Primeiro galpão do Porto é derrubado
Roberta Cerqueira REPÓRTER - Tribuna da Bahia
Futura obras do Porto de Salvador
Quem passa pela Avenida da França, no bairro do Comércio, já consegue perceber uma mudança na paisagem do local. São reflexos do efeito Barcelona em uma das mais importantes áreas da capital baiana.
Com a retirada do galpão dois da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) para construção do novo terminal de passageiros do Porto de Salvador, a Baía de Todos os Santos, aos poucos, volta a ser contemplada também desta região da cidade.
O empreendimento com infraestrutura aos moldes internacionais lembra o Palacruceros, terminal do Porto de Barcelona, na Espanha, considerado o mais importante da Europa. Neste, os passageiros contam com um clube infantil, acesso à Internet, lojas, sala VIP e um café com vista panorâmica e uma área aproximadamente 5.500 metros quadrados.
Na capital dos baianos, o novo terminal começou a ser construído em abril e de acordo com o presidente da Codeba, José Rebouças, as obras seguem em ritmo acelerado e está cerca de 3% mais adiantada que o previsto para este período de menos de dois meses. “Estamos cumprindo o nosso cronograma e acreditamos que tudo estará pronto em maio de 2013”, garante.
A obra integra o conjunto de ações ligadas à preparação da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos em 13 meses e o terminal seja inaugurado em 13 de maio de 2013, dia em que o porto comemora 100 anos.
O projeto do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador foi concebido em conjunto pela Codeba e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões um e dois, que ficam mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados.
Onde antes havia o galpão dois, ontem foi fincada a primeira estaca para a construção de um prédio com engenharia moderna. “O prédio será todo em vidro permitindo, às pessoas que passarem pela Avenida da França, contemplar o mar”, destaca Jorge Nogueira, coordenador de infraestrutura e engenharia. O galpão já começou a ser demolido, no local será construída uma praça onde vai ser possível apreciar a Baía de Todos os Santos.
De acordo com as previsões do coordenador da obra, em 30 dias toda a fundação estará concluída e a construção do prédio será iniciada. “O que a gente achava que aconteceria em 60 dias deve ser feito em 30”, diz Nogueira que acrescenta. “Esta foi uma obra muito bem planejada, nós estamos preparados para qualquer eventualidade”.
Importância para o turismo
O presidente da Codeba destaca a importância do equipamento para o setor turístico. “Teremos um terminal refrigerado com checkin, check-out, local para despacho de bagagem, para espera de embarque, tudo projetado de acordo com padrões internacionais, com áreas para Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, tudo o que envolve o setor portuário, que é uma entrada e saída de pessoas. Temos que estar preparados para isso,” explica Rebouças.
Com uma privilegiada vista panorâmica da Baía de Todos os Santos, o terminal ainda terá um centro gastronômico e de lazer, um estacionamento para táxis, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. “Essa será uma área pública, que une o porto à cidade.
Haverá um limite. Não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França terá acesso à bela vista”, lembra.
O prédio ainda terá um sistema de economia de água com gasto até 30% menor que empreendimentos do mesmo porte, além de sistema de ar condicionado setorial e escadas rolantes com sistema de presença, o que também contribui para uma economia de energia.
Com a maior movimentação de turistas do Nordeste e a maior fora do eixo Rio-São Paulo, o Porto de Salvador recebeu no último verão 114 navios de cruzeiro, com um total de 260 mil passageiros. A construção do novo terminal tem investimento de R$ 30,2 milhões e faz parte de um conjunto de reformas e obras que serão realizadas pela Secretaria de Portos em sete pontos do país, com um total de R$ 898,9 milhões em investimentos.
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