quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fórum de Oportunidades da Fieb e Lide Bahia começa hoje

Durante dois dias, participantes do evento vão conhecer as melhores oportunidades de investimentos na Bahia

Executivos de três grupos italianos das áreas de construção ecossustentável, ensino a distância e produção de componentes e sistemas, para os setores automotivo e de eletrodomésticos, participam hoje e amanhã, em Salvador, do II Fórum de Oportunidades de Investimentos na Bahia. “Todos já revelaram o interesse em investir no estado”, assegura Patrícia Orrico, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias (Fieb).
A entidade e o Lide – Grupo de Líderes Empresariais promovem o evento, que será realizado na sede da Fieb, no bairro do Stiep.
Os três empresários estrangeiros devem ser os primeiros a se beneficiar do Serviço de Apoio ao Investidor, que será lançado pelo CIN-Fieb durante o evento. “A ideia é não apenas atrair os investidores, mas também apoiá-los no processo de inserção no mercado baiano”, disse Patrícia Orrico.
Programas -  Empresários e autoridades nacionais também participam do fórum, que pretende expor as principais oportunidades de investimentos na Bahia atualmente, bem como os programas governamentais e privados voltados para a geração de novos negócios no estado.
No caso do CIN, as ações preveem tanto a captação de investimentos de empresas internacionais, como também o apoio aos micro, pequenos e médios empresários para que obtenham condições para competir no mercado internacional. “Muitas vezes, é preciso adequar pro produtos, seguir determinações de legislação específica, modernizar tecnologias para, só depois, focar na operação comercial”, afirmou a gerente do núcleo.
No momento, os setores baianos que estão recebendo apoio do CIN para ampliar a competitividade no mercado externo são os de produção de charutos (Recôncavo), chocolate (sul), café (serrado), sisal (semiárido) e cachaça (de Abaíra, na Chapada Diamantina). As oportunidades de investimentos no estado também são divulgadas pelo CIN em feiras e rodadas internacionais de negócios. As ações na área ganharam força na Fieb desde 2008, após a extinção do Promo pelo governo estadual.
 
Setores -  Os investimentos internacionais não são o único foco do evento. Ao contrário, a programação prevê apresentação detalhada dos investimentos em geral, com potencial de geração de negócios em cadeia, que estão em implantação no estado. Destacam- se as áreas de energia, portos, mineração, agronegócios, termoplásticos, indústria naval e de petróleo e gás.
No caso da infraestrutura, que é um dos pré-requisitos mais avaliados pelos investidores, os setores de portos e energia ganham impulso com projetos como o Porto Sul, em Ilhéus, e a implantação de parques de energia renovável, na Chapada Diamantina.
Com R$ 6,5 bilhões em projetos, a Bahia consolida- se hoje como maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica. Só no último leilão, realizado há menos de 15 dias, foram mais 16 projetos na área, que se somam às 57 usinas já em implantação.
 
Fontes renováveis - Só a empresa Renova Energia, responsável pelos maiores investimentos no estado, terá a capacidade ampliada de 2.301,1 MW para 2.451,5 MW, após os projetos contratados no leilão.
A expansão dos parques de energia renovável na Bahia representa oportunidades para atração de empresas de fabricação de componentes.
No caso da infraestrutura de transportes, além do projeto do Porto Sul – integrado à Zona de Processamento de Exportações (ZPE), também em Ilhéus, e à Ferrovia Oeste- Leste (Fiol) – o setor conta com investimentos de grupos como o TPC, especializa do em logística em terminais marítimos. TPC e a Renova estão entre as empresas que participam do fórum. O evento conta com o apoio do Grupo A TARDE.  

 
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: