Foto ilustração (wikimapia)
Ilhéus e os caminhos que levam ao Oeste e daí para todo o país e por isso vou dividir em dois eixos:
Capitulo I - b) Ponte de Ilhéus ao Pontal
Antes de comentar sobre uma grande necessidade da cidade de Ilhéus ( hoje teve um monumental engarrafamento pela manhã, mas isso é um capítulo de uma novela diária que coloca todo o povo para sofrer) a Nova Ponte ligando a ilha de Ilhéus ao Pontal e toda região da cidade lá pras bandas do sul, vou me ater ao passado e comentar sobre a Ponte Lomanto Junior.
A Ponte Lomanto Junior com seus 330 metros de extensão levou sete meses para ser construida pela Odebrecht e foi inaugurada em 15/08/1966 pelo então presidente da república do Brasil o general Castelo Branco e do ministro o também general Juarez Távora.
Ilhéus que havia sido fundada em 1534 e elevado a cidade em 1881, tem na atualidade cerca de 40% de sua população urbana residente na zona sul, afora os distritos prá aquelas bandas e coloca toda a cidade refém de uma única Ponte, que completará este ano 45 anos de construida.
A foto acima é uma demonstração de onde o muinicipio poderá ter construida uma nova Ponte ligando o Centro ao Pontal e toda zona sul e em minha opinião derruba a ideia do Secretário de Planejamento do municipio sr Alisson Mendonça em construir uma duplicação e/ou uma nova Ponte paralela a Lomanto Junior.
Efetivamente qualquer pessoa que imagine o futuro que essa cidade terá com a construção do Complexo Intermodal, integrado de Ferrovia, Porto e Aeroporto internacional, duplicação da rodovia de Ilhéus a Itabuna, ZPE e uma reativação do Polo de informática como fartamente noticiado terá a noção que uma nova Ponte não será uma outra Ponte e sim um equipamento de mobilidade urbana visando uma requalificação total do Sistema Viário da cidade e que a espinha dorsal desse empreendimento será sem dúvida a Avenida Soares Lopes.
A Ponte deverá ser construida das imediações do Cristo na Avenida 2 de Julho em direção a área próxima do morro de Pernambuco.
Afinal o que é uma Ponte? uma construção destinada a estabelecer ligação entre margens opostas de um curso de água( lagoa, lago, rio, mar) ou de outra superficie qualquer com a ligação de elevados para o encurtamento de distâncias e/ou caminhos.
É preciso entender que nem sempre uma Ponte pode ser tão simples como um continuador de caminhos e ter uma abrangência bem maior onde possamos ter alças,contornos, e entornos para se alcançar níveis de pisos diferentes em região que se situa em torno de um ponto.
Entendo que a nova Ponte do Centro de Ilhéus ao Pontal e todo o sul de Ilhéus e de outros municipios tem que ter um planejamento que envolva uma construção não para o atendimento imediato, mas visando uma projeção para um futuro que vai se iniciar em breve, com quatro faixas de tráfego (dois em cada sentido), ciclovia( para uso de bicicletas) e além de passeio para pedestres uma motorvia ( tréfego de motos).
Um chamamento de atenção, o que estou comentando não é utopia e se ouso a pensargrande é devido saber dimensionar as futuras necessidades de nossa cidade, além de não usar coleira (espécie de colar que cinge animais pelo pescoço) e ser dotado de grande tirocinio administrativo, capaz de planejar para que uma gestão tenha o êxito desejado e possa ser atual por longo periodo de tempo.
Há ações que podem ser tomadas para aplicação imediata, para curto prazo, médio e longo prazo e como exemplo é só ter que transitar pela Ponte Lomanto Junior, após 45 anos de construida e entregue ao uso de seus habitantes, passantes, visitantes e turistas.
E o resto é muita conversa fiada para boi dormir... Cadê os projetos da nova Ponte?
Quede as planilhas de custos estimados para efeito minimo de uma futura licitação?
Ou será que imaginam que apenas conversas de gabinetes vai determinar a liberação de recursos para a construção da Ponte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário