segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Portos na Bahia

A Bahia tem uma enorme carência portuária em decorrência da falta de intervenções em estrutura o que nos colocou com enormes gargalos desde calado de pequena metragem, a necessidade de terminais de contêineres, áreas para armazenamento, sistema viário de Salvador inadequado para movimentação de grandes cargas e outras tantas que fizeram o estado ter o registro de 35% dos produtos baianos exportados em Contêineres sejam realizados por outros terminais.

Devido à falta de ações em nossos portos, o de Salvador encontra-se hoje com estrutura defasada, necessitando de inúmeras intervenções, pelo que o governo Wagner tem se empenhado de forma muito ativa e como resultado disso está resolvido que os armazéns 1 e 2 serão requalificados para ser transformados em Terminal Turístico para o atendimento de passageiros de Cruzeiros com recursos estimados de R$27,4 milhões, cujas obras envolverão também a urbanização dos acessos e estacionamentos.

E em 27/01/2010 o governador Wagner ouviu do Ministro Brito que o início da dragagem dos portos de Aratu e Salvador terá inicio em março próximo, conforme convênio assinado em 09/12/2009 com as empresas JDN e Dratec no valor de R$89 milhões.

Em reportagem do Jornal A Tarde o Porto de Salvador ficou classificado em último lugar entre os dez principais do país, o que repercute em sua posição no nordeste quando se encontra atrás de Pernambuco e com sua vantagem sobre o Ceará sendo reduzida a cada ano. Levando em conta que a Bahia conta com o maior litoral de estado brasileiro, com seus três portos; Aratu, Ilhéus e Salvador precisando de urgentíssimas intervenções em suas ampliações e requalificações de forma ampla, é muito pouco o que se tem anunciado para o estado, independente do Porto Sul que ainda é projeto em fase de atendimento as exigências legais.

As ações construtivas nos portos baianos precisam de maior agilidade, que de fato saiam do papel e se transformem em realidade, pois o porto de Aratu necessita de que seja construído novo terminal de contêineres, berços de atracação, áreas para armazenamento e inclusive até que se torne em grande porto público privado com administração centrada no assunto.
A Braskem já manifestou interesses na execução de obras de porte para o referido porto.
O Porto de Salvador precisa de ampliação e requalificação total, embora se comente que está previsto no PAC 2 duas intervenções, uma com recursos em torno de R$100 milhões e outra orçada em R$230 milhões; só que isso precisa de maior agilidade entre o anunciado e o inicio das obras propriamente ditas.
Foi anunciada recentemente intervenções nos portos do Rio de Janeiro que no dia 12 deste mês recebeu a draga Geopotes 15, que vai realizar o aprofundamento dos canais internos e externos, que varia de 9 a 15 metros, passando para 15,5 metros de calado com custo de R$117 milhões; paralelo a isso o Porto de Santos recebeu no dia 15 também deste mês a draga Hang Jung 5001 e em março chegará outro equipamento para agilizar os trabalhos que custarão R$199,5 milhões.
Coloquei informações sobre os portos do Rio de Janeiro e o de Santos como força de cobrança e pressão, para que comece já as intervenções semelhantes nos Portos de Aratu e Salvador previstas para março, só que março vai de 1º a 31 e para que as coisas andem tem que ser já.
Estou vigilante na defesa dos interesses da Bahia, que envolve Requalificações dos Portos de Aratu e Salvador, benfeitorias e conclusão de obras iniciadas no porto do Malhado em Ilhéus, inclusive com a construção de uma estação de passageiros e aprofundamento de seu calado, bem como a construção do Porto Sul, esse que será assunto de uma grande conversa.

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