sábado, 19 de março de 2011

Política
Wagner almoça no Itamaraty
Lílian Machado
Publicação da Tribuna da Bahia

A visita do presidente dos EUA, Barack Obama, vai movimentar também a agenda do governador Jaques Wagner (PT), que deixou de lado outros compromissos para prestigiar a presença do líder americano em solo brasileiro. Forte aliado da presidente Dilma Rousseff (PT), fato evidenciado nas eleições presidenciais de 2010, Wagner será uma das autoridades que irão participar hoje do almoço oferecido a Obama pela Presidência da República, no Palácio Itamaraty, em Brasília.



Antes disso, de olho na parceria estratégica entre Brasil e EUA, que pode render frutos para a Bahia, o governador participará de um encontro com a presença de 400 empresários norte-americanos interessados em investir no país. A reunião será no Centro de Convenções Brasil 21.

É a primeira visita de Obama à América do Sul depois de eleito. O chefe de Estado participa também de eventos no Rio de Janeiro e depois embarca para o Chile.



Wagner, assim como outras autoridades, devem aproveitar o momento para melhorar as negociações entre os dois países, questão já aprimorada com a China, maior parceiro do Brasil hoje. Na Bahia, por exemplo, foi anunciado ontem pela assessoria do governo que um grupo chinês, o Chongqing Grupo de Grãos, vai se instalar no estado, com investimentos de R$ 4 bilhões no município de Barreiras, Oeste baiano.

 A intenção é de que novas oportunidades sejam fechadas também com os americanos.



A agenda do governador na visita de Obama termina com uma participação no ato com empresários também no período da tarde, quando, a partir das 16h, ele acompanhará os pronunciamentos do chefe do Estado norte-americano e da presidente Dilma Rousseff, no encerramento. Além do gestor petista, confirmou participação na visita de Obama ao Brasil o deputado federal ACM Neto (DEM).

 O democrata foi convidado para participar do almoço que será oferecido ao presidente. Na ocasião, Neto, que é líder da bancada democrata, vai representar o partido.



Nenhum comentário: