É Carnaval e Salvador é som, emoção, alegria em mistura de ritmos de Axé, Forró, Samba com tambores soando forte , e no Pelô mascarados, fantasiados e as marchinhas do passado, transformando o imenso cenário da metrópole em diversos palcos onde se realizam sonhos e nascem ilusões.
Um jornalista e escritor falando de Salvador disse: " A Bahia é uma força estranha", é até imprudente definir essa mágica terra.
Essa Bahia é como era conhecida há muitos anos Salvador. Se alguém morava em outra qualquer cidade e ía a capital dizia estou indo a Bahia.
E você já foi a Bahia? Não!.. Então vá.
A cidade de dois andares, banhada pela Baia de Todos os Santos, de todas as cores, de todos os sons, de todas as raças, de todas as paisagens, com monumentos históricos por todos os lados e por todos os cantos, como se pode observar na cidade baixa, da Igreja da Penha, do Porto Tainheiros, dos tamarindeiros frondosos, da Ponta de Huimatá, do Forte de Mont Serrat, da Igreja do Bomfim, do Forte São Marcelo, do solar do Unhão, do Elevador Lacerda.
E na cidade alta com a parte antiga da cidade que vai da Praça Castro Alves, Praça Municipal do Palácio Rio Branco e do Paço Municipal, da Igreja da Misericórdia, da Catedral da Sé e de outras três igrejas monumentais, relíquias do Brasil, com a Igreja de ouro de São Francisco, o Pelourinho, o bairro de Santos Antonio além do Carmo, onde o segredo da poesia e da música a criatividade e consciência ambiental, varou fronteiras e trouxe gente para transformar a utilização de seu casario em organizações comerciais de fino trato e de bom gosto.
A Bahia tem seu próprio jeito, tem encantamento, tem magia, tem beleza, tem coração, tem alma e em verdade a Bahia é um senso comum entre os que a conhecem, é um paraíso de cada qual, é um verdadeiro teatro da natureza, é corpo, é alma, é o estado do amor.
E as suas mazelas? Claro que tem... escreverei sobre elas em outra oportunidade, pois não é possível enxovalhar nesse momento a grandeza de seu existir...
A Bahia se mira em seu próprio existir e se expande sem se assustar, sem prejudicar suas artes, seus sons, suas músicas, seus mistérios e por isso não se pune com as maldades e loucuras das agressões de cabeças pequenas e isso a faz invencível, poderosa, amada, desejada, enfim a faz Bahia.
Aquela de belezas naturais exuberantes, com a Baia de Todos Santos a lhe banhar...
Avante Bahia, pois descoladas as obras de que precisas, os adereços e adornos de sua beleza vão lhe multiplicar o encantamento de ser Bahia a Terra de Todos nós, por gosto e prazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário