terça-feira, 30 de outubro de 2012

Comentário sobre a eleição (2)

Moradores de Cajazeiras contam por que preferiram votar em ACM Neto

por
Rivânia Nascimento - Tribuna da Bahia
 
 
 
Aos 33 anos, ACM Neto é o mais jovem prefeito da história de Salvador. Nas votações do primeiro e segundo turnos, ele ampliou sua vantagem sobre Nelson Pelegrino (PT), principalmente na região da periferia.
No bairro de Cajazeiras, por exemplo, depois da presença da presidente Dilma Rousseff (PT), ACM, que no primeiro turno teve apenas 34,41% dos votos dos moradores, no pleito de segundo turno obteve 47,73%, contra 52,14% de Pelegrino, apenas seis pontos a mais. A Tribuna foi até o bairro para ouvir os moradores na busca de saber o que motivou a mudança repentina na escolha do novo prefeito de Salvador.
“ACM Neto é jovem, tem ambição e sede de mudança. Por isso votei nele. Além disso, Antonio Carlos Magalhães, apesar de tudo que se fala dele, fez muito pelo subúrbio e isso também contou muito na minha escolha. A casa que eu moro hoje com minha família foi adquirida no governo do avô dele. Espero que Neto siga os mesmos passos”.
Luiz Hamilton Jaqueira, aposentado, 76 anos, morador do bairro de Fazenda Grande (considerada pelos moradores como parte de Cajazeiras)
“Não acredito que aliança de partido signifique progresso para a cidade. O governo do Estado nunca fez por Salvador e não é agora que vai fazer. Mas confesso que decidi meu voto por ACM Neto quando assisti a presidente da República fazendo comício aqui no bairro, enquanto que durante a greve dos professos e da polícia, um dos momentos mais difíceis para o subúrbio, ela foi incapaz de se pronunciar. Espero que a mudança realmente aconteça e que Neto governe para os pobres, priorizando a educação, a saúde e a mobilidade urbana”.
Adriano José dos Santos, 36 anos, pintor morador de Cajazeiras há 30 anos
“Ele tem capacidade de fazer mudanças mesmo sendo de partido diferente do governo do Estado porque tem garra, é jovem, ambicioso e não quer ser apenas prefeito. Ele tem a política no sangue, assim como o avô. As propostas de Pelegrino não me passaram firmeza durante a campanha. Estou certa de que fiz uma boa escolha. Neto conversou com todos nós e disse claramente o que podia ser feito pelos ambulantes e pelo transporte público. Votei nele e agora vou apostar na mudança”.
Ivana Alves, ambulante, 39 anos, moradora de Cajazeiras
“Eu não consegui ver em Pelegrino a força de um candidato com propostas que me convencessem que ele era o melhor para Salvador. Nos últimos debates, ele (Pelegrino) só falava em parcerias. Eu queria que ele fosse mais independente como Neto foi. O meu voto e da maioria das pessoas da região foi uma forma de dizer que estamos espertos. Espero que o novo prefeito olhe para Salvador com amor e responsabilidade”.
Ademir Cerqueira, de 43 anos, gerente de açougue em Cajazeiras e morador do bairro de São Caetano
“A intransigência do governador durante a greve da polícia e dos professores foi crucial para eu escolher ACM Neto como prefeito. Aqui em Cajazeiras, todos os comerciantes tiveram muito prejuízo com a greve. Neto agora se tornou um sonho real de transformação para Salvador. Espero que ele saiba agradecer essa oportunidade que estamos dando para ele.”
Stelita Gomes, empresária, 40 anos, moradora de Cajazeiras
“Eu achei Pelegrino muito frágil, sem liderança e sem ideias próprias. Passou a campanha inteira se segurando no apoio de Lula e de Wagner. O discurso da presidente Dilma prejudicou muito Pelegrino, passando a imagem de um líder fraco para as pessoas.”
Jorge Carlos, taxista, 52 anos, morador de Cajazeiras
“Eu acho que o carlismo tem que voltar, por isso escolhi ACM Neto. Ele tem raça, enfrentou a oposição sozinho e isso me passou tranquilidade. Da forma que a cidade se encontra, a presença de alguém forte é muito importante. Espero agora que ele cumpra tudo que prometeu, principalmente em prol da educação, saúde e segurança da população.”
Maridalva Nazaré, 30, promotora de vendas, moradora de Cajazeiras

Nenhum comentário: