sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sugestão de Pauta
Entrega do Hospital Geral de Camaçari reformado
Os setores de emergência - adulto e pediátrico –, pré-parto e de bioimagem do Hospital Geral de Camaçari (HGC), que passaram por reforma e readequação, serão entregues à comunidade, na segunda-feira (2), às 8h. As obras, iniciadas em setembro do ano passado, abrangem uma área de aproximadamente 1.342 metros quadrados, o que vai melhorar o fluxo e o atendimento aos pacientes.
A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde, Jorge Solla.
Foram investidos R$ 365 mil pela prefeitura local (obras estruturais), e R$ 435 mil em equipamentos (respiradores, monitores, aparelho de Raio-X, entre outros) e mobiliário, adquiridos com recursos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
No setor de emergência de adultos foi executada readequação geral do salão de observação, com 16 boxes individuais, e da sala para classificação de risco. A nova estrutura do setor possibilitará o melhor acolhimento e o atendimento individualizado aos pacientes, conforme explica a diretora do hospital, Dorilda Vasconcelos.
Houve adequação da sala de acolhimento, de uma sala de emergência com dois leitos, da sala de pequenas cirurgias com dois leitos e feitas ampliações da farmácia satélite, das salas de inaloterapia e da de aplicação de medicamento, e aumento do salão da recepção. Além disso, construído um banheiro de higienização dos pacientes, dois banheiros na recepção para uso geral e sala de redução de fratura e gesso.
Na emergência pediátrica foram implantados dois novos consultórios, uma nova recepção para admissão dos pacientes, salão para acolhimento de acompanhantes e visitantes e banheiros - masculino e feminino - para acompanhantes. Também uma interligação da ala com o setor de bioimagem para evitar a exposição dos pacientes nos corredores.
Gestão compartilhada
O HGC é administrado por meio de uma parceria entre a Sesab e a Prefeitura Municipal de Camaçari, representando uma nova modalidade de gestão hospitalar, na qual o Estado e a prefeitura participam das decisões relativas à unidade. Fundado em 1988 e detentor do título de hospital “Amigo da Criança” desde 1997, o hospital presta atendimento de urgência e emergência.
Dispõe de 155 leitos de internamento e mais oito de UTI, também de atendimento ambulatorial nas especialidades de aleitamento materno, angiologia, clínicas geral, ginecológica, ortopédica, pediátrica e de cirurgia plástica reparadora, DST, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, pneumologia infantil, proctologia, urologia e estimulação precoce (para crianças especiais).
Respondendo pela assistência à população de Camaçari e mais 24 municípios próximos, o hospital registra uma média de 6,5 mil atendimentos de urgência e emergência mensais, e mais 1,6 mil atendimentos ambulatoriais.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: