sábado, 5 de dezembro de 2009

Comunicação do Governo da Bahia
Ações na saúde e entrega de títulos de terra beneficiam população da capital
Moradores de Cajazeiras, bairro da periferia de salvador, estão sendo beneficiados com a reinauguração de um importante equipamento público na área da saúde. Inaugurado há 13 anos, o hospital Eládio Lasserre passou por uma grande reforma e ampliação, sendo entregue à população de Cajazeiras II e região pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da saúde, Jorge Solla. A reinauguração aconteceu agora há pouco e teve grande participação popular. De lá, a comitiva segue para o São do Cabrito, no subúrbio ferroviário, para a entrega de 400 títulos de terra de famílias beneficiadas com construção de casas em Alagados e Novos Alagados. Está prevista uma visita às obras de habitação e urbanização em andamento na região.

Cajazeiras
Os investimentos feitos na reforma e ampliação do hospital eládio lassere triplicaram a sua capacidade de internação, que passa dos atuais 50 leitos, para 150. O hospital teve ainda as salas de cirurgias reequipadas e, também, a construção de um novo refeitório. As obras tiveram início em junho deste ano. Com as melhorias, a estimativa é que a capacidade seja aumentada de 200 para 610 internamentos mensais, beneficiando diretamente uma população de aproximadamente 600 mil pessoas. As comunidades de Águas Claras, Cajazeiras, Castelo Branco, Fazenda Grande, Pau da Lima, São Caetano, Valéria e bairros adjacentes ainda contarão com atendimento de urgência e emergência 24h em ortopedia, com a realização de cirurgias nesta especialidade.

Alagados e Novos Alagados
A entrega de títulos garante a posse do terreno onde as casas dessas famílias foram construídas. As ações de regularização fundiária fazem parte de um dos eixos do Programa de Habitação de Interesse Social – Casa da Gente, que desde 2007 já entregou 7.256 escrituras. Este é um dado significativo quando se leva em consideração que entre os anos de 1965 e 2006 foram entregues apenas 7.538 escrituras. São consideradas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador, e abrangem áreas dos bairros de Massaranduba, Jardim Cruzeiro, Itapagipe, Uruguai e Lobato. Para garantir qualidade de vida para as mais de 30 mil famílias residentes na região, além do trabalho de regularização fundiária, estão sendo desenvolvidas diversas ações, como a construção de novas moradias, obras de infraestrutura e equipamentos urbanos
.

Nenhum comentário: