segunda-feira, 28 de março de 2011

Resenha Diária produzida pela ASCOM/MD
segunda-feira, 28 de março de 2011
DEFESA
Inforel


Aprovado acordo Brasil – França para construção de submarinos

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal aprovou dia 24, o acordo de cooperação firmado entre Brasil e França que permitirá a construção de quatro submarinos convencionais e um nuclear para a Marinha brasileira.

Em 2009, o Senado Federal aprovou a contratação de empréstimo internacional para viabilizar o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), orçado em R$ 19 bilhões.
O submarino nuclear só deve estar pronto por volta de 2021.


A cooperação abrange os métodos, as tecnologias, as ferramentas, os equipamentos e a assistência técnica em todas as etapas do projeto de submarinos convencionais do tipo Scòrpene, bem como de um submarino com armamento convencional destinado a receber reator nuclear.
Também a construção de um estaleiro onde serão construídos os submarinos e de uma base naval capaz de abrigá-los.
O acordo assegura a transferência de tecnologia relativa ao projeto e o apoio francês à concepção e construção da parte não nuclear do submarino SNBR.
A cooperação deverá durar três anos após o primeiro mergulho estático do SNBR e não poderá exceder o limite de 25 anos.
O governo brasileiro considerou a necessidade detectada pela Marinha de submarinos de propulsão nuclear, que poderão promover a vigilância mais adequada das águas profundas da plataforma continental brasileira, onde se encontram os campos de petróleo da camada pré-sal, e a decisão da França de oferecer a sua tecnologia.
O projeto do submarino nuclear está 15 anos atrasado e poderá ser desenvolvido num ritmo mais lento após o anúncio pelo governo de um corte de mais de R$ 4 bilhões do Orçamento da Defesa.

Nenhum comentário: