sábado, 20 de outubro de 2012

Mobilidade urbana


Notícias Mobilidade de Salvador privilegia automóveis, diz especialista

A oito meses da Copa das Confederações, intervenções estão paradas ou caminhando a passos lentos
Karlo Dias* - Salvador



Faltando pouco mais de oito meses para a Copa das Confederações, as intervenções previstas --construção da Linha 2 do metrô, ciclovias, rota de pedestres no entorno da Arena Fonte Nova-- estão com as execuções completamente paradas ou caminhando a passos lentos, denuncia a professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a engenheira Sílvia Miranda.

As obras são pontuais e ainda por cima privilegiam os automóveis, diz Miranda, que é especialista em trânsito e transportes. Segundo ela, "quando se fala em transporte de massa, nada funciona em Salvador: cadê a Linha 1 do metrô, que já faz 13 anos em construção? Está tudo emperrado. Até o projeto Cidade Bicicleta só terá andamento se o metrô sair, na avaliação da própria empresa executora. O diagnóstico é: nem o transporte de massa nem o não motorizado são preferências. A cidade anda na contramão”, sentencia.

Obras de mobilidade em Salvador ainda caminham lentamente (crédito: André Fofano/Min. do Esporte)Obras

A Linha 1 do metrô de Salvador, iniciada em 2000, possui 6 km, e liga a Estação da Lapa à Estação Acesso Norte, passando pela Estação Brotas e Rui Barbosa, nas imediações da Arena Fonte Nova. O percurso é concluído em 10 minutos.

Segundo a prefeitura, a previsão é que o sistema transporte, por dia, 25 mil passageiros. Já a capacidade por viagem é de 1.250 passageiros. A linha está pronta e prevista para começar a funcionar a partir de janeiro de 2013.

Com relação à Linha 2 do metrô – que vai interligar Salvador a Lauro de Freitas, na Região Metropolitana – , de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), as contribuições obtidas por meio da consulta pública encerrada em setembro estão em avaliação para que o edital de licitação seja lançado. Quer dizer, a obra não foi nem licitada ainda.

A previsão é que as obras comecem no primeiro trimestre de 2013, com prazo de conclusão de 36 meses. O sistema metroviário deve ser entregue parcialmente 18 meses após o início das obras – ou seja, após a Copa 2014. A execução do projeto por meio de Parceria Público-Privada (PPP) terá investimentos de R$ 3,5 bilhões. O vencedor do processo será anunciado num pregão em “viva voz” na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Os recursos para a implantação do sistema têm as seguintes origens: R$ 1 bilhão de captação de recursos junto ao governo federal pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades; R$ 600 milhões através de financiamento ao governo do estado com recursos do FGTS; R$ 250 milhões do saldo do convênio do governo federal com o município de Salvador; investimento da iniciativa privada, uma vez que se trata de uma PPP; contrapartida do estado.

Diante da previsão de entrega total do sistema para 2016, a própria especialista Sílvia Miranda busca alternativas para, segundo ela, “ter uma vida mais tranquila”.

“Moro em Lauro de Freitas e estou comprando uma casa no centro de Salvador para dar maior mobilidade a minha família. Pondero, inclusive, não ter carro e usar ônibus e meios não motorizados. Não sou otimista com relação a esses projetos. Pela hierarquização, o automóvel está no topo da pirâmide, enquanto as cidades pelo mundo tendem ao contrário”, observa.

Entorno da arena

As obras estruturantes no entorno da Arena Fonte Nova devem ser entregues junto com o estádio, em dezembro próximo, segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). O investimento é de R$ 20 milhões e o projeto contempla quatro rotas para pedestres e microacessibilidade –duas rotas no Comércio, uma em Brotas, uma em Nazaré–, além de dois viadutos na avenida Vasco da Gama, que darão acesso ao estacionamento do estádio, e três vias para escoar o tráfego. Na área onde ficava o ginásio Antônio Balbínio, o Balbininho, serão construídos dois edifícios-garagem.

Também está prevista a instalação de piso tátil (importante para deficientes visuais) e sinalizações no trecho entre o Comércio (Porto), Campo da Pólvora, a futura estação Brotas do metrô e Nazaré. Vale lembrar que as calçadas dessa região do entorno do Fonte Nova tiveram a pior nota do Brasil no levantamento realizado pelo Mobilize em abril de 2012 para a campanha Calçadas do Brasil.



Cidade Bicicleta

A Conder lançou na última terça-feira (16) o primeiro de uma série de editais de licitação para os projetos executivos do Cidade Bicicleta, projeto para a implantação de um sistema cicloviário na cidade, com ciclovias, bicicletários e outras ações de estímulo ao uso deste veículo. O investimento é da ordem de R$ 40 milhões.

De acordo com o superintendente de desenvolvimento urbanístico do órgão, Antônio Brito, outros dois editais serão lançados até o final de outubro. Na primeira etapa, a Conder dividiu os editais em fases A (trecho Arena Fonte Nova, com 5,47 km de extensão), B (Centro Antigo, com 13,74 km); C (Centro-Orla, com 14,01 km), E (Orla, 16,06 km); e D (Itapagipe, 14,6 km).

Usar bicicletas, como meio sustentável de deslocamento, será estimulado durante a Copa, promete o superintendente: “Além disso, estão contratados os projetos executivos do Centro Administrativo da Bahia, com 10,45 km, e Lauro de Freitas, com 22,14 km. Atingimos cerca de 45% do projeto, o que perfaz um total de 217 km para o Cidade Bicicleta”, assegura Brito. Segundo ele, as obras devem ser iniciadas em maio de 2013, com previsão de ser concluído até a Copa 2014. "A empresa vencedora terá quatro meses para elaborar o projeto executivo e a Conder um mês para licitar a obra”, explica.

Via Expressa

Considerada a maior intervenção viária da Bahia nos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos os Santos está com 80% das obras concluídas, segundo a Conder, e deve ser entregue no primeiro semestre de 2013. A obra, que tem investimento de R$ 480 milhões, vai atender à demanda por um novo acesso ao Porto de Salvador, com uma extensão de 4,3 km, ligando a BR-324 ao bairro do Comércio. Em parceria com o Ministério dos Transportes, a Via Expressa vai desafogar o tráfego em áreas de grande congestionamento como a Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, e avenidas Bonocô e San Martin.

Vasco da Gama

A partir de dezembro, os ônibus terão corredores exclusivos no canteiro central de uma das avenidas mais movimentadas de Salvador, a Vasco da Gama. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, as obras --um total de 6 km de extensão-- seguem dentro do cronograma e compreendem serviços de macrodrenagem (colocação das galerias subterrâneas) e microdrenagem (tubulações para escoamento de água da chuva e distribuição da água para a região).

Na fase atual, estão sendo realizados o plantio de jardins e os acessos à população, nova iluminação, remanejamento dos retornos e semáforos para facilitar o fluxo de veículos.

*Reportagem publicada originalmente no portal Mobilize Brasil
Fonte: Mobilize Brasil

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