sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cerb adquire equipamentos avançados para perfilagem de poços tubulares

Meio Ambiente

07/11/2014 13:50

A Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), adquiriu recentemente três equipamentos avançados Micrologger II, destinados à perfilagem geofísica de poços tubulares. Para manuseá-los foi preciso fazer uma entrega técnica, com treinamento específico de geólogos, técnicos e operadores do Departamento de Hidrogeologia (DHID).

A empresa fornecedora dos equipamentos destacou o engenheiro Jorge Ramirez, da cidade do Texas, nos Estados Unidos, para ministrar as aulas téoricas e práticas do treinamento, que terminam nesta sexta-feira (7), em Salvador, na sua sede, e no município de Camaçari, na localidade de Peão Manso, onde a Cerb está perfurando um poço.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Godofredo Correia Lima Júnior, o Micrologger II é utilizado em diversos países e estabeleceu um recorde invejável de confiabilidade em razão da construção robusta, tamanho pequeno e operação de 12 volts, para maximizar a finalidade durante o uso.

Para o gerente do Departamento de Hidrogeologia, Marco Antônio Lima Peixinho, esta é uma oportunidade para aprender in loco o manuseio do equipamento e o processamento dos dados. O Micrologger II, com pouco mais de 30 quilos de peso, é atualmente o mais poderoso sistema de registro portátil no mercado.

Qualidade técnica 

O equipamento servirá para utilização em poços de sedimentos de pequena e média profundidade, que atualmente não eram perfilados em decorrência dos custos operacionais. Com essa ferramenta, os poços de sedimentos terão a qualidade técnica construída e melhorada, além de otimizar os custos.

De acordo com o engenheiro Jorge Ramirez, os três equipamentos devem estar instalados em uma viatura apropriada com cobertura, livre de intempéries climáticas. Para funcionar, o Micrologger II precisa apenas de um computador Pentium 150, com 16 megabytes de memória RAM, uma sonda e um guincho para fornecer os registros de alta qualidade em cada situação.

O software de aquisição é baseado na solução de Windows para aquisição dos dados de registro, além do processamento e geração de relatórios. O aparelho pode também ser conectado à rede elétrica ou a um gerador, mas, no caso de uma emergência, pode também ser recarregado na bateria de um carro.

Fonte:Agecom

Nenhum comentário: