segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Transito agressivo, inabilitados ou dopados ao volante e estradas ultrapassadas combinação perfeita.
É pesaroso que o Brasil com o avanço de sua tecnologia, melhore os veiculos, aumente suas potências e as noticias sobre as estradas são de verdadeiros caminhos para a morte; por falta de manutenção continua, de benfeitorias e até de conceituação equivocada em seus projetos que visam apenas a satisfação das necessidades do momento, sem um planejamento adequado para o crescimento de seu uso.
Quais as principais razões e motivos de tantos acidentes( é bom lembrar que em estradas e também os urbanos)?
Seriam os motivos abaixo de forma isolada ou todo o conjunto delas?
Razões e/ou motivos:
01- Falta de investimento para a construção de boas estradas, com traçados até mais onerosos com a contra partida de uma melhor segurança;
02- Falta de educação de transito e de leis mais rigorosas;
03- Veículos sem condições de uso, trafegando em estradas de grande movimento;
04- Veículos modernos, potentes em completo desacordo com os tipos de pisos existentes nas estradas;
05- Condições de trabalho de motoristas de veículos pesados( tem que cumprir horário e tarefas) notadamente caminhões e ónibus também que precisam ser revistas, regulamentadas e fiscalizadas;
06- Prejuizos enormes pelo custo que representa aos hospitais públicos em atendimento de acidentados;
07- Necessidade de uma fiscalização rigorosa com punição exemplar podendo chegar a prisão quando comprovado que a ocorrência se deu por imprudência ou imperícia com vitima fatal ou não;
08- Equipes especializadas em drogas para o combate nas principais estradas na vigilância contra o uso de medicamentos tarja preta e ou até droga na expressão exata da palavra.
Conforme dados de 2008 da OMS e do Ministério da Saúde, morreram no Brasil naquele ano 37.585 pessoas em acidentes de transito considerando fatos ocorridos em estradas e em áreas urbanas, efetivamente a priori mais difícil de acontecer.
E o Brasil é o lider dessa miséria considerando o número de mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, como dou abaixo:
Brasil (19,8) - EUA (15,2) - Austrália (9,5) - Japão (8,2) e Inglaterra (5,9).
Raro é o dia em que ao ler jornais, assistir noticiários de Televisão, ouvir rádio ou usar Internet a gente não se deparar com noticias de graves acidentes com perdas de vidas humanas.
E o pior, muito pior os fabricantes de veículos continuam despejando milhões de autos/ano no mercado( não sou contra o crescimento da industrialização e suas melhoras em tecnologia), mas sem o devido acompanhamento por parte do governo da União principalmente em aplicações de recursos para dotar o país de rodovias modernas e seguras( isso é um problema de muitos anos; que vem sendo minorado no atual governo,mas precisando melhorar muito mais).
Um exemplo típico desse fato é Salvador a terceira capital do país em população, até agora com uma única rodovia com acesso a outros municípios que é a BR 324(exceto a Linha Verde).
E tudo isso mesmo com o empenho e trabalho do governador Wagner
e sua laborioso e atuante equipe com obras que estão sendo realizadas em construção, recapeamento e melhorias de muitas rodovias no estado e para completar quando vislumbra a possibilidade de termos outro caminho com um conjunto de obras para dotar o Estado em condições de desenvolver, aparece um bando de doutos senhores a se colocarem na contra-mão do desenvolvimento e tenta a todo custo sabotar, a ideia, o plano e sua futura execução.
Só que para eles um aviso : é uma questão de tempo, a politica derrotista de anos a fio não causará desvio de conduta ou de opinião e muito menos de vontade para todos aqueles que lutam e continuarão a fazê-lo pelo bem da Bahia.

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