terça-feira, 10 de junho de 2014

Metrô de Salvador, politica e ações proativas do governo Wagner e as possibilidades futuras para o próximo governante

Parte 01/02

Os opositores do PT que formulam opiniões tentando manipular a população eleitoral deveriam ter o bom senso de analisar fatos ocorridos que fizeram a história do Metrô de Salvador e realizar comparações embasadas em acontecimentos que até bem pouco tempo eram motivos de risos, piadas e em verdade verdadeiro tiro no pé.
História das obras do Metrô
Antônio Imbassahy (PFL) eleito prefeito com voto direto para o período de 1º de janeiro de 1997 a 31.12.2000 e reeleito para o mandato de 1/1/2001 a 31.12.2004 teve a seguinte atuação para a construção do Metrô.
EM 1999 abre concorrência pública para a construção em 01.2000 as obras são iniciadas e nessa época se alardeava que o trecho da Lapa – Pirajá fosse concluída em 2004 em pleno mandato.
No período em que Imbassahy era o Prefeito de Salvador governava a Bahia, Paulo Souto também do PFL (mandato de 1997 a 2000) tendo pegado parte e parte da gestão de César Borges (PFL) e de 2001 a 2002 período em que Otto Alencar governou a Bahia.

E quem presidia o país?

FHC de 1/1/1995 a 1/1/2003(PSDB) e Lula de 1/1/2003 a 1/1/2011(PT).
Quais os benefícios o Sr. Antônio Imbassahy recebeu dos poderes estadual e federal em relação à construção do Metrô?

De 1997 a 1/1/2003 o presidente FHC governava o Brasil o que significa que Imbassahy tinha um aliado poderoso na esfera federal. De 1/1/2003 a 31/12/2004 o presidente era Lula do PT.

E o Metrô teve quais avanços em sua longa construção?

Sai Imbassahy e João Henrique (PMDB) é eleito para o mandato de 1/1/2005 a 31/12/2008 e continuou ao ser reeleito para o mandato de 1/1/2009 a 31/12/2012 eleito desta vez pelo PSDB/PP.

Cadê o Metrô?

Em 09/2006 o Tribunal de Contas da União pede suspensão de obras do Metrô após denúncias de superfaturamento.
Em 11/2008 o governo Wagner compra os primeiros trens que chegam a Salvador e são guardados em galpões por ano e meio.

Quede o Metrô?

Em 04/2013 Wagner e ACM Neto (Prefeito de Salvador) assinam acordo e o Metrô passa a ser responsabilidade do governo do estado da Bahia.
Após 18 meses de paralisações o governo do estado após cumprir todo o ritual legal com transparência com o intuito de através uma Parceria Pública Privada (PPP) levar a cabo a construção do Metrô de Salvador e assina contrato com a CCR para esse fim.
Quando da assinatura desse acordo o Metrô tinha um trecho semi-pronto de aproximados 6 km da Lapa a antiga Rótula do Abacaxi.
Voltando um pouco a história politica para se medir as influências que poderiam ser ou não positivas para o deslanche, o avanço das obras do Metrô, principalmente na época do governo de Imbassahy observem a seguir informações politicas.

O DEM é a refundação do PFL que por sua vez foi originário de uma dissidência do antigo PDS, sucessor da Arena (extinta em 29/11/79) partido que foi a base parlamentar do regime militar de 1964.

Voltando a comentar sobre o Metrô.

No período sob a responsabilidade da CCR foram feitas as seguintes intervenções em reparos,acertos,modificações e ações assemelhadas.
o1- Nos trens

Desmontados e remontados.ajustados afim de ficarem compatíveis com os 30 novos trens que vão chegar em julho de 2015.
Nas revisões foram trabalhados os sistemas de freios,funcionamento de portas, propulsão, ar condicionado e também nas linhas(trilhos).

02- Nas Estações

Algumas passaram por reformas,alguns reparos básicos foram consumados como troca de vidros,lampadas e adequações visando os deficientes, como por exemplo reparo no piso com implantação de piso tátil,elevadores e escadas rolantes.

O trajeto cresceu aproximados 1,3 km chegando a estação do Retiro.

O metrô será inaugurado amanhã 11/6/2014 e as atividades vão continuar com as obras buscando chegar a Estação Pirajá.

Leia amanhã Parte 02/02

Nenhum comentário: