terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Conselho fortalece participação da sociedade nas políticas públicas

Inspirado em iniciativa do governo federal e criado com o objetivo de compartilhar as discussões sobre temas importantes para o Estado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) inicia suas atividades nesta terça-feira (23), com a posse de 45 membros.

Artistas, empresários, professores e trabalhadores compõem o Conselho, que terá caráter consultivo e é marcado pela diversidade, onde reúne no mesmo debate, músicos como Carlinhos Brown e executivos, a exemplo do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do presidente da Ford no Brasil e no Mercosul, Marcos Sérgio de Oliveira.

Para o governador Jaques Wagner, o Codes assume papel importante na efetividade das políticas públicas do Estado. “Este conselho é mais um passo na consolidação da democracia participativa, onde já aproximamos a população das políticas e diretrizes por meio do PPA Participativo e das Conferências”, destaca Wagner.

Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ressaltou que o Codes “deve aproveitar a excelente relação institucional do Governo da Bahia com a União para pensar o futuro da Bahia”, diz.

Quem complementa a fala do ministro é o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, ao lembrar que o ciclo de debates Pensar a Bahia é mais um espaço para promover a ampla reflexão sobre as tendências do processo de desenvolvimento da Bahia para os próximos anos. “Estamos retomando o exercício do planejamento, que nos últimos vinte anos não acontecia na Bahia. Se não tem planejamento, não acredito em desenvolvimento. Você traça o objetivo, constrói as prioridades, a metodologia de trabalho, e assim as coisas vão acontecendo.
Portanto, planejar, pensar o futuro é garantia de desenvolvimento”, disse Pinheiro, ressaltando ainda o próximo módulo acontece na próxima semana (3), no Fiesta Convention Center, em Salvador, a partir das 8h. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.seplan.ba.gov.br

Nenhum comentário: