quinta-feira, 12 de junho de 2014

Liberação de pistas na Avenida Pinto de Aguiar melhora tráfego na região

Duas pistas na Avenida Pinto de Aguiar, no trajeto entre a orla marítima até as imediações do Posto Shell, em Salvador, foram liberadas na tarde desta quarta-feira (11) pelo governo estadual. O objetivo é facilitar o tráfego na via mesmo durante as obras de duplicação e requalificação, que serão concluídas em julho. 

Com 75% dos serviços executados, os motoristas já sentem a melhoria no trânsito. “Aqui era uma pista estreita que congestionava muito. Acredito que com a duplicação vai melhorar bastante. Aos poucos isso já está acontecendo e faz muita diferença”, afirmou o empresário Fabio Coelho.

Realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a obra já está na segunda etapa. Com a duplicação, a Avenida Pinto de Aguiar passa a ter três pistas em cada sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. As obras fazem parte do Programa Mobilidade Salvador, um conjunto de intervenções urbanas que vai facilitar o tráfego na capital baiana.

Segundo o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, a próxima etapa prevê obras de urbanização, ciclovia e passeios. Ele também explica que estão sendo realizados testes da nova iluminação da avenida, no trecho entre a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e a orla marítima. O sistema implantado inclui postes para iluminação fabricados em aço, cada um dispondo de quatro lâmpadas de vapor de mercúrio de 400 watts.

Mobilidade Salvador

As obras representam investimento de R$ 63 milhões, correspondendo ao trecho inicial do Corredor Transversal I, viabilizado pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal, via Programa Mobilidade Salvador. O corredor irá alimentar a Linha 2 do Sistema Metroviário, interligando as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa - que também será ampliada -, e posteriormente a ligação Lobato-Pirajá, a ser transformada na primeira via estruturante de integração entre o Subúrbio Ferroviário, o miolo da cidade e a orla marítima.
Fonte:SECOM

Nenhum comentário: