sábado, 26 de março de 2011

Mobilidade em Salvador

Metrô - Via Expressa Baía de Todos os Santos - VLT e BRT e em outra etapa novas Avenidas e o Sistema Viário do Oeste com a Ponte Salvador a Itaparica.

Capitulo II - BRT - VLT, conceitos e entrevistas

"Quanto melhor o transporte público, melhor a cidade se torna para todos,inclusive para os usuários de automóveis" e o que em verdade acontece em Salvador do até agora, é bem diferente e por razões óbvias todos os proprietários de veículos vão ao trabalho, a escola, ao lazer e haja tráfego lento (cada mês são muitos novos carros nas ruas e avenidas), travado, e engarrafado... um verdadeiro caos.

E o que pode ser feito para resolver problemas viários? Efetivamente há medidas a curto, médio e longo prazo a serem adotadas e o foco primordial é engenharia de tráfego, com novas obras e requalificação de vias ja existentes somadas a implantação de corredores de tráfegos para sistemas BRT ou VLT e Metrô, além de modernização dos Trens do Subúrbio, construção de ciclovias, aceleração nas obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, construção da Ponte Salvador a Itaparica e realmente muito mais...pois a cidade a 3ª capital brasileira em população e não para de desenvolver.

Como já existe  recursos para a implantação de um corredor BRT ligando a Rótula do Abacaxi ao Aeroporto e o Estado já está em campo lutando para a extensão dessa obra até Portão,bairro de Lauro de Freitas, bem próximo de Vilas do Atlântico; urge também ações rápidas para a consumação dos corredores de tráfegos da Lapa a Iguatemi via Avenida Vasco da Gama e de acordo com publicação de planos para a implantação do BRT em Salvador são três  Etapas como a seguir:

01-  A primeira Etapa de Implantação (tronco principais) é composta de:
1.1 - Aeroporto/Mussurunga/CAB/ Iguatemi/Acesso Norte/ Linha Circular na Av.Trancredo Neves;
1.2 -  Iguatemi / Av.ACM (até a Pituba) / Lucaia/ Vasco da Gama/ Lapa;
1.3 -  Detran/ Retiro/San Martin/ Calçada;

Oportunamente comentarei sobre a 2ª Etapa ( Corredores Transversais) e a 3ª Etapa ( Linhas Complementares).

Vou pular o trato no assunto em pauta e vou focar as novas Avenidas, pois não dá para esperar mais e as medidas visando o futuro tem que ser agora, pois há o elemento facilitador a Copa do Mundo de 2014 e por obvias razões vou postar trechos de entrevista do Prefeito João Henrique:

É preciso " fazer o Corredor BRT do Iguatemi rumo a Lapa, via Vasco da Gama, porque o Metrô só contempla a população da Bonocô. E se o financiamento que pleiteamos permitir que executemos todo o trecho da Vasco da Gama vai ter pista exclusiva até a Lapa e nós assim faremos e isso vai permitir que se vá de BRT para a Nova Fonte Nova via Vasco da Gama( em termo de obra de responsabilidade da Prefeitura é nossa prioridade número 1)"

Sobre o grande leque de projetos intitulados Salvador Capital Mundial, duas grande Avenidas estão inseridas a Linha Viva e a Linha Atlântica ( não existem recursos para essas obras).
Ambas são de muitíssima importância para o futuro da cidade, mais existe um diferencial entre elas:

Linha VIVA
É pedagiada, porque passa por baixo da linha de alta tensão da Chesf, área de servidão onde não existe ocupação o que a transforma em mais fácil de fazer, pois os problemas ambientais devem ser menores.
Entretanto é preciso que grupos privados se responsabilizem pela sua construção recuperando os investimentos realizados com a cobrança de pedagio.

Via Atlântica
Essa é complicada porque passa por cima de áreas ambientais como o Parque Pituaçu, com obras de artes a nível das nações mais evoluídas (veja matéria já publicada neste blog), e é cara e precisa de recursos federais e já foi encaminhado pedido para o governo federal solicitando para Salvador e essa obra está inclusa na relação dos projetos apresentados.

Uma coisa é fato...é preciso mais pressa nas intervenções construtivas, pois o tempo passa veloz e a cidade não para de crescer e precisamos está em conformidade máxima em graus de realizações.

Aguarde...o Capitulo III

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