sábado, 31 de outubro de 2009
Direto de Bahianoticias
SEABRA E TEIXEIRA DE FREITAS GANHAM NOVOS HOSPITAIS
A construção de dois novos hospitais, um em Seabra e outro em Teixeira de Freitas, foi anunciada pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante a 157ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde, que aconteceu na Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador.
O Brasil realmente precisa de proteção
MacLaren na cabeça
O que será? que as noticias são uma e a realidade...
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A segunda edição da revista Bahia de Todos os Cantos foi lançada nesta quarta-feira (28), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), com a presença de representantes do poder público e de diversos territórios do estado.
A revista, produzida em parceria entre as secretarias do Planejamento e de Cultura (Secult) e Empresa Gráfica da Bahia (Egba), com a colaboração da Fundação Pedro Calmon (FPC), traz um apanhado de histórias e relatos das mais diferentes manifestações culturais e sociais das 26 unidades políticas da Bahia, identificadas como territórios de identidade.
Durante o evento, o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, fez uma apresentação das ações do Estado nas áreas de infraestrutura, logística, cultura e social que estão sendo realizadas nos territórios citados na publicação. Entre os destaques, Pinheiro ressalta a atenção do Governo do Estado junto a malha rodoviária, a exemplo dos sistemas BA-001, BA-099, BA-093, BR-324/166 e BR-101.
Territórios de Identidade
Segundo Pinheiro, o conceito de território hoje já é um fato consagrado, funciona e está sendo absorvido pela população. “O papel da revista é divulgador, chamando para um desafio mais adiante, que é inovar com serviços de forma compartilhada. A revista consagra aquilo que fizemos no papel, para que possa entrar verdadeiramente no cotidiano das pessoas”, explicou.
O principal objetivo da revista é a consolidação da política de territorialização do estado, que, para o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, surgiu como um importante instrumento para alcançar os 417 municípios baianos e divulgar suas manifestações. “Essa revista reforça isso, como várias outras ferramentas que a gente tem implementado nesse sentido.
No total, serão nove publicações. Esta segunda edição mostra a Região Metropolitana de Salvador, o Recôncavo e o Baixo Sul, com histórias de baianos empreendedores e manifestações culturais e sociais dessas regiões.
Enciclopédia e série especial de TV
Além de divulgar as manifestações culturais e sociais das regiões, a revista apresenta dados estatísticos do desenvolvimento dos territórios. A ideia é transformar as publicações numa enciclopédia, que será distribuída nas bibliotecas públicas de todo o estado.
“Vamos encartar em um único e grande volume principalmente os dados socioeconômicos, de modo que isso funcione como um acervo para as escolas, os planejadores municipais, os administradores. É um material científico para que todos os municípios tenham acesso às informações sobre sua economia, seu desenvolvimento e suas ações administrativas”, afirmou o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.
O projeto envolve também a criação de uma série especial de TV, intitulada Bahia de Todos os Cantos, que será realizada em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com imagens e entrevistas que revelam as peculiaridades dos territórios de identidade do estado.
Plenário deve votar regras para reajuste de aposentadorias
EC Bahia
Para que haja entendimento tentarei explicar o que significa Iceberg, que é uma grande massa de gelo flutuante, geralmente com dezenas de metros de profundidade e até vários quilômetros de largura e vulcão é abertura pela qual escapam para superfície terrestre magma, cinzas ou substâncias voláteis e incandescentes e avassaladoras, mortais e que demonstram a força e o poder.
E quem é o iceberg ? se você ainda não ficou antenado, aguarde que no decorrer do comentário terá sua resposta ou concluirá por si próprio.
E torcida vulcão ? É a pura demonstração de paixão, amor, paciência, compreensão, esperança, ousadia, tristeza, sofrimento, um caminhão lotado de sentimentos a pulsar corações.
Vou para o que interessa: ineficaz, filho imposto do Continuísmo atrasado, superado e atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Amém (aquele mesmo que passou por cima de cláusula contratual que prejudicou o comprador de titulo patrimonial, dentre tantas outras coisas nunca esclarecidas); não se conformou em ficar sem aparecer e também esqueceu (se é que sabe disso) que o homem é produto ou resultante de sua boca na amplitude absoluta dessa frase.
Se não bastasse sua historia negativa no Bahia desde a era Pithon (aquele que teve seu nome retirado do Ginásio de Esportes de quadra na Boca do Rio), hoje é manchete por afirmar em entrevista que o Bahia usou a mala branca (com dinheiro) para incentivar o Braga de São Paulo para que obtivesse uma vitória contra o time de Natal.
Não vou externar opinião se acontecerá ou não alguma punição ao Bahia, pois o que importa mais ainda no momento é o vulcão derreter completamente esse iceberg danoso as nossas cores, pois salvo melhor juízo o Bahia não consegue ganhar nada quando esse senhor faz parte de qualquer cargo de mando.
Marcelinho, seus problemas atuais foram de sua inteira responsabilidade, pois a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória e você plantou as sementes erradas e fora do tempo e suas promessas foram como nuvens em momento de grande ventania, todas se dissiparam.
Campeão baiano, bela campanha na Copa Brasil, classificação entre os quatro primeiros do campeonato brasileiro da série B, galgando assim a série A, e o pior de tudo a promessa de que trabalharia com gente nova, sem vícios administrativos do Bahia fracassado, o não aproveitamento dos homens autoridades da oligarquia que reina no Bahia e agora quando se luta se faz rezas, orações, bate tambores, se faz promessas aos orixás, se baixa o preço de ingressos, vem a noticia formatada por gente que esqueceu que o homem é produto da boca e cabeça pequena não triunfa, não consegue a glória...
O homem é produto da boca, se bebe ou come em demasia seu organismo adoece, se fala demais ou de forma inconsequente pode ser punido por isso.
Chega!... será que os senhores ainda não entenderam que os tempos são outros e a Bahia é outra, tem outra cara, de realizações, de crescimento, de preparação para um futuro bem diferente dos vividos por muita gente que fez e faz o Bahia dos degraus de seus êxitos e conquistas.
Chega!.. Estava quieto, calado, nada escrevia e voltarei me portar assim até acabar a participação do Bahia nesse brasileiro, que espero em Deus, consigamos permanecer na série B.
Depois, virão às cobranças das promessas feitas e nenhuma cumprida até agora.
O consumidor brasileiro de energia elétrica vem pagando a maior suas contas há oito anos, por erro de cálculo.
O equivoco ou erro teve inicio em 2002 e vem à tona agora com o anúncio de que na próxima semana haverá uma reunião entre o srs. Nelson Hubner diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Guido Mantega Ministro da Fazenda e Edison Lobão Ministro de Minas e Energia
A Celpe de Pernambuco se manifestou dizendo que o assunto tem que ser tratado pelo órgão regulador com as empresas distribuidoras de energia do país.
Uma coisa é fato o erro na forma de reajuste das tarifas que tem provocado cobrança a maior nas contas de todos os consumidores de eletricidade no país há oito anos, tem que ser resolvido com a revisão dos cálculos e a devolução dos valores cobrados a maior em forma a ser determinada pelos setores competentes.
No caso da Coelba (Bahia), por exemplo, a composição do consumo tem a seguinte distribuição na arrecadação do valor recebido:
Geração de energia 27,85% / Transmissão 4,11% / Distribuição(Coelba) 30,33% / Encargos Setoriais 5,17% / Tributos 32,54%, totalizando 100 %.
Tributos beneficia o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços) 27% e a diferença se refere ao PIS e Cofins.
Apurado os Itens acima sobre o valor total incide a Contribuição de Iluminação Pública com a alíquota de 7,5%, cabendo a Prefeitura a responsabilidade pela iluminação pública, por falar nisso a Prefeitura devia olhar melhor para sua cidade, pois o consumidor paga e não pede favor.
Em assim sendo dos valores a serem ressarcidos os governos federal – estadual e municipal terão que devolver aos consumidores, pois os tributos foram calculados sobre uma base de cálculo a maior.
É evidente de que a forma de devolução ou ressarcimento terá que ser através das concessionárias em forma a ser discutida o que em minha opinião acho um parto difícil, extremamente dificultoso, pois receber dinheiro de órgãos governamentais é coisa que todos sabem – é só lembrar de Precatórios, até trabalhistas.
E a tudo isso aqui em Ilhéus ainda temos a lamentar as frequentes interrupções de fornecimento de energia principalmente em Olivença – algumas ruas do Pontal, bairro da Barra, Savoia e outros menos votados.
Gente, a cobrança a maior será que ninguém sabia?
quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O novo trecho de 48 quilômetros da BA 001, que liga as cidades de Camamu e Itacaré, no Litoral Sul da Bahia, será inaugurado oficialmente na terça-feira (3), às 11h, pelo governador Jaques Wagner. A obra foi executada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes do Estado da Bahia (Derba), com recursos - R$ 87 milhões - do Prodetur, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Turismo e Governo do Estado.
Com a construção da rodovia, que une as zonas turísticas Costa do Dendê e Costa do Cacau, responsáveis pela atração de milhares de visitantes à Bahia todos os anos, o setor de turismo será um dos mais beneficiados. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, acredita que haverá um aumento, na região sul do estado, do fluxo de visitantes, inclusive de outras áreas da Bahia. "Isso vai contribuir para a redução da sazonalidade no turismo e também beneficiar a área da atração de novos investimentos hoteleiros".
Quem sai da capital com destino a Itacaré, por exemplo, vai deixar de rodar 194 quilômetros. “Antes, eram necessárias seis horas de viagem para chegar à cidade, partindo de Bom Despacho. Agora, esse tempo foi reduzido à metade, o que será muito importante para a economia e o turismo no estado”, avalia a secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros.
Conhecida pelas belezas naturais de suas praias, Itacaré possui cerca de 1,5 mil leitos de hospedagem. Já Camamu, na região que compreende a praia de Barra Grande, possui aproximadamente 450 acomodações.
A nova estrada permite ainda a redução da distância do aeroporto de Ilhéus para a Península de Maraú, que é um dos cinco destinos indutores da Bahia. Serão beneficiados os setores do comércio, serviços, agricultura, além de uma população de aproximadamente 800 mil pessoas no Baixo Sul e Litoral Sul. "A estrada também aproxima o Baixo Sul das cidades-pólo Ilhéus e Itabuna, que oferecem serviços mais diversificados nas áreas da saúde e da educação, além de contribuir com o escoamento da produção regional pelo Porto de Ilhéus", explica o economista e assessor técnico da Setur, Reinaldo Dantas.
Sinalização
A estrada terá pavimentação completa e sinalização rodoviária e turística. Ao longo da BA-001 serão implantadas 2,4 mil placas padronizadas, desde a localidade de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, até a cidade de Belmonte, beneficiando um total de 18 municípios. Os investimentos são de R$ 2,6 milhões.O trabalho de implantação das placas foi iniciado em agosto deste ano e o trecho que será inaugurado já está devidamente sinalizado. Até o momento, cerca de 400 placas já foram colocadas, de um total de 2.400, e as demais até junho 2010.
Uma Ponte
Salvo algum imprevisto a Ponte sobre o rio de Contas com 320 metros de extensão e que ajuda a redução do caminho entre Salvador e cidades do sul do estado (já em funcionamento) entre Itacaré e Camamu, fazendo parte de uma bela estrada será inaugurada no próximo dia 03/11.
Ponte esperada
Ilhéus um dos maiores municípios do estado, inclusive em população é refém da Ponte Lomanto Junior inaugurada há mais de 40 anos e necessita para seu desenvolvimento de uma revolução de parâmetros urbanos, destravando a inércia de seus políticos (só sabem fazer politicagem) e o atraso existente e gritantes necessidades, das quais uma delas é a construção de uma Ponte ligando a ilha de Ilhéus ao Pontal no continente.
É de bom alvitre ressaltar que como resultante do progresso e desenvolvimento que os municípios da região viverão com a construção do Complexo Intermodal (ferrovia – porto e aeroporto, os dois últimos internacionais e alfandegados) e a ZPE, é óbvio que o crescimento da cidade que possivelmente tenderá para o norte com os aparecimentos de várias empresas de prestação de serviços e de indústrias; que a cidade exige uma nova geografia urbana, com alterações profundas em seu sistema viário, a fim de permitir uma mobilidade condizente a uma grande cidade turística e portuária.
E a Ponte necessária ligará a ilha de Ilhéus ao Pontal em estrutura convencional ou a moderna estaiada sem nenhuma estrutura nas águas, pois seria estruturada por duas torres, uma de cada lado das margens da baia do Pontal, constituída de águas do mar-rio Cachoeira.
Já tratei do assunto em uma série de comentários e artigos intitulados de “Vamos discutir Ilhéus”?
A Ponte de consolidação do desenvolvimento
Já postei sobre essa Ponte a Salvador a Itaparica, e entre as muitas observações afirmo mais uma vez: a sua construção é questão de tempo, pois os inteligentes, ousados, empreendedores sabem muito bem os ganhos que serão auferidos pelos municípios próximos ao seu entorno e ao estado e ao país.
Daí é que com imensa satisfação e realizado que o governador e seu brilhante secretário de Planejamento, confirmando a vocação de administradores renovam as esperanças de que as providências estão sendo tomadas e como comprovação dou a seguir trecho publicado pela AGECOM, da entrevista de Walter Pinheiro ao radialista Raimundo Varela:
De acordo com o secretário, a ponte será transformada num elo de ligação e vetor de desenvolvimento: “é a chamada saída oeste. A idéia é encurtar o caminho para o Baixo Sul e para o Sul, e transformar a ponte na cabeceira da BR 242, numa ligação de Santo Antônio de Jesus a Castro Alves e de Castro Alves até o Paraguaçu. “Vamos atravessar uma rodovia que vai ligar a BR 242 à BR 116 e à BR 101 com Salvador, encurtando a distância e abrindo um outro ambiente para transitar”, ressaltou.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lança na próxima terça-feira (3) o Edital do Concurso Público Nacional que escolherá o Projeto Arquitetônico para Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves, equipamento da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
O Projeto vencedor do concurso, que conta com parceria técnica do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), balizará as intervenções que se fazem necessárias no Complexo do TCA, incluindo-se todos os seus espaços: Sala Principal, Concha Acústica, Sala do Coro, Foyer, Centro Técnico, Jardim Suspenso e Vão Livre.
De acordo com o diretor do TCA, Moacyr Gramacho, desde 2007, o TCA vem incorporando novas atividades, expandindo suas vocações. “Além das produções de terceiros, o complexo assumiu o papel de um verdadeiro Centro de Produção Cultural, o que demanda novas instalações e a modernização dos espaços atuais”, afirmou, ressaltando que o Complexo TCA passará também a contar com o Centro de Referência em Engenharia de Espetáculo.
Além dos corpos estáveis, Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que encerrará 2009 com 50 apresentações, e Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), que somará 30 apresentações nesse ano, o TCA vem intensificando suas produções com a orquestra juvenil Neojibá, que agrega 150 crianças e jovens, e o Núcleo de Teatro (TCA.Núcleo), que está com Edital de seleção para montagem de espetáculos com inscrições abertas até o dia 6 de novembro e contou com 6.500 espectadores para os espetáculos “Policarpo Quaresma” e “Jeremias, Profeta da Chuva” em 2008 e 2009.
Entre os projetos do TCA, destacam-se ainda o Domingo no TCA, que já atraiu mais de 34 mil pessoas desde 2007, e a Série TCA, que se prepara para o seu 15º ano em 2010, trazendo espetáculos internacionais para a Bahia, bem como as atividades do Centro Técnico, que apóia cerca de 180 produções por ano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
INTEGRAÇÃO COM HEPATITES VIRAIS É NOVO DESAFIO DO PROGRAMA DE DST/HIV/AIDS
O preconceito contra os portadores de HIV/Aids será o foco principal, este ano, da campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, tendo como slogan "Não ao preconceito!". A informação foi divulgada na manhã de hoje (28) pela socióloga Vânia Camargo da Costa, assessora técnica da Unidade de Prevenção do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS), durante reunião da Macro Regional Nordeste de Coordenadores de DST/Aids. O evento, que prossegue até amanhã, no Tropical Hotel da Bahia, é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de DST/Aids, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/Coordenação Municipal de DST/Aids.
Durante a instalação do encontro, representando o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, destacou a "consistência" do Programa Nacional de DST/Aids, considerado referência em todo o mundo, e disse ter certeza que "a reunião será uma oportunidade para o compartilhamento de experiências muito ricas. "No Nordeste, temos desigualdade e pobreza, assim como em todo o Brasil, mas também somos plenos de criatividade. Temos mais coisas positivas que dificuldades", afirmou a superintendente.
Para Sérgio D'Ávila, que está representando o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do MS, no encontro, "a capacidade de organização e mobilização da regional se reflete de forma muito positiva no enfrentamento da epidemia de DST/Aids". Presente à solenidade de instalação da reunião, o secretário municipal de Saúde de Salvador, José Carlos Brito, disse estar feliz com as ações desenvolvidas pelo Programa Municipal de DST/Aids, e acrescentou que tem recebido todo o apoio da Sesab, através do Programa Estadual.
Novos desafios
A integração do Programa de Hepatites Virais ao Departamento de DST/Aids, concretizada em maio desse ano, pelo Ministério da Saúde, e considerado por Sérgio D'Ávila como "mais um desafio", foi assunto de destaque durante o primeiro dia de atividades da Reunião Macro Regional Nordeste. Durante mesa redonda sobre o tema "Programas de Hepatites Virais e Tuberculose - "perspectivas de integração", o médico epidemiologista Drário Barreiro, coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, defendeu a integração cada vez maior das agendas dos dois programas - DST/Aids e Hepatites Virais e de Controle da Tuberculose -, e apresentou dados referentes à co-infecção tuberculose/HIV.
De acordo com dados do epidemiologista, no Brasil, cerca de 15 mil novos casos notificados de tuberculose a cada ano, são HIV positivo. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose revelou também que em todo o mundo, ocorrem 1,4 milhão de novos casos de tuberculose por causa do HIV. "A tuberculose é a maior causa de morte em pessoas com HIV", contou Barreiro.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Hepatites Virais, Evilene Fernandes, existem ações de prevenção de DST/Aids que são comuns à prevenção de hepatites virais. A enfermeira falou sobre os tipos mais freqüentes de hepatites virais e apresentou dados do Ministério da Saúde, que apontam a hepatite A como principal causa de hepatite fulminante em centros de transplantes no Brasil. Os dados indicam também que existem, no Brasil, em torno de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B, e 3 milhões de portadores crônicos de hepatite C. Quanto à co-infecção HIV/hepatites virais, a epidemiologista mostrou que no ano passado, foram registrados 37.379 casos de hepatites virais, e 2.309 de co-infecção.
Estratégias
Conforme a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, o principal objetivo da Reunião Macro Regional Nordeste é discutir e apresentar ações estratégicas para o controle da epidemia de DST/AIDS na região. A enfermeira contou que o encontro é realizado duas vezes por ano, reunindo representantes dos nove estados do Nordeste e de municípios que desenvolvem ações voltadas para o enfrentamento das DST e AIDS. Entre os temas de destaque estão: estratégias de redução de danos, "prevenção posithiva" e estratégias de controle das DST. Para Maricélia, "este é um momento importante, que nos possibilita buscar novas ações, modernizar atividades já desenvolvidas e trocar experiências com outros estados e municípios".
Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, dados ainda parciais apontam para o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta. No total de casos de Aids acumulados em todo o Brasil, incluindo a Bahia, a maioria foi registrada em homens, embora a partir de meados dos anos 90, venha se observando que a taxa de incidência diminui entre os homens e cresce entre as mulheres - o Ministério da Saúde aponta para o crescimento de 44% na infecção por HIV entre as mulheres, no período de 1995 a 2005.
Deu no Jornal - A Tarde
Notícias de POLÍTICA
Wagner quer reformar secretariado até dezembro
Jaques Wagner precisará substituir oito secretários que vão disputar próximas eleições
O governador Jaques Wagner (PT) anunciou, nesta quarta, que vai antecipar para dezembro as mudanças no primeiro escalão do governo, em função da saída de oito secretários que disputarão as eleições do próximo ano. Embora o prazo legal para desincompatibilização seja até início de abril, Wagner pretende definir logo a sua nova equipe de auxiliares diretos.
“Gostaria que, pelo menos até dezembro, já estivéssemos com os secretários que, na maioria dos casos, vão acompanhar o governo até o final do meu mandato”, disse Wagner. Entre os que sairão está o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa (PT), candidato a deputado federal, que poderá ser substituído por Marcos Lima, o baiano que até o mês passado comandava a subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República.
Tocar campanha - Com a medida, Wagner visa entrar em 2010 com a máquina estadual azeitada e, assim, ter tranquilidade para tocar a campanha pela reeleição. O presidente Lula também pretendia fazer a reforma ministerial em dezembro, mas agora já fala em dispensar os ministros candidatos somente no prazo legal. “Ele tem mais experiência do que eu, está no seu segundo governo, e, além disso, não é o candidato. Então, o jogo é diferente”, comparou Wagner.
Embora a preocupação do governador seja a de assegurar a continuidade administrativa, Wagner pontuou que a substituição dos secretários que são candidatos, já em dezembro, “não é uma regra rígida para todos”. Mesmo sem citar nomes, deu a entender que os secretários que chegaram ao governo este ano, como Nelson Pelegrino (Justiça), Walter Pinheiro ( Planejamento) e João Leão (Infraestrutura) só devem se desincompatibilizar dos cargos em abril.
No grupo que é candidato, estão três detentores de mandatos federais que tentarão a reeleição – Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino, do PT, e João Leão, do PP – e dois estaduais, Valmir Assunção (PP), de Combate à Pobreza, que disputará a Câmara Federal; e Roberto Muniz (PP), da Agricultura, que quer renovar mandato de deputado estadual.
Estarão ainda na disputa os secretários de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence (PT), candidato a deputado federal, e do Meio Ambiente, Juliano Matos (PV), que sai para estadual.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Direto da AGECOM
O governador Jaques Wagner e o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, reúnem-se, nesta quarta-feira (28), a partir das 15h, na governadoria (CAB), para discutir ações e investimentos necessários no estado para a realização da Copa do Mundo em 2014.
Também participam da cerimônia o vice-presidente executivo e coordenador do Comitê Copa 2014 da Abdib, Ralph Lima Terra, e o secretário extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia, Ney Campello.
Além do encontro com o governador, Godoy, que é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), participa, em Salvador, do 14º Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), no Hotel Pestana (Rio Vermelho).
Responsável por 35% das exportações da Bahia, com 90 empresas e 15 mil trabalhadores diretos, o Polo Industrial de Camaçari (PIC) ganhou nesta quarta-feira (28) um importante aliado para trazer novas indústrias e mais empregos. Trata-se do Guia de Atração de Investimentos, publicação lançada pelo Governo do Estado, em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O objetivo central da iniciativa é assegurar a competitividade atual e futura do complexo, dentro do projeto Polo + 30, que visa o desenvolvimento do PIC nos próximos 30 anos com ações estruturantes. Espera-se com isso criar as bases para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, solucionando a cadeia produtiva do complexo.
“Não acredito em desenvolvimento sem planejamento. O que estamos fazendo desde o ano passado, quando o Polo comemorou 30 anos de implantação, é pensar o Polo + 30. Para isso, há um plano de logística a ser feito e essa publicação é a primeira organização desse planejamento, apontando os caminhos pelos quais podemos atrair novos investimentos”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Vitrine para os investidores nacionais e internacionais, o guia lista em 36 páginas e um encarte complementar as principais oportunidades de investimento existentes hoje no PIC. No total, são mostradas 23 possibilidades de novos negócios, voltadas, sobretudo, a cinco áreas prioritárias: produtos petroquímicos, produtos inorgânicos, fertilizantes, produtos à base de celulose e produtos metalúrgicos.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, foi o entrevistado da manhã desta terça-feira (27) do Programa Balanço Geral, na Rádio Tudo FM.
O titular do Planejamento explicou que o projeto do Porto Sul está dentro de uma concepção moderna tanto do ponto de vista de logística e engenharia quanto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
O secretário explicou que a Ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, a Ilhéus (BA), num percurso de 1,5 mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos e cortando todo o Estado no sentido oeste-leste. “A idéia é ocupar o interior da Bahia, levar indústrias, produzir, ficar com o PIB, gerar trabalho e renda e desenvolver a região, tirando o congestionamento da Região Metropolitana de Salvador e acabando com a política de abandono que o Estado sofreu ao longo dos anos”, disse, lembrando que o governador Jaques Wagner vai entregar a ponte Itacaré - Camamu, que vai proporcionar uma economia de 2h de viagem entre Salvador e Ilhéus.
Outro destaque da entrevista foi a assinatura, nesta manhã, do acordo, com o Governo Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, para a renegociação das dívidas de cerca de 5 mil produtores rurais, que estarão, ainda, habilitados a novos créditos. “Este ato, que faz parte do PAC do Cacau, vai envolver mais de R$ 400 milhões no primeiro lote. Ainda queremos estender este acordo para 8 mil contratos” afirmou Walter Pinheiro.
Para concluir a conversa, Raimundo Varela questionou o secretário acerca da construção da ponte Salvador – Itaparica. O titular do Planejamento informou que nos próximos dias estará liberada a manifestação de interesse, instrumento usado para que as empresas interessadas em realizar a obra se apresentem. “Já passamos a minuta para o governador, que deve assinar o ato antes ou durante a próxima visita da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, no próximo dia 7”, contou.
De acordo com o secretário, a ponte será transformada num elo de ligação e vetor de desenvolvimento: “é a chamada saída oeste. A idéia e encurtar o caminho para o Baixo Sul e para o Sul, e transformar a ponte na cabeceira da BR 242, numa ligação de Santo Antônio de Jesus a Castro Alves e de Castro Alves até o Paraguaçu. “Vamos atravessar uma rodovia que vai ligar a BR 242 à BR 116 e à BR 101 com Salvador, encurtando a distância e abrindo um outro ambiente para transitar”, ressaltou.
É muito dificil acreditar...


O Hospital Geral Roberto Santos passou a conta a partir de hoje com 14 novos leitos de cuidado intensivo pediátrico. Dos novos equipamentos, nove completam a UTI Pediátrica, que passa de sete para 16 leitos, e cinco estão implantados na Semi-Intensiva Pediátrica, que agora passa a ter 10 leitos.
O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 1,5 milhão. Somente em obras foram R$ 216,6 mil e mais R$ 1,29 milhão em equipamentos e mobiliário.
As obras incluíram a reforma total das unidades, com troca de piso e do sistema de refrigeração, revisão da parte elétrica, ampliação da rede de gases, etc.
HGRS: maior unidade hospitalar da rede pública do Estado, com área construída de 32 mil metros quadrados e área total de 108 mil m², foi fundada em março de 1979. Conta com 640 leitos, sendo 49 de UTI e 72 na emergência.
OUTRAS AÇÕES: Entre as obras de reforma e adequação que beneficiaram o HGRS na atual gestão governamental, destaca-se a entrega, em 2007, da Unidade Semi-Intensiva (adulto) completamente reformada. A exemplo de outras dependências do hospital, encontradas em situação extremamente precárias, a Unidade Semi-Intensiva, destinada a pacientes críticos que não demandam UTI, mas precisam de cuidados intermediários, não cumpria plenamente a sua destinação, por carência de equipamentos e estrutura física deficiente, comprometendo o atendimento e o bem-estar dos pacientes.
Em virtude de incompatibilidade na agenda do ministro do Turismo, Luiz Barretto, a inauguração da ponte sobre o Rio das Contas, na BA 001, trecho Camamu-Itacaré, no Sul da Bahia, foi transferida para a próxima terça-feira (3), em horário ainda a ser divulgado. A ponte seria inaugurada às 11h desta quinta-feira (29), pelo governador Jaques Wagner e o ministro
Minha Bahia
Quanto à exposição de Rodin, aberta ao público no Palacete das Artes, em Salvador, Wagner lembra que as peças vão ficar na Bahia por três anos. “É o período mais longo que o museu Rodin, da França, aceita de deixar essas peças em um único museu”, afirmou. Segundo ele, é um presente que se dá para o povo baiano, para os turistas que aqui circulam. “Eu creio que estimulará mais ainda outros turistas – principalmente brasileiros – a virem à nossa capital, para verificar e visitar essas peças que estão avaliadas em torno de R$ 26 milhões”.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O plano de ação, metas e estratégias do Estado para a Copa do Mundo 2014 foram discutidos nesta segunda-feira (26), na Assembléia Legislativa, durante o 5º Fórum Legislativo das Cidades-sede da Copa do Mundo, organizado pelo Congresso Nacional, por meio da Câmara de Deputados e Senado FederalDurante o fórum, que faz parte de uma série de encontros regionais, foram apresentadas obras de infraestrutura, mobilidade urbana, construção do novo estádio da Fonte Nova, ações no turismo, saúde e segurança pública O Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo já esteve em Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT).
De acordo com o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, o Estado tem como principais objetivos articular ações junto às esferas públicas e privadas, interiorizar a Copa, beneficiando um número maior de cidades baianas, atrair investimentos que viabilizem as ações previstas e impactem a economia local e assegurar externalidades positivas para o pós-copa.
A construção da arena deve ser iniciada em fevereiro de 2010 e concluída em 2012. O investimento estimado é de R$ 605 milhões - sem isenções fiscais -, sendo que cerca de R$ 400 milhões devem ser financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O estádio será multiuso com capacidade de 50 mil lugares. “Estamos avançando no cumprimento das metas para 2014. A Bahia foi o segundo estado a lançar o edital de licitação. Estamos discutindo com a prefeitura de Salvador o destravamento do trânsito para facilitar a mobilidade urbana e definindo um plano de inteligência para a segurança pública” afirmou Campello.
Ao término do calendário de sessões regionais do Fórum Legislativo, os representantes das instituições envolvidas irão elaborar uma carta de propostas sobre os principais desafios do país, com contribuições das consultas públicas realizadas nas 12 cidades-sede.
Governo investe no incremento do turismo
O turismo também tem recebido atenção e diversas medidas estão sendo desenvolvidas a fim de incrementar o setor. A expectativa para a Bahia é gerar oito mil empregos diretos na área de hotelaria em Salvador e municípios da região metropolitana.
O secretário destacou também investimentos de R$ 20 milhões na capacitação de 20 mil profissionais das áreas de bares, hotéis, restaurantes, táxis, ambulantes, balconistas e empregados de barracas de praia. De acordo com Leonelli, cerca de 660 micro e pequenos empresários também participam do Programa de Capacitação Profissional e empresarial para atender melhor os turistas e atletas que estarão em Salvador e Região Metropolitana.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, acredita que a Copa de 2014 vai potencializar ainda mais o turismo baiano, aumentando o fluxo de turista nacionais e internacionais. “O Brasil já vem se preparando para a Copa do Mundo há algum tempo. Acredito que é possível acelerar as ações e o cumprimento das metas para que a copa no Brasil seja um sucesso. Tenho certeza que a Bahia e demais cidades-sede estão empenhados para a realização do evento”, afirmou.
Direto da Petrobrás

A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em setembro foi de 2.003.940 barris diários, o que representa recorde mensal.
A diferença de 24 mil barris/dia, em comparação com agosto de 2009, foi consequência da retomada de operação da plataforma FPSO Cidade de São Vicente, na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, e da plataforma P-19, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos.
Contribuíram também para o aumento a entrada de um poço na Plataforma de Piranema, em Sergipe, e o crescimento da produção de poços interligados às plataformas P-48 (Caratinga) e P-51 (Marlim Sul), na Bacia de Campos.
Considerados os campos do Brasil e do exterior, a produção total de petróleo e gás natural atingiu a média diária de 2.572.232 barris de óleo equivalente diários (boed) em setembro, indicando um aumento de 5% sobre o mesmo mês de 2008 e de 1,6% sobre agosto do corrente ano.
Noticias
Os produtores de cacau que têm dívidas com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) já podem procurar suas agências para assinar os contratos de renegociação.
Três produtores vão assinar seus contratos de renegociação, simbolizando as 4.858 operações.
“O PAC do Cacau agora é realidade”, afirmou Muniz. Essas operações fazem parte do total de 8.664, no valor de R$ 482 milhões, com enquadramento na Lei 11.775/2008, que criou o PAC do Cacau.
Questionamento
Reprodução
"Nenhum comício político terá a mesma força e apelo do filme 'Lula o filho do Brasil'", opina jornalista
Vitor Hugo Soares
Está prontinho da silva o que deverá ser uma das pedras de toque da campanha presidencial de 2010. Falo do filme "Lula, o filho do Brasil", que abrirá o 42º Festival de Cinema de Brasília, mês que vem. Em janeiro de 2010 entrará no circuito das casas exibidora do país, a superprodução dirigida por Fabio "Quatrilho" Barreto.
Um "trailer oficial", porém, já está disponibilizado pelo You Tube e começa a invadir sites, blogs e portais da Web. Um aperitivo e tanto para a grita e polêmica que seguramente virão ainda antes do longa metragem chegar à telona e às telinhas.
A oposição, aparentemente, ainda não teve tempo de dar uma olhada no trailer. Perde tempo, mais uma vez. Demora a perceber que o estrago que a "odisséia" filmada de Lula irá provocar nos planos do PSDB, DEM e aliados de emplacar o sucessor do atual ocupante do Palácio do Planalto, deverá ser maior que o causado pelo recente périplo presidencial ao longo de três estados (MG, BA, PE), ao longo das barrancas do Velho Chico.
Passei parte da infância em uma cidadezinha baiana na região do chamado Polígono da Seca no Nordeste, de nome Macururé. Por dentro da cidade passava a rodovia Transnordestina, coalhada nos anos 50 (da minha meninice) de caminhões paus-de-arara, que paravam nas pensões da beira da estrada do lugar, antes de seguir a longa travessia até São Paulo.
O lugar era então passagem obrigatória das multidões pobres e famintas que migravam em ondas humanas do Nordeste para Sul. Eram como páginas vivas no Brasil dos tempos amargos da depressão nos Estados Unidos, que John Steinbeck descreve de forma tão pungente no romance "Vinhas da Ira", transposto para a tela no magistral e premiado filme de John Ford.
É verdade que - sem demérito para o diretor brasileiro - há uma larga distância entre Ford e Barreto. Mas, ainda assim, imagino o impacto que as cenas do enredo e as imagens de "Lula, o filho do Brasil" irão causar em Macururé quando por lá for exibido o filme, em pleno período da campanha eleitoral de 2010. Nenhum comício político, por maior que seja, terá a mesma força e apelo.
