domingo, 14 de fevereiro de 2010

Hotel no Convento Santo Antonio Além do Carmo
Paróquia de Santo Antonio Além do Carmo



Forte Santo Antonio Além do Carmo



Cruz do Pascoal - Oratório público
Exemplo a ser seguido...
Salvador é um banho reconfortante de natureza, do antigo com energia revigorada e o moderno a desafiar conceitos e formas geométricas e abraça-lo com carinho e se pudesse dizer: Hei você aí... Não se vá, fique aqui que é seu lugar.
E tem gente mais atenada que visualiza as possibilidades de satisfazendo suas aplicações financeiras ao seu gosto pelo antigo poder tornar realidade os sonhos em uma realidade visível e fadada ao pleno sucesso.
E foi o que exatamente aconteceu com Luciana Rique, empresária (uma das quatro herdeiras de Newton Rique fundador do Iguatemi), jovem, bonita, instruída, culta, viajada, com grande ambiência social e ampla visão administrativa, apaixonada pelo antigo, vidrada na Bahia (Salvador) e que numa demonstração de confiança no progresso, comprou trinta e cinco imóveis no Carmo com a aplicação de R$40 milhões, que estima chegar a torno de R$50 milhões seus investimentos na área e que esse projeto poderá ser entregue em 2010 aos futuros proprietários de estabelecimentos comerciais.
Os prédios serão revitalizados, reformados, requalificados, mantendo suas estruturas e estilos arquitetônicos, com a criação no local de espaços destinados a boulevard, bares, cinemas, espaços culturais, escritórios, galerias de artes, lojas modernas, restaurantes, residências, algumas de frente para o mar da Baia de Todos os Santos.
E a empresária quer ir muito mais além, reciclando a praça, ajeitando a Paróquia de Santo Antonio, instalando em parceria projetos sociais, criando biblioteca e tudo isso harmonizando com o conjunto arquitetônico onde figuram o Convento do Carmo (Pestana Hotel de Luxo) o primeiro hotel histórico de luxo do país, combinando a arquitetura marcante com mobiliário e obras de arte, tudo dentro de absoluto conforto, o Forte de Santo Antonio e a Cruz do Pascoal, oratório público construído em 1743 em estilo barroco em meio da rua, com sete metros de altura, por doação de um devoto, e mais casa, casas, e casas antigas e desse local pode se ouvir o rufar dos tambores do Olodum lá no Pelô.
Luciana declarou em uma entrevista a revista Muito : Aqui é o lugar mais lindo do mundo.
E o que está sendo feito puxará novos investimentos e aqui (Santo Antonio além do Carmo) será um pedaço de beleza, alegria, cultura, moda a exemplo do que ocorre em Londres, capital da Inglaterra; efetivamente será um lugar bacana, receptivo e com gente morando, uma parte viva de uma civilização que reúne o antigo com visão para o moderno, pois em breve uma Ponte a Salvador a Itaparica será descortinada desse elevado de Salvador...
E a Bahia tem que continuar buscando o desenvolvimento, com melhorias na educação, na saúde, na segurança e uma coisa é certa muitos outros vão querer ficar na boa terra.

Espero que o comércio ressurja com obras concretizadas, com novos hotéis, faculdades, restaurantes, pois a inteligência afirma que pudemos ter uma cidade de ampla convivência, com o antigo, o histórico, o tombado preservado convivendo com a ousadia das linhas arquitetônicas arrojadas e futuristas e a beleza do ambiente o arranjo dos adornos nas extensões de suas casas, logradouros públicos... enfim essa cidade sacode o interior da gente e por isso é até chamada de a Terra de Todos Nós...
Fontes: Revista Muito, Fotos Google e redação de pensar grande

Um comentário:

Ariadne disse...

Lembro dessa matéria (otimista) e muitas outras sobre o projeto da herdeira do Iguatemi no Santo Antonio. Semana passada (jul/2010) passei lá, conversei com moradores, e o que me contaram é que foi tudo fogo-de-palha:
* o casarão amarelo, único imóvel reformado (por fora) está ha meses fechado.
* já existem rumores que muitos dos 35 imóveis comprados estão sendo vendidos em um claro sinal que a coisa não só não progrediu nos últimos meses, mas tmbm que não vai mais acontecer.
Curiosa, contactei a LGR, por email, mas nunca obtive uma resposta.
Infelizmente, "pensar grande" e "falar que vai fazer" não é o bastante.