domingo, 27 de março de 2011

Mobilidade Urbana

Metrô - Via Expressa Baía de Todos os Santos - VLT e BRT e em outra etapa novas Avenidas e o Sistema Viário do Oeste com a Ponte Salvador a Itaparica.Ponte Salvador a Itaparica ( Sistema Viário do Oeste)

Capitulo III - Ponte, Metrô e BRT/VLT e opiniões e frases.


Saiba o resumo das ações sobre a Ponte:

Até o início das obras, diversas etapas ainda precisam ser seguidas neste processo.
Quais são essas etapas e quais estudos que já foram realizados ou que ainda precisam ser realizados?

Primeiro, a realização de Propostas de Manifestação de Interesse (concluída em 15 de Março de 2010), depois a elaboração de um projeto de concessão e, por fim, uma possível abertura de processo licitatório.

Através das propostas, a Secretaria do Planejamento (Seplan) receberá estudos de concepção, levantamentos, estimativas de demanda e outros tipos de pesquisa ou investigação que contribuam para a preparação de um Termo de Referência que embase o Edital de Licitação, que poderá ser lançado posteriormente.
 Os estudos, projetos, levantamentos e estimativas recebidos podem subsidiar a definição e construção do modelo a partir do qual será estruturada a concessão do Sistema Viário Oeste.
Quem produziu o projeto?

Ainda não há projeto. O que houve foi um convite de manifestação de interesse para a realização de estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de um projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste.
A partir dele, a iniciativa privada poderá contribuir com estudos para a elaboração de um projeto de concessão, nas modalidades comum e/ou patrocinada, do Sistema Viário Oeste.

Como resultado do convite público de manifestação de interesse, cujo prazo de entrega terminou em 15 de Março de 2010, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), recebeu quatro propostas.
As empresas participantes foram a Planos Engenharia, AGR Estruturadora de Projetos / Albino Advogados Associados, Serveng-Civilsan S.A. e o consórcio constituído pelas empresas Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa.

Após análise da documentação encaminhada, a Seplan autorizou o consórcio (Odebrecht. OAS e Camargo Corrêa) e as empresas Planos Engenharia e Serveng-Civilsan S.A. para realizarem os estudos previstos na PMI.

Ressaltamos que estes estudos não terão ônus para o Estado da Bahia e elas possuem o prazo de 120 dias corridos, contados a partir do dia posterior a publicação no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União - que foi 7 de Abril. Ou seja, o prazo de entrega seria 5 de Agosto, contudo a Secretaria do Planejamento (Seplan) avaliou que devido a complexidade, multiplicidade dos estudos e ineditismo do empreendimento, o prazo deveria ser prorrogado por mais 90 dias (comunicado publicado no DOE em 28 de Julho de 2010).

A data estabelecida seria 3 de Novembro de 2010, mas houveram duas novas solicitações de prorrogação e o dia limite para a entrega passou a ser 10 de Dezembro (publicado no DOE em 13 e 14 de Novembro de 2010).

Apenas o consórcio (Odebrecht. OAS e Camargo Corrêa)e a empresa Planos Engenharia entregaram os estudos preliminares.

Caso seja comprovado a viabilidade financeira do empreendimento, a concessão deverá compreender: construção, operação, exploração e manutenção de ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica; duplicação, operação, exploração e manutenção da Ponte do Funil, entre os municípios de Vera Cruz e Nazaré; duplicação, operação, exploração e manutenção da BA-001 no trecho entre a cabeceira da nova ponte, na Ilha de Itaparica, e a cidade de Nazaré e duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 046, no trecho entre Nazaré e Santo Antonio de Jesus, no entroncamento com a BR-101.

Reiteramos que a realização da PMI não implica, necessariamente, na abertura de um processo licitatório para seleção do futuro concessionário. A licitação, caso venha a ser realizada, não ficará condicionada à utilização dos conteúdos das propostas.

A definição e a estruturação do projeto final, objeto do eventual processo licitatório, ficarão a cargo de uma consultoria especializada que ainda será contratada ou conveniada pelo Governo do Estado da Bahia. E não serão concedidos quaisquer tipos de vantagens ou privilégios aos participantes da PMI caso o processo licitatório aconteça.
Essa é a noticia oficial da SEPLAN.

Metrô de Salvador
Constituído pelo prefeito João Henrique, o grupo, integrado por representantes das secretarias da Fazenda (Sefaz), do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), colocou em pauta, mais uma vez, a integração da mobilidade urbana na capital. Presentes no encontro, técnicos da Companhia de Trens Urbanos (CBTU) e da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) levantaram dados da primeira linha do Metrô Salvador Lapa/Acesso Norte, com extensão de 6,6 quilômetros e cinco estações.
No encontro, foi divulgado que o primeiro trecho da obra está quase 100% concluído. Com previsão inicial para ter mais de 12 quilômetros e oito estações de integração rodoviária, a alternativa de aderir aos moldes de uma Parceria Público-Privada (PPP) ainda não é descartada, e faz com que técnicos incluam na pasta a tendência de projetar o metrô em direção a Cajazeiras.
O secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, afirmou que a condição básica para resolver os problemas de mobilidade urbana na cidade é a integração “física, operacional e financeira”. E que seu posicionamento, em relação à criação de uma empresa estadual de metrô, está atrelado às experiências de sucesso de outras regiões. “Atualmente, o nosso estado não participa da gestão do metrô nem da mobilidade urbana. Defendo que a empresa não absorva recursos do Tesouro e tenha sustentabilidade e capacidade financeira para operacionalizar o sistema”, explica Martins.


O presidente da Conder, Vitor Villas Boas, disse que o foco do GT é pensar o sistema ferroviário de Salvador visando o atendimento e melhoria do serviço de transporte, o que reflete na qualidade de vida da população. “Expandimos essa análise e interpretamos que a discussão deve englobar todos os modais de transporte. O objetivo é perceber como o Governo do Estado pode contribuir e participar com a Prefeitura”.
Representando a Prefeitura, o vice-prefeito Edvaldo Brito declarou que a PPP é considerada fundamental. No entanto, disse que nada existe de concreto. “Esse assunto ainda é debatido e objeto de análise. O aspecto jurídico-financeiro deve presidir esta temática quando falamos da integração de modais”.
Dados publicados por Noticias da Bahia




TEMPO PRESENTE
Levi Vasconcelos Jornalista
tempopresente@grupoatarde.com.br
edição de sexta-feira
o pacotão buzu-metrô



Quinze de Abril, o Exército deve apresentar, por intermédio do general Rosalvo Almeida, que anteontem esteve em Salvador, o preço para a conclusão do metrô (até Pirajá).
Segundo o secretário João Leão, o ministro Maurício Shermann, do TCU, relator do processo do metrô, já disse que aceita os preços do Exército. O Consórcio Metrosal (Andrade Gutierrez-Camargo Corrêa) será convidado a apreciar a proposta e dizer se topa ou não.
Se sim, o próprio Metrosal toca a obra. Se não, o Exército fará a conclusão.
Ontem, Leão foi ver os trens do subúrbio. Vai tentar antecipar a conclusão das obras para dentro de nove meses (a previsão, hoje, é um ano). Ele quer acelerar o metrô, o modal a ser adotado na Copa (a esta altura, o BRT ou ne¬nhum) e, daí, estabelecer os parâmetros para

 sistema de transporte de Salvador.
A ideia: entregar todo o sistema a um mesmo grupo (ou consórcio de empresas) de forma que ônibus, trem e metrô funcionem interconectados com passagem única.

O debate vai ser bom.

Duas frases dele sobre o assunto:
AS FRASES - Duas frases de João Leão sobre o sistema de transportes que está sendo en¬gendrado para Salvador no momento:
1 - Não há tempo para fazermos tudo até o fim do governo de João Henrique (Dezembro de 2012), mas deixarerl10s tudo engatilhado.
2 - Temos o dinheiro, a boa vontade da presidente Dilma, do governador Jaques Wagner e do ministro Mário Negromonte. Se não fizermos, será pura incompetência
Pensargrande diz:
Em verdade afora o Metrô que tem 100% construído no que concerne ao trecho Lapa Acesso Norte e/ou Rótula do Abacaxi, a sua conclusão em sua 1ª Etapa até Pirajá, há estudos, projetos,mas ainda está no papel( embora exista estrutura suspensa pronta ao longo e margem da BR-324) e quanta as outras obras Corredores de Tráfego e construções de novas avenidas e extensão de ferrovia estão ainda no papel e a Ponte embora em minha opinião é questão de tempo sua concretização se encontra em estágio de verificação, análise dos estudos e projetos apresentados pelos correntes...ainda é um sonho

É possivel que muitas noticias sobre o assunto sejam levadas a público daqui por diante, pois os compromissos da Copa de 2014 precisam ser concretizados

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