segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Infraestrutura e Esporte

Lula garante recursos para preparação da Copa de 2014
Agência Estado
O governo brasileiro tem dinheiro suficiente para bancar os investimentos necessários para a realização da Copa do Mundo, em 2014, garantiu nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não vamos ter problema de dinheiro. Todos os aeroportos que precisarem de obras terão suas obras, e isso vale para os metrôs e todas as obras necessárias para a realização da Copa", afirmou Lula, ao comentar as dificuldades que o Brasil terá de superar por causa dos seus problemas de infraestrutura.Os aeroportos do País, que hoje têm pouca capacidade para receber torcedores de todo o mundo em meio a um evento do porte de uma Copa, estão entre as principais preocupações da Fifa e da própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que admite a necessidade de ampliação e melhor organização dos mesmos. A melhoria do transporte público nas cidades do Brasil que abrigarão partidas do Mundial e a criação de novos meios para facilitar o deslocamento de torcedores, jogadores e dirigentes também são pontos prioritários na preparação do País para abrigar o Mundial de 2014.Segundo Lula, o governo não deixará passar a oportunidade de "mostrar a cara do Brasil". "Não teremos problemas de investimentos", assegurou.

Festa baiana:

Denilson é artilheiro e Daniel Alves campeão no Mundial de Clubes
A TARDE ONLINE e Agência Estado
O atacante brasileiro Denílson, nascido na
Bahia e ex-Camaçari, fez seu quarto gol em três jogos e ajudou o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, a conquistar o terceiro lugar no Mundial de Clubes, neste sábado. Outro baiano, Daniel Alves, cruzou para que Messi marcasse o gol de peito que deu ao Barcelona seu primeiro título mundial da história.
O Pohang Steelers, time campeão asiático, empatou em 1 a 1 com o Atlante, do México, e ganhou na disputa de pênaltis por 4 a 3, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi - não houve prorrogação. De quebra, Denilson se consagrou como artilheiro do torneio, com quatro gols, todos que sua equipe conseguiu fazer, sendo o que mais vezes marcou numa edição da competição.
Denílson marcou aos 42, ao receber cruzamento da esquerda, dominar a bola livre na área e concluir, sem chance de defesa para o goleiro. Antes, aos 19, quase tinha aberto o placar, passando pela marcação e chutando de longe, forçando uma difícil defesa do goleiro. Campeão da Concacaf, o Atlante também assustou no primeiro tempo, com duas conclusões de Pereyra acertando a trave, e acabou empatando logo no início da etapa complementar. O atacante Rafael Marquez aproveitou bom passe e chutou rasteiro.
No restante do tempo regulamentar, foi o Atlante que criou as melhores chances de gol. Além de Pereyra acertar a trave pela terceira vez, o brasileiro Lucas Silva, ex-Botafogo, também obrigou o goleiro Dong Jin a fazer uma difícil defesa. Nas penalidades, os times mostraram pouca eficiência nas cobranças. Uma das melhores foi a de Denílson. O Atlante desperdiçou duas vezes, com o Pohang perdendo uma que poderia decidir.
Em sua campanha no Mundial, o time sul-coreano, treinado pelo brasileiro Sérgio Farias, estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Mazembe, do Congo, e depois perdeu por 2 a 1 para o Estudiantes, da Argentina.
Campeão - O Barcelona, precisou da prorrogação e do gol de Messi para vencer o Estudiantes de virada, por 2 a 1, no Mundial. Após ser derrotado nas edições de 1992 e 2006, ambas por times brasileiros - São Paulo e Internacional -, o clube catalão se sagrou campeão nos Emirados Árabes.
Mas o título do Barça não veio fácil. O Estudiantes, que buscava a segunda conquista mundial - venceu em 1968 -, conseguiu encaixar o seu jogo no primeiro tempo, com uma marcação forte e levando perigo nas bolas levantadas na área. Desta maneira, a primeira etapa seguiu sem grandes emoções até os 37 minutos, quando Díaz cruzou da esquerda e Boselli fez 1 a 0 para os argentinos, cabeceando entre Abidal e Puyol.
A segunda etapa de jogo, porém, reservava o domínio completo do time catalão. Enquanto o Estudiantes era liderado por um cansado Verón, o Barça explorava a velocidade e se apoiava no também argentino Lionel Messi para buscar o empate. No entanto, foi o sueco Ibrahimovic que teve mais chances de gol, desperdiçando inclusive algumas que não costuma perder, para desespero do técnico Josep Guardiola.
O gol que levou a decisão para a prorrogação veio aos 44 minutos do segundo tempo. No momento em que o Estudiantes já havia abdicado de atacar, se postando todo na defesa, o Barça insistiu nas bolas áreas para conseguir o empate. Mais uma vez, brilhou e estrela do atacante Pedro, substituto de Keita na etapa final de jogo.
O jogador, que já havia entrado para a história ao marcar em todas as competições disputadas e conquistadas pelo time catalão em 2009 - Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e agora o Mundial -, anotou o seu segundo gol no torneio ao receber passe de Piqué de cabeça e completar da mesma forma para as redes do Estudiantes.
O jogo então foi à prorrogação com claro favoritismo para o Barcelona, que era melhor em campo e havia conquistado o empate no fim. Depois que o próprio Messi já tinha perdido boa chance, o provável melhor jogador do mundo segundo a Fifa, em 2009, decidiu a partida em um lance de craque, aos cinco minutos do segundo tempo. Após cruzamento do brasileiro Daniel Alves, ele escorou de peito para decretar o título do Barça.

Nenhum comentário: