quinta-feira, 6 de novembro de 2014

As várias razões que motivaram e motivam manifestações antes e terminadas as eleições em verdade tem suas origens há muitos anos atrás. III

Capitulo 3º
Em 1989 foi realizada a primeira eleição direta para presidente desde o golpe militar de 1964. O interessante desse pleito foi o número de candidatos, vinte e dois ao todo (22) dos quais relaciono os primeiros colocados: Color – Lula – Brizola – Covas – Maluf – Afif – Ulisses Guimarães – Roberto Freire – Aureliano Chaves e Ronaldo Caiado. No resultado do 1º Turno as chapas melhores coladas foram:

Collor para presidente e Itamar como seu Vice com 20.611.011 votos (28,52%)
Lula para presidente e José Bisol como seu Vice com 11.622.673 votos (16,08%)
Brizola para presidente e Fernando Lyra como seu Vice com 11.168.128 votos (15,45%)

A orquestração verdadeira armação se acentuou com a imprensa de uma forma geral, capitaneada por uma rede poderosa, empresários que se sentiam intimidados ante a perspectiva do ex-sindicalista, radical de esquerda chegasse à presidência da república e usaram de todos os meios para derrotar o nordestino, sem muita cultura, taxado por muitos como de tendência pro-comunismo.

Assim uma campanha descrita como de conotação desmoralizante, com agentes infiltrados como provocadores nos comícios do PT e acusações de todos os níveis como se Lula fosse o presidente iria sequestrar ativos financeiros de particulares, fato alias que acabou acontecendo pela equipe econômica do futuro governo de Color, logo após sua posse.

Articulistas da grande imprensa de forma desrespeitosa e de forma indecorosa bateram em Lula como, por exemplo, o Paulo Francis que Chamou Lula de “ralé”, “besta quadrada” e que se não fosse impedido de qualquer jeito o Brasil viraria uma “grande bosta”.

Por outro lado a maioria dos órgãos de divulgação comparava a postura, a beleza física de Color o candidato das elites e o caçador de Marajás. E chamava a atenção do sexo feminino sobre se queria um nordestino, mulato e matuto ou um homem de berço, inteligente e acima de tudo muito bem apessoado.

Além disso, “uma antiga namorada de Lula, Miriam Cordeiro, com a qual ele (Lula) teve uma filha, surgiu na propaganda televisiva de Collor durante o segundo turno das eleições para acusar que o namorado “racista” de ter proposto abortar a filha que tiveram”. Muitos outros fatos criados e lançados ao conhecimento público sem nenhuma provam com a finalidade de derrotar a ousadia de Lula em querer ser o Presidente do país.

O candidato do PSDB Mário Covas,4º colocado no 1º Turno subiu em palanques ao lado de Lula em defesa da candidatura do petista.

E o 2º Turno de cartas marcadas aconteceu com Collor tendo 35.089.998 votos (49,94%) contra 31.076.364 (44,12%) obtidos por Lula.
O resultado apresentou Lula ganhando nos estados do Rio Grande do Norte – Pernambuco – Bahia _ Rio de Janeiro – Santa Catarina e Rio Grande do Sul (6) e mais o Distrito Federal.

Collor ganhou em 20 estados. A diferença em número absoluto de votos foi de 4.013.634 (5,71%)

O país estava salvo segundo a poderosa rede de comunicação, os empresários e os aliados internacionais das altas camadas sociais.

mesmo derrotado Lula manteve sólida liderança no PT,bem como alto prestigio internacional e como um possivel freio ao crescimento do neoliberalismo pelo mundo afora.


  As forças extremamente conservadoras, de direita e os interesses internacionais derrotaram o PT e seu principal líder Lula e elegeram Collor Presidente que teve seu mandato iniciado em 15/03/1990 com a Vice – Presidência ocupada por Itamar Franco.

Collor tinha participado dos seguintes partidos políticos: Arena (1979) – PDS (de 1980 a 81) - PMDB (de 1985 a 1989) e PRN (de 1989 a 1997).

Assumindo o governo do país na condição de o mais jovem presidente da história com apoio das forças conservadoras, tomou inúmeras medidas de agressão a população e ao país das quais enumero o programa nacional de desestatização, extinguiu o Cruzado novo e voltou o Cruzeiro como a moeda nacional, bloqueou por 18 meses os depósitos em contas correntes bancárias e cadernetas de poupança que ultrapassassem 50.000 cruzados novos.

 Congelou os salários e preços, decretou o fim aos subsídios e incentivos fiscais, colocou a venda o patrimônio do governo (imóveis, aviões, veículos e outros), extinguiu vários órgãos como o IAA, IBC e DNOCS, aprofundou a recessão econômica e com essas atitudes em 1990 acabou com mais de 920 mil postos de trabalho, levou a inflação a 1200% a.a. e a corrupção politica envolvendo seu Tesoureiro Paulo César Farias.

Resultante dos pés pelas mãos, pressão pública e renúncia ao cargo em 29.12.1992, deixando para seu Vice Itamar Franco de bandeja o poder e seus fracassados planos econômicos teriam que ser alterados... bem aí já é outra história
Fim do mandato de Collor 02/10/1992

Voltando a Lula, o que de fato aconteceu foi de que apesar de sua derrota em 1989 para as forças conservadoras e os interesses internacionais. ele manteve sólida liderança no PT e consegue até prestigio internacional.

Nenhum comentário: