sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ministro e secretários estaduais do Trabalho debatem diretrizes para setor


 
O Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), realizado nesta sexta-feira (14), na Arena Fonte Nova, em Salvador, como atividade comemorativa dos seus 25 anos de criação, reuniu autoridades nacionais sobre o assunto para discutir os desafios para o setor. Participaram do evento secretários estaduais de todo o país, além do ministro do Trabalho, Manoel Dias, e a diretora geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo, que destacaram as ações em desenvolvimento no país com o objetivo de manter o nível de crescimento registrado desde o início do ano.

Além de destacar a importância da reunião e de manter o empenho dos estados na garantia dos empregos gerados e a valorização dos salários o ministro disse que esse tipo de articulação entre os governos estaduais e federal é fundamental para o desenvolvimento econômico do país, principalmente neste ano, quando se encerra um ciclo voltado às novas gestões a partir de janeiro de 2015.

“Não tenho dúvidas de que os novos governos vão continuar com as políticas de valorização e focadas na melhoria, manutenção e geração do emprego, assim como também na qualificação da mão de obra. Esse é o desafio para o próximo ano, de melhorar as políticas, corrigindo os possíveis erros e aperfeiçoar cada vez mais o sistema de trabalho decente”, afirmou Dias.

No início da manhã, antes de começarem os debates, ainda foi lançada a nona edição da Revista do Fonset. À noite, às 19h, os secretários voltam a se reunir em comemoração aos 25 anos do Fórum, no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande.

Aplicativo do SineBahia 

Durante o Fonset, a Secretaria Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) lançou o aplicativo do SineBahia para smartphones, com conteúdos voltados aos trabalhadores do emprego formal e autônomos, além de empresas. O usuário pode fazer o cadastro, habilitação ao seguro-desemprego para o emprego formal e também para o pescador artesanal, além de acessar informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para o presidente do Fonset e titular da Setre, Nilton Vasconcelos, essa é uma iniciativa pioneira no país. “A ferramenta torna fácil o acesso de informações de uma maneira que facilita o acesso de vagas não só para o trabalhador formal, mas também para o autônomo e as empresas. Então, torna possível e simples o processo de escolha e seleção de vagas e funcionários”.

O APP SineBahia foi desenvolvido em versão para Android, que pode ser acessado pela Play Store do Google e para iOS), disponível no site da unidade, ambos gratuitamente
Fonte:Secom

Nenhum comentário: