quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

o governo da Bahia anuncia

Funcionalismo:

Governo começa a pagar a segunda parcela do 13º
O governo da Bahia começou a pagar nesta quinta-feira (17) – sexta (18) é dia do segundo lote – a segunda parcela do 13º salário dos seus 260 mil funcionários, entre ativos, aposentados e pensionistas. Já os salários referentes a este mês estarão disponíveis nos dias 29 e 30. Com a liberação desses pagamentos, o governo cumpre todo o cronograma previsto para este ano, divulgado no Portal do Servidor (
www.portaldoservi
Comunicação do Governo da Bahia

Justiça:
Sistema penitenciário baiano será ampliado
O sistema penitenciário baiano vai ganhar no primeiro trimestre de 2010 mais 792 vagas com a inauguração da Cadeia Pública de Salvador no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Com essa unidade será solucionado o histórico problema da superlotação das delegacias em Salvador e região metropolitana.
Segundo o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, o investimento resultará em maior segurança para a população e condições mais humanas para os presos que aguardam julgamento.
Com uma área de sete mil metros quadrados, a cadeia pública tem capacidade para alojar seis internos em cada cela. A unidade possui também 20 celas para encontros íntimos, dez para triagem, área de convivência, barbearia, posto médico e de enfermagem e, em cada pavilhão, um solário coberto, permitindo o passeio dos reclusos até mesmo em dias de chuva.
Os agentes penitenciários trabalharão numa passarela por cima das celas, de onde acionarão a abertura e o fechamento das portas sem serem vistos pelos internos, o que aumenta a segurança dos servidores.
Com a inauguração da nova cadeia pública e a ampliação e construção de outras unidades em Salvador e no interior, serão criadas mais 3.239 vagas no sistema penitenciário até o final do atual governo.
Já foram inaugurados entre 2008 e este ano cinco minipresídios no interior (Teixeira de Freitas, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista e Jequié), totalizando 240 vagas.
Os minipresídios foram construídos com a mesma tecnologia da cadeia pública, em que as paredes são erguidas com fibra de polipropileno, fibra de vidro e concreto de alto desempenho, o que impede perfurações e dispensa o uso de vergalhões – que podem ser usados para fabricação de armas.
O projeto dessas unidades também atende às especificações da Lei de Execuções Penais e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, no que diz respeito ao atendimento humano aos internos.
Encontra-se em andamento, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2010, a construção da Penitenciária de Eunápolis, que vai disponibilizar mais 430 vagas. A Penitenciária de Vitória da Conquista, com 466 vagas, já está com 25% da obra executada.dor.ba.gov.br
).
Governo:
Ciclo de palestras discute o planejamento da Bahia até 2023

A Ferrovia Oeste-Leste, que cortará 32 municípios baianos, vai ligar Figueirópolis, em Tocantins, a Ilhéus, na Bahia.
A obra, que deve começar em maio de 2010, vai servir para escoar a produção agrícola e mineral do estado e do Centro-Oeste brasileiro.
Os produtos poderão ser exportados pelo Porto Sul, que será construído em paralelo à ferrovia.
Este foi um dos projetos apresentados nesta quinta-feira (17), no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, durante a abertura do ciclo de palestras Pensar a Bahia.

Os debates servirão para se elaborar propostas de desenvolvimento do estado até 2023, quando a Bahia completa 200 anos de independência.
Segundo o governador Jaques Wagner, o ciclo é de extrema importância para o estado, porque até 2023 a Bahia estará sediando eventos importantes, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“Se não tem planejamento, não acredito em desenvolvimento.
Você traça o objetivo, constrói as prioridades, a metodologia de trabalho, e assim as coisas vão acontecendo.
Portanto, planejar, pensar o futuro é garantia de desenvolvimento”, explicou o governador.
Uma vez por mês, até março, representantes da sociedade civil, empresários e gestores governamentais discutirão temas como infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e segurança pública.

Para o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, o evento é uma grande oportunidade de refletir sobre as tendências de investimento e as prioridades para os próximos anos.

“É um olhar sobre a Bahia, no sentido de envolver a sociedade e estudar e preparar um cenário para o desenvolvimento.
Esse ciclo faz parte de um projeto para remodelar completamente a infraestrutura e pensar num novo desenvolvimento sobre o eixo da infraestrutura para crescer na equidade social, ou seja, distribuir a riqueza.
Deveremos pensar a Bahia para os 200 anos da independência de todas as formas, inclusive a econômica”, disse Pinheiro.
O diretor-geral do Banco do Nordeste, José Alencar, declarou que a Bahia é um estado com grande potencial e que atrai o banco para investir. “Temos vários projetos no estado.
Praticamente o maior nível de aplicações do banco no país está na Bahia, com projetos de infraestrutura, na área da agricultura familiar, além de financiamentos no agronegócio”, informou.

Nenhum comentário: