sábado, 5 de dezembro de 2009

Governo:
Hospital Geral de Ipiaú volta a atender a população após 16 anos desativado


Depois de 16 anos desativado, o centro cirúrgico do Hospital Geral de Ipiaú voltou a funcionar, beneficiando uma população de 120 mil pessoas. O paciente que necessitava de algum procedimento cirúrgico era transferido para o Hospital de Jequié. Agora, o novo centro realiza todos os tipos de cirurgias e partos.
Além do centro cirúrgico, o hospital ganhou sua primeira unidade semi-intensiva; ampliou a quantidade de leitos que de 39 passou para 55. Em janeiro de 2007, a unidade encontrava-se em estado precário de funcionamento, trabalhando com apenas seis leitos, sendo adquiridos também novos equipamentos para todos os setores. No total, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na reforma.
Segundo a diretora geral da unidade hospitalar, Aline Peixoto, os procedimentos são realizados diariamente, totalizando 56 cirurgias mensais. “Estava sendo muito esperada esta reforma. Com o novo centro, as pessoas passam a nascer em Ipiaú sem precisar se deslocar para outros municípios”, afirmou a diretora.
O hospital faz atendimento ambulatorial, urgência, emergência e internação. O motorista Wagner Sampaio, 30 anos, aprovou a reforma. Ele conta que, após a reestruturação, o atendimento ficou melhor, mais digno para os pacientes. “Vim medir minha pressão, porque tive um mal estar dentro do veículo e fui bem atendido. Trabalho na cidade e já precisei algumas vezes ser medicado aqui e antes estava muito ruim. Agora, vai atender mais paciente. É muito bom para a população de Ipiaú”, disse.
De acordo com o subsecretário estadual da Saúde, Amauri Teixeira, esta foi a última etapa das intervenções feita no Hospital Geral de Ipiaú, que, no início do ano, teve a pediatria reativada e modernizado o laboratório. Segundo ele, o governo tem investido na reforma, ampliação e construção de hospital. No Hospital Prado Valadares, os moradores de Jequié e de municípios adjacentes poderão realizar neurocirurgias, após a reforma no centro cirúrgico que será iniciada no próximo ano.

Nenhum comentário: