UPA 24 horas reforça atendimento de urgência e emergência em Seabra e região
Seabra ganha 10ª Unidade de Pronto-Atendimento inaugurada na BahiaMais uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) foi entregue na Bahia, desta vez no município de Seabra, no Território de Identidade Chapada Diamatina. Construída no bairro de Tamboril, a unidade foi inaugurada na manhã desta terça-feira (10) com a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia, Alfredo Boa Sorte.
A UPA 24h de Seabra dispõe de sete leitos de observação, entre adulto (masculino e feminino) e infantil, além de 15 semi-leitos. Com equipamentos 100% novos, a unidade também está apta a realizar exames de raio-x, eletrocardiograma e de laboratório.
“Hoje, estamos comemorando a 10ª unidade. Até 2014, esperamos entregar mais 40 unidades neste porte e concluir este conjunto de investimentos, dotando todas as regiões do estado de unidades para atendimento de urgência e emergência, ampliando o acesso da população a serviços de qualidade”, disse Solla.
As outras 9 UPAs inauguradas na Bahia foram construídas em Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Candeias, Caetité, Luís Eduardo Magalhães, Vera Cruz e Salvador, que, atualmente, dispõe de duas unidades, uma no bairro de Escada, no Subúrbio Ferroviário, e outra no Largo de Roma, na Cidade Baixa.
Urgência e emergência
Conforme o diretor da UPA 24h de Seabra, Marcos Pacheco, serão vários profissionais entre cirurgiões, clínico, pediatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem para servir a população da cidade e de outras localidades da região. “Estamos preparados para atender o pessoal a partir da próxima segunda-feira (17)”.
A secretária de Saúde de Seabra, Mônica Luz, informou que a cidade não tinha uma unidade de urgência e emergência municipal e que a UPA 24h é a primeira unidade de saúde pública com este perfil de atendimento no município. “Só tínhamos convênios com a rede particular por meio do SUS”.
A técnica de enfermagem Inês Borges vive com o esposo e dois filhos em Seabra. Ela, que conhece bem a demanda de saúde da cidade, observa que uma das grandes vantagens da UPA 24h é que “vão ser feitos os principais exames. O paciente já sai com diagnóstico e encaminhamento”.
Hospital Regional
A dona de casa Maria José de Oliveira deixou de lado os afazeres domésticos e também foi prestigiar a inauguração da mais nova unidade de saúde pública em Seabra e aprovou a estrutura do local. “A gente ter um lugar para atendimento de saúde mais rápido, pra gente é muito bom. Espero não precisar, mas se tiver que vir, é bom que tenha”.
O secretário Jorge Solla explicou que, por Seabra ser uma cidade polo na Chapada Diamantina, uma série de outros investimentos está prevista ou em andamento no município. “Esta semana foi aprovada uma portaria pelo Ministério da Saúde criando a Central de Regulação do Samu. São R$ 250 mil para construir e equipar a central que vai atender a todas as microrregiões de Seabra e Itaberaba”.
O Hospital Regional da Chapada Diamantina é outra obra citada pelo titular da Sesab para Seabra. Segundo ele, na próxima segunda-feira (17), será feita a licitação para início da segunda fase de construção do hospital. “Esperamos, o mais breve possível, ter mais um hospital regional, a exemplo dos que entregamos em Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Irecê, além do Hospital da Criança, em Feira de Santana, e o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
As UPAs integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia.
Texto:AGECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário