quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ousar pensar é dificil...realizar as vezes é impossivel...Que fazer?

Entre os projetos de mobilidade urbana de Salvador para a Copa de 2014 há um com o título de " Cidade Bicicleta - Mobilidade para Todos", com um sistema cicloviário de 140 km.

É muito bom lembrar que Salvador tem uma topografia bastante acidentada, com muitas ladeiras, elevados e vales e sem espaço disponível para a construção de ciclovias e que evidentemente a construção de novas avenidas daria mais abrangência a ideia defendida pelo Estado de dotar Salvador de um projeto facilitador da mobilidade urbana.

Há quem ache que Salvador não é uma cidade de dois andares ,pois há três níveis diferentes levando em conta a situação da localidade em relação ao mar que contorna quase toda cidade.

Só como lembrança, o bairro do comércio está a beira do mar, a Baixa dos Sapateiros em nível intermediário e as praças Municipal e da Sé acima das duas, como se fosse terreo,sobreloja e 1º andar.

Enquanto não sai do papel dou abaixo parte de publicação da revista Muito e adiante como comparação dados sobre cidade da Europa onde a bicicleta faz parte da mobilidade urbana da cidade como um exemplo tipico de desenvolvimento com saúde principalmente.
Conheça o Mapa que projeta como ficará a cidade para os bicicleteiros.

Com 700 mil veículos circulando pelas ruas de Salvador, tem muita gente optando por deixar o carro na garagem e ocupar as vias da cidade com suas bicicletas.
 A reportagem de capa da Muito do domingo (13/11) traz histórias de pessoas que estão satisfeitas com a troca e com as vantagens físicas que a bike traz.
 Já o governo planeja transformar Salvador na Cidade Bicicleta até a Copa de 2014 com um sistema cicloviário de 140 km.

Salvador tem muitos projetos, entraves, liminares, embargos, desembargos, guetos do atraso, órgãos públicos que atrapalham, e o tempo que não para mostra a triste realidade que a ideia tem por muitas vezes ações pertinentes que vão em sentido contrário e a cidade fica parada, inerte...e parece que gente que não foi eleita tem mais poder de que os políticos que tem mandatos pela vontade popular...dizem que isso faz parte da democracia.

Enquanto isso na Europa, mais precisamente na capital Holandesa, Amsterdã (é a capital e a maior cidade dos países baixos), apontada como a mais liberal da Europa, é considerada como uma cidade turística, cheia de monumentos,museus,parques, com população em torno de 778 mil e lá há cerca de 881 mil bicicletas registradas e sujeitas a regras de transito e tudo funciona tão bem sobre duas rodas, muito embora haja muitos veículos por lá.
A Holanda  tem duas capitais a situada na província Holanda do Norte que é Amsterdã e Haia capital do reino da Holanda (mais isso é outra conversa que poderemos ou não tratar em outra oportunidade).
O foco aqui é comparativo quando um país da Europa que não está em manchetes negativas ter um dos meios de transportes a magricela em número tão expressivo.
Aqui em Ilhéus é uma temeridade para os ciclistas e ou bicicleteiros pelas ruas estreitas, mais sinalizadas, com calçamento com buracos e um transito louco com motos desafiando as leis de transito e causando temor aos motoristas de carros de passeio.
Ciclovia aqui, no centro do município só na Avenida Soares Lopes, locada em lugar perigoso, sem utilização, sem uso e para adequar a cidade com esse meio de transporte só com a implantação de um novo sistema viário na cidade...coisa difícil de acontecer.


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