O problema, dirão alguns, será transformar a emoção da tela em voto em quem Lula indicar na campanha. Mas isso é outra história."E cada coisa a seu tempo', dirão os marqueteiros e responsáveis pela campanha.
Até onde estou informado, o desejo dos produtores (e da turma do governo) é que o filme passe não apenas nas cidades nordestinas de onde saíam ou por onde passavam os paus-de-arara levando gente fugida da seca para o Sul. O filme, por iniciativa dos seus realizadores - com uma mãozinha de políticos e candidatos oficiais - deverá ter exibição pública em cada praça de cidades de todas as regiões, mesmo naquelas onde não existe uma sala exibidora sequer.
Há quem diga que até o ministério da Cultura participará do esforço de disseminação do filme país afora. Algo ainda a conferir depois de janeiro, pois tudo pode não passar de "esperneio de gente dos tucanos e do DEM", como "o povo do governo" diz na Bahia.
O trailer disponibilizado no You Tube é longo e detalhado. "Quase o resumo do filme inteiro", como registra um expectador na área de comentários do portal de vídeos. As cenas mais fortes e emblemáticas constam praticamente todas neste resumo: o nascimento do menino saído de parto com dor do ventre de dona Lindu (Glória Pires), matriarca da família Silva. Esta, ameaçada de surra no meio da rua pelo pai beberrão e dominador, enquanto se agarra com o filho Luis, que o marido quer à força mandar para a roça antes da escola. A reação (também pública) do filho diante da tentativa do pai bater na mãe.
Em seguida, a fuga da família na carroceria do caminhão, enquanto dona Lindu grita para o filho: "Se segura, Luís!". E vem São Paulo e as primeiras perdas: a cena no hospital público onde o médico lhe comunica a perda ao mesmo tempo do primeiro filho e da primeira mulher. Depois a perda do dedo no torno da siderúrgica, mas também as primeiras conquistas nas lutas sindicais históricas dos metalúrgicos do ABC em plena ditadura. A conquista de Marisa. A prisão. O começo da ascensão política. E mais não conto para não tirar a graça do futuro espectador interessado na obra.
O que posso adiantar é que outro barulhão está à vista desde já, a deduzir por três comentários recolhidos aleatoriamente no You Tube.
"Grande, Lula? Getúlio Vargas, esse sim merecia um filme". (Felipaum Camargo) "Será que vai falar do mensalão?" (Isb)
"O filme é sobre o Lula e não sobre os políticos envolvidos no mensalão. Se souber de algum envolvimento do mesmo (Lula) no mensalão favor avisar às autoridades e não postar aqui comentários sem um pingo de conhecimento sobre política, baseado apenas em reportagens da Veja". (Alceu).
Isso é só o trailer. Imaginem quando "Lula, o filho do Brasil" entrar para valer na campanha de 2010.
A conferir!
Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site-blog Bahia em Pauta ( http://bahiaempauta.com.br/).
Fale com Vitor Hugo Soares: vitor_soares1@terra.com.br
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais de Terra Magazine.
Terra Magazine
domingo, 25 de outubro de 2009
Você sabia que...
03 – A Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, os Correios, Infraero, Eletrobrás, juntas (estatais) injetaram R$536 milhões aproximadamente no último ciclo olímpico?
04_ O Jornal A Tarde colocou hoje a seguinte manchete: “Sonda CoRot identifica terremotos nas estrelas”?
Pensargrande diz: abalos ou ondas sísmicas em estrelas podem ser considerados como terremotos?
A pergunta é levada em consideração que no Dicionário de Aurélio diz: Terremoto veja sismo, que é movimento do interior da terra, no caso se referindo ao planeta ?
05 – Pensargrande contestou desde o inicio do brasileirão da série B, que o Bahia teria que lutar muito para não parar na série C, embora a grande mídia ainda visse a possibilidade de classificação entre os quatro primeiros que levariam o clube do continuísmo feudal a 1ª divisão?
Licitações de obras só poderão ocorrer até abril de 2010, dai só depois das eleições.
sábado, 24 de outubro de 2009
Fórmula Indy - Turismo - Preparação de Atletas e Ginásio de Esportes


TURISMO
É evidente que a Indy iria concorrer para incrementar o turismo, mas a impossibilidade de momento não será danoso para o município e para o estado,pois obras como a revitalização da Feira de São Joaquim, a recuperação do Centro histórico, a construção da Via expressa,a ampliação dos portos de Aratu e Salvador, a ampliação do Aeroporto, a construção de novas avenidas e passarelas, da nova Fonte Nova, de hospitais e de tantas outras ações anunciadas como importantes no novo sistema viário da cidade e mudando totalmente sua mobilidade serão determinantes para o crescimento do fluxo turístico de Salvador e da Bahia
Os maiores vetores para o desenvolvimento turístico são:a) A beleza da cidade, o carinho e a hospitalidade do povo baiano; b) As ações levadas a termo pelo governo com planejamento consumado; c) A recuperação da Economia do estado e do país.