O Complexo Eólico Alto Sertão-I, construído no município de Caetité, sudoeste da Bahia, foi inaugurado nesta segunda-feira (9). O empreendimento é considerado o maior complexo de energia eólica da América Latina, com geração de 294 megawatts, o suficiente para consumo de uma cidade de 540 mil residências, ou 2,16 milhões de habitantes.
Administrado pela empresa Renova Energia, o complexo recebeu investimento de R$ 1,2 bilhão, o que possibilitou a instalação de 14 parques eólicos nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi, e geração de 1.300 empregos diretos e indiretos.
Presente ao evento, o governador Jaques Wagner disse que a Bahia tem o melhor vento do mundo para a produção de energia eólica e que, por isso, o Estado apoia empreendimentos como esse. Ainda segundo o governador, além de incrementar a matriz energética do país, a energia produzida é renovável e não agride o meio ambiente.
Participaram da inauguração também os secretários estaduais do Planejamento (José Sergio Gabrielli), do Meio Ambiente (Eugênio Spengler), da Casa Civil (Rui Costa), e da Indústria, Comércio e Mineração (James Correia).
O diretor-presidente da Renova Energia, Mathias Becker, informou que a empresa vai construir novos empreendimentos na Bahia, com inauguração prevista para 2016.
|
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Inaugurado na Bahia o maior complexo eólico da América Latina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário