sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O turismo e a Bahia e o turismo visando Ilhéus...

O que a Bahia tem? É a pergunta que se faz a quem veio, quer voltar e a aqueles que retornam para ficar...
A Bahia tem a beleza natural, tem a mistura de raças, credos, têm a alegria e a hospitalidade de seu povo, sua comida, suas cores e sons, enfim a Bahia é tudo isso e muito mais, é impar.
E a Bahia teve comprovado através de pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo ao Vox Populi que envolveu 2.500 pessoas em todo o Brasil, com o resultado que atestou e comprovou ser o melhor destino turístico do país (registro de 6,5 milhões de turistas durante o ano inteiro)...
A Bahia deve muito ao empenho do atual governador e de seu secretário da pasta, pela melhoria da infraestrutura, com capacitação e qualificação de pessoal, captação de vôos, tudo orquestrado pela Bahiatursa, que também administra os Centros de Convenções de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, esse último depois de muitos anos passando por uma reforma ampla e total com custo de aproximados R$15 milhões visando inicialmente ser o local em abril de 2010 do 12º Congresso da ONU, que terá a presença de LULA e de outros 80(oitenta) chefes de Estado.
A bem da verdade é bom que se afirme que no que concerne a eventos a Bahia fica atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.
Dentre as principais cidades turísticas da Bahia aponto Salvador – Litoral norte da RMS – Ilhéus – Porto Seguro – Itacaré – Chapada Diamantina – Lençóis – Cachoeira/São Felix (rio Paraguassú)
O turismo na Bahia tem um trabalho visando às preferências dos visitantes e abrange o Religioso – Étnico – ciclo de Festas (principalmente o carnaval de Salvador o maior de rua do mundo aos sons de todos os ritmos e de coreografia sem par) – Ecoturismo – Turismo GLS.
Mas, como o que interessa no momento é Ilhéus, vou tentar através de esse comentário emitir um grito de alerta público (muitíssima gente sabe disso e se cala) e preliminarmente fazer crer que o presente comentário não tem caráter de malhação aos gestores passados ou ao atual (cada povo tem o governo que merece) e que o foco e estandarte é lembrar que independente das grandes intervenções de que Ilhéus precisa em infraestrutura, há detalhes que poderão funcionar como uma alavanca para seu desenvolvimento turístico e por isso meu assunto será Ilhéus, sua costa, seus elevados, morros e suas águas.
Cidade de beleza natural própria insuperável, inquestionável e gritando por ações governamentais em todos os âmbitos e de ações privadas e em parcerias público privada, para que mudem as cabeças pequenas, os retrógrados por gosto e opção e que passem a comprar a idéia que o desenvolvimento e o progresso levam a ordem, ao bem estar e a felicidade como a concretização de todos os desejos e sonhos.
Ilhéus precisa de um banho de loja, pois é uma linda maltrapilha e tudo tem que começar com a educação, a saúde pública e a segurança e daí o resto acontece.
Como é óbvio sair do foco de meu comentário, cujo assunto: altos, elevados, morros e águas...
Dos altos de Ilhéus se descortinam paisagens que demonstra o quanto Deus presenteou esse espaço da Bahia.
E nos altos, onde estão os mirantes e belvederes, dotados de restaurantes, bares, sorveterias, quitutes da Bahia e de outras culinárias e de pequenas casas de show?
Por onde se meteu a iluminação que ornamente e realce a beleza aqui existente?
Quando o turista de cruzeiros marítimos aqui aporta não é levado para conhecer esse ângulo sem igual da cidade. As razões todos sabem.
Quando o Morro de Pernambuco fronteira avançada de terra mar adentro a esbanjar poesia em sua visão piramidal permitirá que os simples mortais nativos, habitantes locais, passantes, visitantes e turistas possam desfrutar das belezas inexploradas do local. É fato que o Morro de Pernambuco poderá ganhar equipamentos turísticos sem agressões ao meio ambiente, o que não pode e nem deve é continuar sendo o que é hoje e passe a ser um ponto referencial, um dos pontos fabricadores do querer voltar.
Ilhéus ganhará nos próximos anos Complexo Intermodal – ZPE – Nova Rodovia Ilhéus a Itabuna, e poderá ganhar uma Ponte Estaiada ligando o Dois de Julho ao Morro de Pernambuco (que faria parte da requalificação da Avenida Soares Lopes), que seria uma nova e festejada atração turística e geradora de muitos novos empregos.
Vou parar por aqui. Gente ajude a Ilhéus a crescer.
Em23/12/2009

Nenhum comentário: