sábado, 4 de junho de 2016

BB, CAIXA E JAPONESES ESTARIAM INTERESSADOS EM REATIVAR ESTALEIRO NA BAHIA

Publicado p/Bahiaeconômica


04/06 - 09:36hs -


O estaleiro Paraguaçu pode ser reativado pelo menos essa é a intenção segundo informou o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav), Iraílson Warneaux Cardoso, após audiência pública realizada ontem (3) em São Roque do Paraguaçu, município de Maragogipe.

Ele disse que, por enquanto o assunto está em fase de negociação, mas o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries estariam interessadas em investir recursos para a conclusão das obras e reativar o estaleiro, com a garantia de que a Petrobrás dê prioridade nas encomendas de navios sondas para exploração de petróleo.

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu está fechado desde novembro do ano passado por conta da crise econômica, o que gerou a demissão de mais de sete mil funcionários. Cardoso informou que as negociações estão sendo realizadas com o novo ministro das Minas e Energias, Fernando Bezerra Filho, e intermediadas pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA). Ontem foi feita  uma apresentação ao ministro comprovando a viabilidade do projeto, além de mostrar os indicativos sobre como o empreendimento pode voltar a funcionar.

Segundo o presidente do Sintepav, a audiência discutiu a continuidade das obras e o uso do terminal marítimo como porto para receber os navios que vêm com as hélices (pás) do sistema de geração de energia eólica na Bahia, que hoje aportam no Porto de Salvador.

Atualmente o Estaleiro Enseada do Paraguaçu conta com apenas 220 funcionários, entre operários de manutenção e pessoal administrativo, número este distante dos 7.200 trabalhadores que havia em novembro do ano passado. As informações são do Tribuna.

Nenhum comentário: