segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seminário reúne especialistas internacionais em ferrovias


Sala de Imprensa  |  02/06/2014



Entre os dias 28 e 30 de maio, especialistas em ferrovias dos Estados Unidos, Espanha e Austrália e técnicos do governo brasileiro debateram sobre diversas experiências internacionais do transporte ferroviário de cargas. Ao final do evento, o gerente de serviços logísticos da EPL, Fábio Barbosa, ressaltou a grande participação dos técnicos do governo e afirmou que outros encontros devem acontecer. “Foram discutidas muitas ideias, mas há necessidade de se conversar ainda mais”.
No seminário, modelos de países como México, Estados Unidos, Canadá, Austrália e da União Europeia foram apresentados e debatidos, o que na visão de Fábio Barbosa contribui muito para a criação de um parâmetro que se encaixe nas necessidades do Brasil. “Vamos fazer uma avaliação dos modelos e analisar as características de outros países, assim será possível construir um modelo novo, específico para o Brasil”, explica.
Os estudos para a regulamentação do novo modelo começaram em fevereiro por meio de um acordo de cooperação entre a EPL e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD via INECO Engenharia e Consultoria do Transporte e são acompanhados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestre (ANTT), Ministério dos Transportes e Valec  Engenharia Construções e Ferrovias S/A.
A expectativa é de que sejam realizados outros seminários na esfera governamental para que seja concluída a proposta de implementação do modelo de exploração que será levado à discussão pública.
Fonte: EPL

Nenhum comentário: