domingo, 9 de novembro de 2014

As várias razões que motivaram e motivam manifestações antes e terminadas as eleições em verdade tem suas origens há muitos anos atrás. IV

Capítulo 4º

O poder da imprensa colocou Collor na presidência e essa mesma imprensa por inúmeras razões usaram de todos os meios aproveitando a descrença do povo nas instituições e no desgoverno do "Caçador de Marajás", botou os jovens nas ruas, pintou seus rostos e a pressão virou um caldeirão e daí  para a renúncia forçada de Collor foi mesmo que um estalar de dedos.

 O poder da imprensa outra vez sai vitorioso.
Itamar  Franco, Vice  de Collor  assume a presidência de forma interina no período de outubro a Dezembro de 1992 e de forma definitiva a partir de 29.12.1992.
 O Brasil com recessão prolongada, inflação aguda e a galope,desemprego, fez que Itamar desse uma guinada  procurando os  partidos de esquerda para superar as turbulências nos meios sociais.
Se o leitor quiser melhores e ricos detalhes pesquise na Internet e ficará pasmo pelas ocorrências na época.
Em abril de 1993 em observância ao previsto na Constituição do país o governo fez um plebiscito para escolha da forma e do sistema de governo que deveria ser aplicado ao Brasil.
O povo fez acontecer os seguintes resultados:
República 66% contra 10% para a Monarquia;
Presidencialismo 55% contra 25%  em favor do Parlamentarismo.
A grande preocupação das classes dominantes era cortar as asas de Lula potencial candidato de oposição ao governo de Itamar Franco. Era preciso fazer algo marcante com o apoio do incontestável 4º poder,  a imprensa, e derrotar se possível banindo o futuro candidatado do PT de qualquer eventual chance de ganhar as eleições de 1994.
Há quem afirme que o Plano Real foi copiado do Plano Alemão de 1923.
É bom lembrar  e tem que ser levado em conta  que na 1ª metade do Sec XX o Brasil contou com uma questionável administração de economistas e nas (des)orientações do FMI, pelo que  era preciso de forma urgente um Plano Econômico que pudesse ter sucesso e para tanto aconselhado por pessoas politicamente próximas Itamar Franco  convocou economistas do PSDB para realizarem  esse Plano salvador.
Volto a mesma tecla querer lembrar as trocas de moedas sempre ou quase atreladas a planos econômicos como dou a seguir: réis, cruzeiro,cruzeiro novo,cruzado,cruzado novo,, novamente cruzeiro, cruzeiro real.

Segundo alguns estudiosos o plano REAL, lançado em 28/02/1994 teve forte influencia nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes e pelas experiências  hiperinflacionárias europeias. 

O Real  foi implantado no mandato de Itamar Franco tendo como seu Ministro da Fazenda Rubens Recupero,devido a desincompatibilização  de FHC, que era o Ministro da Fazenda de Itamar.
E Itamar arrumou o cenário junto  a mídia da comunicação e com o Plano dando aparentemente certo,pois os preços estavam estabilizados assim como a moeda os resultados nas urnas em 1994 foram os seguintes:
FHC ( ganhou em 25 estados e DF - contando com o PSDB/PFL e PTB) 34.350.217 votos ou 54,28%;
Lula (ganhou no Rio Grande do Sul - contando com o PT/PPS/PSB/PC do B/ PV e PSTU) com 17.112.255 votos ou 27,04%;
Também foram votados Enéas Ferreira Carneiro (4.670.894) - Orestes Quércia (2.771.788) Brizola (2.015.284) - Esperidião Amin (1.739.458) e outros  que não chegaram a 500 mil votos para cada um deles.

Nenhum comentário: