quarta-feira, 8 de junho de 2016

Desenvolvimento Urbano

08/06/2016 17:28 - AGECOM/BA.


Governo apresenta estudos de impactos urbanos do Sistema Viário Oeste


Prefeitos e representantes de dez municípios da região do Baixo Sul conheceram, nesta quarta-feira (8), um estudo de impactos urbanos do Sistema Viário Oeste (SVO). Os representantes das cidades envolvidas direta ou diretamente no projeto assistiram a apresentação do estudo feita pela coordenadora do SVO, Graça Torreão, na sede da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), em Salvador.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, abriu o encontro saudando os prefeitos e representantes das cidades. Em seguida, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, apresentou dados econômicos e a possibilidade de expansão da região a partir do SVO.

No estudo apresentado por Graça Torreão e complementado pela arquiteta do consórcio responsável pelos estudos, Margareth Uemura, os representantes dos municípios conheceram detalhes do projeto e indicações de adequação urbana dos impactos urbanos diretos, como áreas possíveis para novos empreendimentos turísticos, culturais, empresariais e industriais.

Entre as propostas do estudo estão a necessidade de estruturação da gestão, com planos diretores, e uma maior integração da região com Salvador. O trabalho apresenta sete eixos estratégicos fundamentais para a integração dos municípios envolvidos no SVO: saneamento, turismo, desenvolvimento institucional, acessibilidade, desenvolvimento rural, segurança e ações sociais.

Carlos Martins destacou a importância dos pontos dos eixos no estudo. “Isso é parte fundamental do projeto e precisa ser estimulado entre prefeituras e consórcios para que se discutam os impactos na região. Os planos diretores precisam ser pensados de forma regional. E aí entra a Sedur, que dará a esses municípios toda a assistência com capacitação e assessoria no que for necessário”, destacou.

No dia 15, um novo encontro, desta vez na cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano, vai seguir a discussão dos impactos urbanos do SVO. Além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Seplan, prefeituras e consórcios municipais, a reunião será aberta para a participação do público.

Fonte: Ascom/Sedur

Nenhum comentário: