quinta-feira, 24 de março de 2011

Noticias - Indústria

Fábrica da Alstom na Bahia começa a produzir em setembro


Fábrica da Alstom na Bahia começa a produzir em setembroA primeira fábrica de aerogeradores da Alstom nas Américas estará em funcionamento no Pólo Industrial de Camaçari em setembro deste ano.

 Foi o que garantiu o presidente da Alstom do Brasil, Philippe Delleur, durante o lançamento simbólico, nesta quarta-feira (23), da pedra fundamental da fábrica na Bahia - a maior do grupo no mundo, superior mesmo à de Buñuel, na Espanha. No evento estavam presentes, o sub-secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, Luiz Gonzaga, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e o vice-presidente de Energia da Alstom para a América Latina, Marcos Costa.



As obras de construção da primeira planta dedicada a materiais eólicos da Alstom no Brasil estão em ritmo acelerado, com os serviços de terraplanagem praticamente concluídos. Já se vê na área onde será feita a edificação do galpão industrial, a cargo de uma empreiteira baiana, as primeiras estruturas de concreto para as fundações. Toda a produção baiana de naceles (o coração do aerogerador) será destinada aos mercados nacional e da América Latina.



Com matriz na França, gigante mundial na produção de equipamentos para a geração e transmissão de energia, a Alstom está investindo R$ 50 milhões na sua planta baiana, que terá capacidade instalada de 300 MW/ano e geração de 150 empregos diretos e 500 indiretos.

 O recrutamento dos 50 primeiros trabalhadores já começou. “Vamos priorizar a mão de obra baiana. Depois da seleção, eles serão treinados, durante um mês, em nossa fábrica de Barcelona”, explica o vice-presidente Marcos Costa.



Para o diretor geral de Energia da Alstom para a América Latina, Joan Sanmarti Amat, o potencial eólico brasileiro é maior do que o da Espanha. “Temos melhores ventos e todas as condições favoráveis ao modelo energético brasileiro, um dos melhores do mundo. Aqui, quando falta chuva, sobram ventos. E vice-versa”.



Primeiro parque


Antes mesmo da construção da fábrica, a Alstom começou a se implantar na Bahia. Ela é a responsável por equipar o primeiro parque eólico baiano, no município de Brotas de Macaúbas, formando as três usinas eólicas de Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra. Os equipamentos estão sendo importados da Espanha e o parque deverá ser implantado até junho deste ano.



O presidente Philippe Delleur disse que a Alstom veio para ficar na Bahia, porque o potencial baiano de energia eólica é um dos melhores do mundo. Ele acentuou que a sua empresa, presente no Brasil há 55 anos, também atua fortemente na área de transporte ferroviário e que os projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014 interessam diretamente à companhia, principalmente aqueles relacionados com a implantação do veículo Leve sobre Trilhos (VLT).



Texto:AGECOM

Nenhum comentário: