terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pesquisa aponta caminhos para o programa Cidade Bicicleta
Foi apresentada esta semana em reunião na sede da CONDER, em Narandiba, uma pesquisa pioneira no Estado que subsidiará o programa Cidade Bicicleta. Realizada em diversos terminais e estações de ônibus, em ciclovias, em 10 escolas estaduais e quatro empresas, apresenta não só perfil sócio-econômico dos usuários de transporte coletivo e dos ciclistas, como as motivações e os deslocamentos mais utilizados.
Coordenada pelo consultor, Itamar Kalil, a pesquisa foi aplicada em Salvador e Lauro de Freitas e aponta caminhos importantes que deverão ser seguidos na definição das estratégias e prioridades do programa. No total, foram aplicados cerca de 4 mil questionários em locais de grande concentração populacional, como Terminal da Lapa e Estação Mussurunga. Alguns dados apontados merecem atenção: a predominância do sexo masculino entre os que utilizam a bicicleta como meio de transporte (a maioria com idade entre 18 e 35 anos) e a ocupação dos ciclistas, na maioria empregados no comércio, serviços e na construção civil, com renda de até um salário mínimo.
Dentre as motivações para a utilização da bicicleta, destacam-se o preço elevado das passagens de ônibus, a insuficiência das linhas existentes e ainda o fato das viagens serem mais curtas e rápidas. Os que não utilizam a bicicleta justificaram o perigo no trânsito e a pavimentação inadequada das vias. Para Kalil, a pesquisa permite algumas conclusões importantes como a necessidade de implantar bicicletários nos terminais e estações e dotar os bairros populares de infraestrutura, bem como incentivar as empresas e escolas a estimular o uso da bicicleta.
A Superintendente de Produção Urbanística da CONDER, Graça Gondim, destaca que a primeira ação do programa está em andamento. Através de um convênio com a SUCAB - Superintendência de Construções Administrativas da Bahia -, já foram iniciados os estudos para a implantação do sistema cicloviário do CAB que será integrado ao Parque de Pituaçu. Para Lívia Gabrielli, Diretora de Equipamentos Urbanos e Qualificação Urbanística, "o Cidade Bicicleta ultrapassa os limites da empresa, sendo um programa de governo pelo seu caráter transversal, já que dialoga com áreas essenciais como saúde, educação e meio ambiente". Ela ressalta, ainda, que o grande diferencial do programa é a possibilidade de humanização das cidades com a valorização da bicicleta, enquanto meio de transporte sustentável
.
Fonte:CONDER

Nenhum comentário: