segunda-feira, 2 de junho de 2014

Grupo alemão inicia em Camaçari operação da primeira fábrica na América do Sul

Indústria



Com investimento de R$ 50 milhões e geração de 180 empregos diretos, o Lapp Group - um dos principais fornecedores mundiais de cabos e fios, com fábricas em 17 países – iniciou a operação industrial de sua unidade em Camaçari, a primeira na América do Sul. Localizada na Via Parafuso, a fábrica vai produzir fios e cabos industriais.

O empreendimento foi instalado numa área superior a 30 mil metros quadrados e vai processar mil toneladas de cobre e 1.500 toneladas de produto acabado. Nesta primeira fase, serão produzidos cabos flexíveis da linha Ölflex, para conexão e controle, usados nos setores automotivo, naval, da construção civil, eletroeletrônico e telecomunicações. Além da planta industrial, a Lapp terá um centro de distribuição.

“Escolhemos a Bahia por questão estratégica. Quando nosso diretor Andreas Lapp viu, do alto, todo o Polo Industrial de Camaçari disse: ‘É aqui que vamos ficar porque esses são os nossos clientes’. Depois descobrimos que aqui tinha as matérias-primas para nossos produtos, que são o cobre, fornecido pela Paranapanema [antiga Caraíba Metais], e os polímeros produzidos pela Dacarto Benvic, da Solvay Plastics”, afirmou o gerente industrial da Lapp, Edson Oliveira.

Potenciais negócios

O grupo que dispõe de fábricas em diversos países, inclusive os Estados Unidos e o Canadá, planeja fazer da unidade baiana a ‘ponta-de-lança’ para atingir o crescente mercado brasileiro, especialmente o do Norte/Nordeste. Segundo Oliveira, “além da indústria, percebemos potenciais negócios nas áreas de energia renovável, estaleiros, mineração e petróleo. A Bahia, em especial, tem crescido acima da média do país, gerando considerável demanda para setores que necessitam dos nossos produtos”.

Engenheiro elétrico, com vasta experiência no ramo, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, informou que “os cabos industriais fabricados pela empresa são muito utilizados [no segmento] da energia eólica e solar. Empresas do setor eólico já instaladas na Bahia, como a Alstom, Gamesa, Tecsis, Acciona e Torrebras, serão clientes da Lapp”.

Mesmo estando fase de produção, a inauguração oficial da unidade na Bahia acontecerá no dia 24 de outubro, com a presença de 60 executivos da empresa, de todo o mundo, e dos principais diretores da companhia, Andreas e Siegbert Lapp, que virão da Alemanha.

Acessórios para conexão

O grupo alemão, que tem 17 fábricas e três mil colaboradores, foi criado em 1957, em Stutgart, na Alemanha, por Oskar Lapp com a invenção do Ölflex®, o primeiro cabo flexível de controle produzido industrialmente no mundo. A empresa produz cabos e acessórios para conexão (conectores, condutores de fibra ótica, cabos de dados, prensa-cabos, entre outros).

Os produtos são destinados a diferentes tipos de indústrias e mercados - construção de máquinas, automatização de processos, engenharia automotiva, elétrica e instalações e energia renovável. De acordo com o administrador do Lapp Group Brasil, Wolfgang Schulte, a multinacional é a única do setor que produz cabos e conectores, dispondo de tecnologia de ponta.

“Não existe outra fábrica que faz o que fazemos, ou produz cabos ou conectores, nunca os dois juntos”, comparou. Hoje o grupo tem 50 filiais próprias e 38 empreendimentos, possuindo 50 mil produtos distintos no catálogo, além de manufaturar qualquer cabo segundo a demanda do cliente.

Nenhum comentário: