segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Porto Sul e Porto em Entre Rios...Verdade ou mentira?

O projeto original do Porto Sul seria na Ponta da Tulha, por diversas razões ambientais, mudou em cerca de 5 km do ponto inicial no sentido de Ilhéus, no local denominado de Aritaguá, que já teve desapropriação de 4,83 mil hectares.

É bom lembrar que no último trimestre de 2010, o então Presidente LULA afirmou no Centro de Convenções de Ilhéus que Dilma entre março a abril de 2011 estaria naquele mesmo lugar simbolicamente assinando o inicio da construção do Porto Sul, que é integrante de uma grande estrutura, com retroporto, aeroporto, rodovia e Terminal da ferrovia de Integração Oeste/Leste (FIOL)

A expectativa é que esse grande Complexo com custo estimado em mais de R$14 Bilhões possa destravar de vez e em curto futuro escoar toda a produção agrícola do Oeste baiano e a produção de minérios.

E aqui vai um recado direcionado a nossa Presidente Dilma: é um dever ajudar a Bahia,ao nosso empenhado governador, pois 2014 vem aí e o estado que deu a maior vantagem em votos quando da eleição da Presidente, poderá na próxima eleição modificar seu comportamento eleitoral e não queremos nenhuma surpresa.

Recentemente (16/10) a Casa civil do governo do Estado da Bahia noticiou que o parecer técnico do Porto Sul sai até o final de Novembro deste ano. O governo federal não pode falhar e ainda por cima tem que acelerar as obras da FIOL (Ferrovia Oeste/Leste) que está em passo muito lento.

Enquanto isso...conforme publicação em 28/10/2012 na coluna do jornalista Donalson Gomes ( jornal A Tarde), informa de que a Bahia ganhou mais um projeto na área portuária e aeroportuária.
O empreendimento será no litoral norte da Bahia, no município de Entre-Rios.As obras previstas são:
instalação do complexo, com terminais e pontes dentro do mar com 12.000m2, quebra - mar em forma de "U" com seis andares, 70 ,8 mil metros quadrados de área.
Um páteo ferroviário com capacidade de receber 90 trens com 100 vagões de 100t e capacidade de armazenagem de 2 milhões de toneladas, silos para produtos agrícolas e silos para produtos diversos.
Aeroporto Internacional alfandegado, com pistas de 6.000 metros, Shopping,Resort e Condomínios Residenciais.
O projeto é impressionante.

Em 09/10 a Kundalini Exportação e Importação, que comercializa produtos agrícolas, abriu um processo de licenciamento ambiental no IBAMA para o Porto e Aeroporto Bahia em Movimento - Complexo Multimodal Aeroport.

Cabe aqui algumas perguntas:

01- Será que os Empreendedores vão conseguir as licenças?
02-   Será que o Porto Sul terá ainda esse ano a licença de implantação?
03-   Qual a licença sairá primeiro?

Quanto  ao Porto Sul a Bamin precisa das licenças ainda neste ano para  fique concluído em 2014(em seu final).

Um lembrete a Presidente Dilma precisamos da Fiol até Figueirópolis totalmente pronta pois tal fato representará de forma impressionante para o desenvolvimento de nosso Estado.

4 comentários:

Brazil Pra Frente disse...

como tudo de Governo temos que ficar na duvida, nao tenho noticias que o Porto de Entre Rios esta em construçao,V. como esta perto pode nos mandar noticias?.

Angélica Mattos disse...

No dia 09/01/2013, houve uma reunião com a comunidade para recebimento de solicitações e necessidades da comunidade.
Perguntas:
1 - Quem financiará tal projeto?
2 - Quem cuidará para que a comunidade não seja exportada de sua localidade?
3 - Porque não se providenciar,
urgentemente, qualificação profissional para que a comunidade local possa ter acesso a emprego e trabalho?

Anônimo disse...

Esses comentário a respeito do Porto na regiâo de Entre Rios(Subaúma,Massandupió e Porto de Sauípe é verdade,ou é mais uma brincadeira de mau gosto pra deixar nós comunidade malucos? alguem pode confirmar isso?

André Luiz disse...

Alguem pode confirmar se esses comentarios a respeito do projeto portuário é veridico?