações proativas do governo Wagner e as possibilidades futuras para o próximo governante

Parte 02/02
Efetivamente na imprensa tem quem se preste a um triste papel de menosprezar, radicalizar de forma negativa, o trabalho do gestor quando esse é um governante que luta com todo empenho para melhorar a vida do cidadão. Hoje pela manhã determinada emissora arauto da oposição na Bahia tentava ridicularizar o governo por fazer rodar nos trilhos os trens do Metrô iniciado há mais de quatorze anos,sem que os governantes apoiados hoje por essa emissora tivessem a capacidade ou prestigio de faze-los.
A parceria público privada (PPP) usará recursos originados de:
CCR irá arcar em torno de R$1,4 Bilhão;
Governo da Bahia R$1Bilhão
Orçamento Geral da União R$1,3 Bilhão
Dentre as várias responsabilidades da CCR prevê a construção de passarelas, terminais de ônibus,construção de novos terminais de integração com ônibus próximo as paradas do Metrô; alterações nos entornos das estações do Metrô em Mussurunga, Pirajá e Iguatemi
Em verdade a CCR investe e dentro da PPP só recebe depois de cumpridas as etapas.
Hoje o primeiro trecho tem o trajeto Lapa-Retiro /Retiro Lapa mais só será utilizado o trecho Acesso Norte ao Campo da Pólvora. Complementando a Linha I o trecho Estação do Retiro a Pirajá está em obras devendo ser concluída em janeiro de 2015.
Um recado aos senhores opositores: "depois que passou para as mãos do governo da Bahia, a obra do primeiro trecho foi concluída em menos de 1(um) ano"
 Na Linha 1:observe acima a coloração em azul e veja que do Retiro a Pirajá em fase de obras com previsão de entrega em janeiro de 2015. Em azul e branco de Pirajá passando pela Brasilgás até Águas Claras será mais uma etapa prevista de construção.
Na Linha 2:observe todas as estações e sua extensão que somadas a linha 1,transformará O Metrô de Salvador no terceiro maior do país com 42 km,ficando atrás apenas de São paulo e Rio de Janeiro.
Linha 2
Sobre a linha 2 do sistema metroviário soteropolitano, a CCR Metrô Bahia informa que ainda este mês terão início um trabalho de sondagem e estudos do terreno da avenida Luiz Viana Filho (Paralela), onde será erguida uma nova estrutura.
A primeira etapa desta fase tem prazo de entrega fixado em outubro de 2015. Nesse período, será entregue a estação Detran. Seis meses depois, em abril de 2016, está prevista a conclusão das estações Rodoviária, Imbuí e Pituaçu.
Em outubro do mesmo ano, o metrô deve chegar a Mussurunga, Flamboyants e Bairro da Paz. A estação do aeroporto será última a ser entregue. A conclusão está prevista para abril de 2017.
A tabela abaixo mostra as estações e os prazos indicados pela CCR Metrô Bahia após vencer a licitação e assumir o sistema.
Fontes: A tarde - Wikipédia - AGECOM e arquivos de outras postagens de pensargrande.
EstaçãoComentáriosOperação prevista
BonocôEm construção.
Integração com a Linha 1.
Até outubro de 2015.
DetranEm construção.Até outubro de 2015.
Rodoviária/IguatemiEm construção.Até abril de 2016.
PernambuésEm construção.Até abril de 2016.
ImbuíEm construção.Até abril de 2016.
CABEm construção.Até abril de 2016.
PituaçuEm construção.Até abril de 2016.
FlamboyantEm construção.Até outubro de 2016.
TamburugyEm construção.Até outubro de 2016.
Bairro da PazEm construção.Até outubro de 2016.
MussurungaEm construção.Até outubro de 2016.
AeroportoEm construção.Até abril de 2017.
Lauro de FreitasEm construção.Até abril de 2017.

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