quinta-feira, 12 de junho de 2014

Parque São Bartolomeu recebe novo equipamento cultural nesta quinta-feira

Desenvolvimento

12/06/2014 10:10

Fonte:SECOM

O mais novo equipamento cultural de Salvador foi entregue na manhã desta quinta-feira (12) pelo Governo do Estado. O governador Jaques Wagner, acompanhado de outras autoridades, inaugurou o Centro de Cultura e Cidadania Pirajá – iniciativa que faz parte das obras de revitalização do Parque São Bartolomeu, que é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica em área urbana no Brasil. Na ocasião, Wagner também entregou 152 unidades habitacionais à população local, por meio do programa estadual Casa da Gente.

O objetivo das intervenções realizadas no local é revitalizar e promover a salvaguarda do Parque, tornando-o um centro de referência histórica, cultural e ambiental de Salvador. "Esta é uma zona totalmente popular de Pirajá e de todo o Subúrbio Ferroviário. Cada pessoa desta comunidade, seguramente, se sente mais acolhida pelo governo baiano e brasileiro. Uma obra de alta qualidade, super bem feita e que vai receber a visita de muita gente. Isso é dar dignidade e melhorar a vida das pessoas", disse o governador.

O parque

O Parque São Bartolomeu tem 75 hectares de extensão e foi palco da Batalha de Pirajá, em 1822, no contexto da Guerra da Independência do Brasil. Representa também um local sagrado para as religiões de matrizes africanas que realizam seus cultos em áreas que estão sendo recuperadas, como a Praça de Oxum.

Nenhum comentário: