terça-feira, 25 de novembro de 2014

Multinacional inaugura fábrica de drywall em Feira de Santana

Indústria

25/11/2014 15:10

Produzindo em escala reduzida desde fevereiro deste ano, o grupo francês Saint-Gobain escolheu a Bahia para construir a segunda unidade de fabricação de drywall da Placo do Brasil. Executivos da empresa, o governador Jaques Wagner, o secretário da Indústria e Comércio, James Correia, entre outras autoridades, participaram na tarde desta terça-feira (25) da inauguração oficial da unidade fabril no município de Feira de Santana, a 110 quilômetros de Salvador. A nova fábrica dispõe de equipamentos de última geração e tem capacidade para produzir mais de 20 milhões de metros quadrados de drywall por ano.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a terceira edição do programa Minha Casa Minha Vida deverá utilizar, para a construção das unidades habitacionais, as placas de drywall. O material substitui o cimento e o tijolo na construção civil e é muito utilizado em cinemas, por ser eficiente no isolamento acústico e no controle da temperatura ambiente. “A Placo do Brasil traz um método construtivo mais moderno e ecologicamnete correto. Tudo isso é agregação de valor. Cada multinacional que chega é uma forma de nos apresentar aos próximos investidores estrangeiros que nós queremos convidar. Fico feliz em saber que o operariado aqui da região se apegou à oportunidade, que tem dado rendimento e produtividade”.

Até o momento, estão sendo geradas pela empresa 70 vagas de empregos diretos, priorizando a mão de obra local. Uma delas é ocupada por Josemar dos Santos, 35 anos. Nascido em Jequié, ele trabalha há 11 meses na empresa, onde desempenha a função de coordenador administrativo-financeiro. Antes de atuar na Placo do Brasil, ele trabalhava no Polo Petroquímico de Camaçari. “Tem sido uma experiência bastante gratificante ver este grupo gerando riquezas para o nosso estado. Pretendo seguir carreira na Saint-Gobain, um grupo enorme que dá muitas oportunidades”.

Investimentos

O grupo Saint-Gobain investiu cerca de R$ 125 milhões na construção da unidade. De acordo com o diretor da Placo do Brasil, Stenio de Almeida, existe uma crescente demanda de drywall nos estados do Nordeste. O executivo também informou que fatores como a localização geográfica de Feira de Santana, município próximo às BRs 101 e 116, e o diálogo com o poder público pesaram na decisão da empresa de expandir os negócios no Brasil a partir da Bahia.

“O Nordeste cresce mais do que o Sudeste e o Sul do país. Então queríamos estar mais próximos dos mercados que estão crescendo, de maneira mais rápida, e também mais próximos da matéria prima [gipsita]. A Bahia é um estado singular do ponto de vista econômico e que se preparou, por meio do seu governo, para receber os investimentos privados”, disse Almeida. 

Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: