quarta-feira, 5 de novembro de 2014

As várias razões que motivaram e motivam manifestações antes e terminadas as eleições em verdade tem suas origens há muitos anos atrás. II

Capitulo 2º

Em 1982 Lula perdeu a eleição para o governo de São Paulo.
Em 1984 Lula participou ao lado de Ulisses Guimarães,Eduardo Suplicy,FHC,Orestes Quércia, Tancredo Neves, Leonel Brizola,Mário Covas,Miguel Arraes e muitos outros da Campanha das Diretas Já,movimento em favor de eleição  de fato e não de faz de conta,que em verdade era uma nomeação.

Tendências diversificadas,mas unidos representavam o desejo de um povo.

A campanha das Diretas não teve sucesso e as eleições presidenciais de 1984 foram realizadas por um colégio eleitoral,sem a presença de Lula e do PT que abstiveram-se de participar desse processo que indicou Tancredo Neves que participou das diretas já,como o novo Presidente do Brasil,tendo como seu Vice José Sarney.

A história diz que Tancredo Neves morreu antes de sua posse como Presidente e José Sarney assume o governo, com Lula e o PT inicialmente em posição independente (sem apoiar ou funcionar como oposição) e logo a seguir passar a ser oposição ao novo governo.

Em 1986, Lula foi eleito Deputado Federal,com a votação para a Câmara Federal com a maior quantidade de votos até aquele momento.

Lula participou da elaboração da Constituição de 1988.

Lula foi a favor a jornada de 40 horas semanais para o trabalhador, ao voto ao 16 anos, a criação de um fundo de apoio a reforma agrária, ao aborto, a estatização do Sistema Financeiro, ao rompimento de relações diplomáticas com países com politicas de descriminação de raças.

Alguns posicionamentos fizeram que setores importantes da sociedade não tivessem bons olhos ao seu crescimento político e será comprovado como será apresentado no Capitulo 3º.

Nenhum comentário: